LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

O misterioso templo subterrâneo invertido com representações de misteriosos deuses vindos do céu, na Índia

indiufo21601/2021 - "Toda essa estrutura misteriosa está abaixo do solo. Da planície, conforme você se aproxima, ele desce de repente. Foi desenhado como um templo invertido com quatro pavilhões em vários níveis. Ao descer sete níveis, você passa por painéis escultóricos do mais avançado conhecimento artística" Rani ki Vav ou Ranki vav ('Poço das escadas da Rainha') é um poço situado na cidade de Patan, no estado de Gujarat, na Índia. Ele está localizado nas margens do rio Saraswati. Sua construção é atribuída a Udayamati, ...

filha de Khengara de Saurashtra, rainha da dinastia Solanki do século 11. Assentada, foi redescoberta na década de 1940 e restaurada em 1980 pelo Serviço Arqueológico da Índia. O local foi listado como um dos locais do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2014. Sem sombra de dúvida o melhor e um dos maiores exemplos de seu tipo e projetado misteriosamente como um templo invertido destacando a santidade da água.

História

Rani ki vav foi construído durante o governo da dinastia Chaulukya. Acredita-se que foi construído em memória de Bhimdev I (1022-1063), filho de Mularaja, o fundador da Dinastia Solanki de Anahilwada Patan, em cerca de 1050 pela sua rainha viúva Udayamati e provavelmente completado por Udayamati e Karandev I após sua morte. Na década de 1940, as escavações realizadas sob o Estado de Baroda revelaram o poço das escadas. Em 1986, a maior escavação e restauração foi realizada pelo Archaeological Survey of India (ASI).

Arquitetura avançada

Rani ki vav é considerado o melhor e um dos maiores exemplos de arquitetura em Gujarat - muito a frente de seu tempo. Foi construído no auge da habilidade dos artesãos, refletindo claramente o domínio dessa técnica complexa e consideravelmente avançada e a beleza de detalhes e proporções. As paredes, pilares, colunas, suportes e vigas são ornamentados com entalhes e arabescos. Os nichos nas paredes laterais são ornamentados com belas e delicadas figuras e esculturas. Existem 212 pilares no poço das escadas

indiufo1

Existem mais de 500 esculturas principais e mais de mil menores que combinam imagens religiosas, mitológicas e seculares, muitas vezes fazendo referência a obras literárias. A ornamentação do poço das escadas retrata todo o universo habitado por deuses e deusas; misteriosos seres celestiais; homem e mulher; monges, padres; animais, peixes e pássaros, incluindo os reais e míticos; bem como plantas e árvores. O poço das escadas foi projetado como um santuário subterrâneo ou templo invertido. A maioria das esculturas são em devoção à Vishnu na forma dos avatares Kalki, Rama, Mahisasurmardini, Narsinh, Vaman, Varahi e outros representando o seu retorno ao mundo.

Vishnu, antigos astronautas?

Vixnu, Vishnu, ou Vixenu (em sânscrito: विष्णु; romaniz.: Viṣṇu; da raiz sânscrita viṣva, "tudo") é um dos deuses principais do hinduísmo, responsável pela sustentação do Universo. Juntamente com Shiva e Brahma, forma a trimúrti, a trindade sagrada do hinduísmo. Nas duas representações mais comuns de Vixnu, ele aparece curiosamente flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos: uma concha, um misterioso disco de energia, um lótus e um cajado.

indiufo3

A concha se chama Pantchdjanya e possui todos os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem a todo o universo, o Om. O disco ou roda de energia de Vixnu se chama Sudarshana e representa o controle dos seis sentimentos, servindo de ARMA para cortar a cabeça de qualquer demônio. O lótus de Vixnu se chama Padma. É o símbolo da pureza e representa a verdade por trás da ilusão. O cajado de Vixnu se chama Kaumodaki e representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.

Segundo o hinduísmo, Vixnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vixnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo - sendo Rama e Críxena (Krishna) os mais conhecidos - e outro ainda está por vir. Seu misterioso veículo (avançado?) é Garuda, a águia gigante. Vixnu tem uma forte relação com a água (Nara), tanto que um de seus nomes é Narayana, aquele que FLUTUA sobre as águas. Ele é representado ao lado de uma serpente com muitas cabeças. Do seu umbigo, nasce uma flor de Lótus da qual emerge Brama, o deus criador do universo.

Outros sinais de conhecimento avançado..

A água do poço funcionava como o ar condicionado natural, diminuindo o calor e esfriando a brisa. Por volta de 50, 60 anos atrás, havia plantas ayurvédicas nesta área e a água acumulada no Rani ki kav era considerada curativa para doenças virais, febre, etc.

Poços esquecidos na Índia

 indiufo4

08/08/2013 - É difícil imaginar uma categoria inteira de arquitetura desaparecer na história e, no entanto, parece ser o caso dos incomparáveis poços de água ​​da Índia. Nunca ouviu falar deles? Não se preocupe, você não está sozinho: milhões de turistas - e muitos moradores - atraídos pelos palácios, fortalezas, templos e túmulos, são indiferentes a estas centenárias estruturas que podem até mesmo ser encontradas próximas a destinos famosos como o Túmulo de Humayun em Delhi ou ao Taj Mahal. Mas agora, a crescente crise de água na Índia pode levar a redenção, pelo menos, de alguns desses edifícios subterrâneos, que estão sendo reavaliados por sua capacidade de coletar e armazenar água. Com alguma sorte, roteiros turísticos também vão começar a incorporar esta "espécie em extinção" do mundo da arquitetura.

Estes poços rudimentares apareceram pela primeira vez na Índia entre os séculos 2 e 4 d.C. e nasceram da necessidade em uma zona de clima seco na maior parte do ano, seguido por torrenciais chuvas de monção por muitas semanas. Era essencial para garantir um ano inteiro de abastecimento de água para beber, tomar banho, irrigação e lavagem, especialmente nos estados de Gujarat e Rajasthan, onde o lençol freático pode ser inconvenientemente muito profundo. Ao longo dos séculos, a construção destes poços evoluiu de modo que no século 11 eles foram feitos incrivelmente com técnicas complexas de engenharia, arquitetura e arte.

indiufo11

A construção destes poços não envolvia apenas a escavação de um típico cilindro profundo onde a água poderia ser armazenada, mas a colocação cuidadosa de uma trincheira, onde escadarias de pedra eram incorporadas, permitindo o acesso ao nível da água que fluia através de uma abertura na cavidade do cilindro. Em épocas de seca, a cada passo em direção ao poço tinha que ser negociado. Mas durante a estação chuvosa, a trincheira se transforma em uma grande cisterna com grande capacidade de enchimento e, por vezes, submergindo os degraus para a superfície. Este engenhoso sistema para a preservação da água continuou por um milênio.

Em muitos poços - particularmente aqueles em Gujarat - "pavilhões" cobertos pontuaram cada nível sucessivo, acessados ​​por bordas estreitas enquanto o nível da água subia, proporcionando sombra vital e, ao mesmo tempo, a justaposição das paredes contra a pressão intensa. Por esta mesma razão, a maioria dos poços se estreitava a medida que ficavam mais profundos; quanto mais fundo, mais fresca, também, era a temperatura da água. Ao se aprofundar na terra, ao invés de se elevar, uma espécie de arquitetura reversa é criada e, uma vez que estes poços praticamente não aparecem na superfície, um encontro súbito com estas construções vertiginosas causa uma grande sensação de surpresa e deslocamento. Uma vez lá dentro, vistas panorâmicas, pavilhões imponentes, e o poderoso jogo de luz e sombra são igualmente desorientadores e, ao mesmo tempo, diabolicamente difíceis de fotografar.

indiufo7

No século XIX, vários milhares poços, em diferentes graus de grandeza, foram construídos em toda a Índia, nas cidades, vilas e, eventualmente, também em jardins privados, onde eles são conhecidos como "poços de retiro". Também se proliferaram ao longo de rotas comerciais remotas, onde os viajantes e peregrinos podiam estacionar seus animais e se abrigar nas arcadas cobertas. Eles foram os últimos monumentos públicos disponíveis para ambos os sexos, todas as religiões, e todos as castas hindus, salvo a mais baixa. Considerando-se que buscar água era (e ainda é) uma tarefa atribuída às mulheres, os poços teriam fornecido certamente uma atividade social importante.

Os poços estão em categorias semelhantes com base em sua escala, layout, materiais e forma que pode ser retangular, circular, ou até mesmo em forma de L, pode ser construído em alvenaria, entulho ou tijolo, e ter até quatro entradas separadas. Mas nenhum é idêntico e cada um tem um caráter único.

indiufo10

Muito depende de onde, quando e por quem foram construídos, com estruturas que funcionam como templos hindus subterrâneos, repletos de imagens esculpidas das divindades masculinas e femininas a quem os poços foram dedicados. Estas esculturas conformam um cenário espiritual para o banho ritual, orações e oferendas que desempenharam um papel importante em muitos poços Hindu e, apesar de não desempenharem mais o papel de fornecimento de água, muitos deles continuam até hoje como templos ativo como, por exemplo, o Mata Bhavani Vav em Ahmedabad, do século XI.

Leia também - Shamballa

Nenhum lugar teve um cenário mais elaborado para a adoração do que o conhecido poço Rani Ki Vav (Poço da Rainha), a duas horas de distância de Patan. Encomendado pela rainha Udayamati em torno de 1060 a.C., para homenagear seu cônjuge falecido, a enorme escala - 210 metros de comprimento por 65 de largura - provavelmente contribuiu para inundações catastróficas que cobriram de areia e lama o poço por cerca de mil anos. Os construtores perceberam que eles estavam tentando algo arriscado, acrescentando paredes extras, justapondo para obter apoio, mas sem sucesso. Na década de 1980, a escavação e restauração de Rani Ki Vav (que tem a esperança de alcançar o estatuto de Patrimônio Mundial da UNESCO) foi concluída, mas as longas colunas expostas da primeira fileira já haviam sido levadas para construir a Bahadur Singh no século XVIII, agora completamente invadido por casas.

indiufo13

Uma vez que os governantes muçulmanos começaram a dominar a Índia, os poços mudaram na sua concepção estrutural e decorativa. Os artistas Hindu esculpiam esculturas e frisos com divindades, seres humanos e animais, enquanto o Islã proíbe representações de qualquer criatura. Mas quando, por um breve período, em Gujarat, as duas tradições colidiram por volta de 1500 dC, dois brilhantes poços foram construídos perto da nova capital de Ahmedabad. O passeio vale a pena para quem visita a obras-primas modernistas de Le Corbusier, Louis Kahn, ou B.V. Doshi.

Tanto os poços de Rudabai e Dada Harir possuem cinco andares de profundidade, com piscinas subterrâneas octogonais, cada uma encomendada para uma padroeira do sexo feminino e, embora Rudabai possua três entradas separadas (uma raridade), ele e Dada Harir são primos conceituais, construídos praticamente no mesmo momento e apenas 16 quilômetros um do outro, encomendados sob a autoridade islâmica usando artesãos hindus. Cada um é bem decorado, mas com uma notável ausência de divindades e figuras humanas, mas em comparação com outros poços islâmicos mais sombrios , estes dois se destacam positivamente.

Quanto ao estado atual dos poços, poucos estão em condições relativamente decentes, especialmente aqueles poucos onde os turistas poderiam visitar. Na maioria, a condição predominante é simplesmente deplorável devido a uma série de razões. Sob o comando do Raj britânico, os poços foram considerados áreas de reprodução de doenças e parasitas e, consequentemente, foram interditados, preenchidos ou destruídos. Substitutos "modernos", como torneiras, encanamento e reservatórios de água também eliminaram a necessidade física de poços, se não os aspectos sociais e espirituais. Muitos poços foram ignorados por suas comunidades e tornaram-se depósitos de lixo e latrinas, enquanto alguns foram reaproveitados como áreas de armazenamento ou simplesmente abandonados.

indiufo9

O esgotamento dos lençóis freáticos por inadequados e irregulares bombeamentos, fez com que muitos dos poços secassem; e quando há água, há também lixo e vegetação, mesmo em poços atualmente ativos. A água parada é o de menos: qualquer pessoa com medo de cobras, morcegos, insetos, alturas, profundidades, escuridão ou sujeira vai achar muitos dos poços desafiadores. O inusitado poço de Bhamaria do século XVI, próximo a Mehmedabad, abriga uma colônia de morcegos extremamente barulhenta; o poço de Vikia vav, do século XII está à beira do colapso; e a lista de peculiaridades continua.

Será que esses edifícios únicos têm futuro? Por mais improvável que possa parecer, a urgência crescente da conservação da água convergiu, recentemente, esforços para "reativar" alguns poços em Delhi e Gujarat, na esperança de que eles possam novamente coletar e armazenar água. Enquanto isso, muitos arquitetos contemporâneos se inspiraram nos poços e outras estruturas de armazenamento de água que podem ajudar a atrair mais interesse e apreço a estas maravilhas que estão desparecendo.

indiufo12

Certamente, mais livros, estudos e artigos são necessários para compreender estas obras. Qualquer pessoa interessada em leitura adicional pode pesquisar nestes livros de valor inestimável: The Stepwells of Gujarat In Art-Historical Perspective (1981) da autora Jutta Jain-Neubauer; Water Architecture in South Asia (2002) de Julia Hegewald; Steps to Water (2002) de Morna Livingston e The Queen’s Stepwell at Patan (1991) de Kirit Mankodi. Mas o mais importante é reunir seus amigos, pegar um avião e ir vê-los pessoalmente antes que desapareçam para sempre.

Fonte: https://www.ufologia-mundial.com.br/
           https://www.archdaily.com.br/