Falésias de Moher

    fales1As Falésias de Moher (em irlandês: Aillte an Mhothair, lit. falésias da ruína, também escrito como Falésias de Mohair) localizam-se na paróquia de Liscannor, no ponto sudoeste da área de Burren, perto de Doolin, localizado no Condado de Clare, Irlanda. O nome deriva de um antigo forte chamado "Mothar", destruído durante as guerras contra Napoleão para a construção de um farol. As falésias estendem-se 8 km ao longo do Oceano Atlântico e atingem a sua altura máxima de 214 metros ao norte da Torre de O'Brien. A vista das falésias atrai perto de um milhão de visitantes por ano. Num dia limpo, são visíveis as ilhas de Aran na ...

    Baía de Galway, tal como os vales e colinas de Connemara. A Torre de O'Brien é uma torre redonda de pedra que fica aproximadamente no ponto médio das falésias. Foi construída cerca de 1835 por sir Cornelius O'Brien, descendente do rei irlandês Brian Boru, para servir como ponto de observação para turistas vitorianos ou, segundo a lenda, para impressionar visitantes do sexo feminino. Do topo da vigia, é possível ver as ilhas de Aran e a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os Doze Pins a norte em Connemara, e Loop Head a sul. As Falésias são um ponto importante de nidificação de aves marinhas na Irlanda e estão incluídas numa Área Especial de Proteção (Special Protection Area) ambiental.

    Leia também - Mina de diamantes é capaz de 'engolir' helicópteros na Rússia

    1 milhão de visitantes

    Uma das atrações naturais mais visitadas da Irlanda, capaz de atrair até 1 milhão de visitantes por ano. As Falésias de Moher se estendem por inacreditáveis 8 quilômetros ao longo do oceano Atlântico, em um dos pontos mais altos, atinge cerca de 214 metros, um verdadeiro espetáculo da natureza. Saiba tudo como visitar este grandioso local na Irlanda. O nome Moher deriva-se de um forte muito antigo conhecido como “Mothar“, que foi destruído durante as guerras contra Napoleão para a construção de um farol. As formações rochosas das falésias têm mais de 300 milhões de anos e formam uma das paisagens mais grandiosas da Irlanda, famosa no mundo inteiro.

    fales2

    O objetivo é, definitivamente, admirar a beleza das magníficas falésias à beira do oceano. De todo modo, não perca a oportunidade de visitar a Torre de O’Brien, erguida em 1835 como ponto de observação, e seu interior está disponível para visitação. Suba alguns lances de escada até a parte mais alta da torre, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego. Há uma trilha que acompanha as encostas das falésias nos dois sentidos opostos ao centro de visitantes. Nessas encostas, há também ninhos de aves marinhas e, em função disso, a região é uma Área Especial de Proteção Ambiental. Isso sem contar que as Falésias de Moher são tombadas pela UNESCO.

    fales4

    Além da torre, é possível também pegar um ferry (barco) no Cais Doolin para apreciar as incríveis falésias sob diferentes ângulos a partir do mar. Importante ressaltar que se trata de uma zona de proteção especial, casa da maior colônia continental de aves marinhas do país, sendo algumas dessas aves raras. Golfinhos e focas podem ser avistados no mar, além de diversos outros animais. Em média o visitante leva cerca de 2h para conhecer o local, mas isso varia de pessoa para pessoa, até porque cada um tem um ritmo.

    Deterioração das falésias de Moher

    As falésias existem há milhares de anos e o seu fim com certeza levará outros milhares. Ainda assim, este patrimônio da humanidade enfrenta uma erosão costeira, ocasionado pelas constantes ondas contra a parte inferior das falésias. Esta ação incessante das ondas estão corroendo a base do penhasco, fazendo com que setores da face superior do penhasco entre em colapso no mar sob o seu próprio peso.

    Leia também - O Convento de La Scarzuola

    fales3

    Curiosidades sobre as falésias de Moher

    Dentre alguns títulos importantes das falésias de Moher é possível destacar a sua adesão à patrimônio da UNESCO em 2011 e a proteção que possui em cerca de 200 hectares por leis da União Européia.
    As falésias de Moher estende-se 8 km ao longo do Oceano Atlântico.
    Sua altura máxima é de 214 metros ao norte da Torre O’Brien.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/
               https://www.oquevisitar.com.br/

    Translate

    ptenfrdeitrues