LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Construindo Sonhos sobre as Águas de IJburg: O Fascinante Projeto Residencial de Waterbuurt

casaflutua12020 - O distrito de IJburg representa uma das mais recentes áreas residenciais em Amsterdã, Holanda, erguido sobre um conjunto de ilhas artificiais que surgiram no lago IJmeer, situado entre North Holland e Flevoland. Este projeto ambicioso, ainda em fase de construção, prevê a edificação de dezoito mil residências para aproximadamente 45 mil habitantes, além de instalações educacionais, estabelecimentos comerciais, espaços de lazer, restaurantes e áreas de praia. Uma faceta notável desse empreendimento inclui uma proposta habitacional inovadora conhecida como Waterbuurt ou Distrito Aquático.

Waterbuurt, localizado em Steigereikand (Ilha Jetty), configura a principal rota de acesso a IJburg através da ponte Enneus Heerma. Nesse enclave, encontram-se 93 residências flutuantes individuais ancoradas ao redor de cais estreitos, assemelhando-se a embarcações habitáveis. A sustentação dessas casas flutuantes é viabilizada por tanques de concreto flutuantes, submersos na água até a profundidade equivalente a meio pavimento. Uma estrutura leve de suporte em aço é construída sobre esses tanques, sendo equipada com painéis de madeira e vidro, responsáveis por compartimentar os espaços e pavimento.

 

casaflutua2

Os aposentos e o sanitário estão situados no nível inferior, parcialmente abaixo da superfície. O pavimento térreo, por sua vez, abriga a área de preparo de alimentos e o espaço destinado às refeições, enquanto a principal área de convivência está conectada a um terraço descoberto no andar superior. A arquitetura da residência é versátil, permitindo adições como solários, varandas, toldos e outros elementos que possam ser necessários aos proprietários. As habitações foram edificadas em um estaleiro localizado a aproximadamente 65 quilômetros ao norte do lago e, posteriormente, são rebocadas através do canal. Vale ressaltar que as casas não podem exceder larguras superiores a 6,5 metros para garantir que não se desloquem ou colidam entre si. A ancoragem ao leito do lago é efetuada por meio de postes de aço, assegurando a estabilidade das residências.

casaflutua4

Vivenciar a vida sobre a água torna-se crucial, sobretudo em nações como a Holanda, onde cerca de dois terços da população reside abaixo do nível do mar. O país investiu consideráveis recursos para controlar as águas, erguendo alguns dos diques e barreiras mais notáveis globalmente. A implementação de bairros flutuantes emerge como uma alternativa para enfrentar os desafios relacionados ao aumento do nível do mar e à escassez de moradias em regiões metropolitanas densamente povoadas.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          HYPENESS

                          ARCHDALLY BRASIL

                          FATOS DESCONHECIDOS