LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Bhangarh Fort, o lugar mais assombrado da ìndia

lugassom121/09/2021 - Bhangarh Fort, conhecida localmente como Bhoot Bangla (Casa dos Fantasmas) se localizada na colina Aravali, da reserva Sariska Tiger, no distrito de Alwar, entre a cidade de mesmo nome e Jaipur. Se situa à cerca de 235 quilômetros de Delhi, no estado de Rajastão, na Índia. Foi construído no século 17 durante o reinado de Bhagwant Das (1550-1614), um marajá poderoso, que mandou construí-lo em 1573, para seu filho mais novo Madho Singh I. No seu auge, chegou a ter 10.000 habitantes, sendo conhecida naquele tempo pela ostentação de riqueza, tanto na arquitetura, quanto nas pessoas que viviam por lá e a defesa da cidade foi tão bem planejada pelos arquitetos indianos na época, que ela é cercada de montanhas em três lados, tendo somente três portões principais. A construção do forte foi inspirado na cidade medieval de Shahjahanabad, com quatro enormes portões de madeira em todas as direções. Apesar das estradas ruins e o lugar ser de difícil acesso, a cidade em ruínas ...

acabou se transformando em atração turística. A aldeia mais perto é Gola ka Baas, com aproximadamente 1.300 habitantes, tendo cerca de 200 residências. A aldeia se desenvolveu fora dos limites do forte, devidos aos seus habitantes terem medo de supostos fantasmas que assombram a antiga cidade.

lugassom2

Leia também - O segredo das montanhas Bucegi

O moradores alegam ouvir vozes, risadas e músicas vindo das ruínas a noite, e ninguém se atreve a chegar perto delas depois do anoitecer. A história relata que o declínio de Bhangarh Fort começou em 1630, após Chhatr Singh, filho de Madho Singh ser morto num ataque. Em 1783, a cidade foi completamente abandonada, após a população restante do lugar começar a passar fome. É cidade é considerada como a mais assombrada da Índia e há duas lendas locais narrando a história da maldição da cidade fortaleza. A primeira lenda afirma que o marajá ergueu o forte após obter a devida permissão de um sadhu (guru) chamado Baba Balak Nath, que vivia por lá; tendo ele concordado com a construção, com uma condição, que dizia:

lugassom3

“No momento em que as sombras de alguma construção cair sobre minha casa, a cidade não será mais como era“. Ignorando tal profecia, um descendente ambicioso aumentou as fortificações verticalmente numa altura tal que a sombra chegasse ao retiro de Baba Balak Nath e assim a cidade caiu em desgraça, como profetizado. Em outra versão, um mago chamado Sinhai, adepto da magia negra caiu de amores por Ratnavati, a princesa de Bhangarh. A princesa era muito bonita e tinha vários pretendentes de famílias nobres que queriam casar com ela. Um dia a princesa com 18 anos de idade, foi às compras com suas amigas. Elas estavam experimentando ittar (perfume), quando o mago sorrateiramente substituiu um que ela havia escolhido por uma poção, com a intenção de que ela se apaixonasse e casasse com ele.

lugassom4

Leia também - O Portão dos Deuses

No entanto, a princesa percebeu a trapaça do mago e jogou o recipeinte sobre uma pedra grande de uma encosta. Como resultado a pedra começou a rolar e caiu sobre o mago, lhe esmagou o corpo. Antes de morrer, ele amaldiçoou Bhangarh dizendo que a cidade seria destruída em breve e que ninguém seria capaz de viver dentro de seus muros. Depois disso, a cidade foi invadida pelos mongóis do norte, sendo cercada e saqueada e todas as pessoas foram mortas, incluído a princesa. O atual estado do forte é atribuída à maldição do mago e às pessoas acreditam que os fantasmas no forte são o da princesa e do mago.

lugassom5

Lendas e maldições a parte, na realidade, ninguém sabe ao certo porque a Bhangarh foi abandonada. Desta forma, também ocorreu em diversos outros lugares no mundo, onde civilizações construíram cidades magnificas e depois deixadas no abandono, sem que se pudesse ter uma certeza do porquê, e lendas aparecem para dar alguma explicação popular. A maioria são apenas isso: lendas, enquanto outras podem conter alguma verdade nelas.

lugassom6

Leia também - O Templo Mórmon em Utah

O certo é que, fantasmas, evacuações, maldições deram a Bhangarh a reputação de mal assombrado, e está assim a mais de 400 anos envolvido com assombrações e lendas de fantasmas que rondam a antiga cidade. Há uma placa na entrada colocada pela Archaeological Survey of India (ASI) proibindo a permanência no lugar depois do pôr do sol, e moradores locais dizem que quem teima em ficar a noite, nunca mais volta!

Fontes: https://en.wikipedia.org/
             https://www.holidify.com/
             https://www.magnusmundi.com/