LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Além das Alturas: Explorando as Falésias de Moher, Tesouro Natural da Irlanda

fales1As Falésias de Moher (em idioma irlandês: Aillte an Mhothair, traduzido como falésias da ruína, também registrado como Falésias de Mohair) estão situadas na paróquia de Liscannor, no extremo sudoeste da região de Burren, próximo a Doolin, no Condado de Clare, Irlanda. O nome tem origem em um antigo forte chamado "Mothar", que foi destruído durante os conflitos contra Napoleão para dar lugar à construção de um farol. Essas falésias se estendem por uma ...

extensão de 8 quilômetros ao longo do Oceano Atlântico, atingindo sua altura máxima de 214 metros ao norte da Torre de O'Brien. A vista oferecida pelas falésias atrai aproximadamente um milhão de visitantes anualmente. Em dias de clareza, é possível avistar as Ilhas de Aran na Baía de Galway, assim como os vales e colinas de Connemara. A Torre de O'Brien, uma estrutura de pedra de formato circular, está localizada aproximadamente no ponto médio das falésias. Erguida por volta de 1835 por Sir Cornelius O'Brien, descendente do rei irlandês Brian Boru, ela foi concebida como ponto de observação para os turistas vitorianos ou, conforme a lenda, para impressionar visitantes do sexo feminino. Do topo da torre, é possível avistar as Ilhas de Aran, a Baía de Galway, as montanhas Maum Turk, os Doze Pins ao norte em Connemara e Loop Head ao sul. As Falésias são um local significativo para a nidificação de aves marinhas na Irlanda e estão designadas como Área Especial de Proteção ambiental.

Uma das atrações naturais mais frequentadas da Irlanda, capaz de atrair cerca de 1 milhão de visitantes por ano, as Falésias de Moher estendem-se ao longo de impressionantes 8 quilômetros ao longo do Oceano Atlântico, alcançando uma altura máxima de aproximadamente 214 metros, apresentando-se como um autêntico espetáculo da natureza. Descubra tudo sobre como visitar esse notável local na Irlanda. O nome Moher tem origem em um antigo forte conhecido como "Mothar", que foi demolido durante os conflitos contra Napoleão para possibilitar a construção de um farol. As formações rochosas das falésias têm uma idade superior a 300 milhões de anos, constituindo uma das paisagens mais grandiosas da Irlanda, reconhecida mundialmente.

fales2

O propósito é, sem dúvida, apreciar a exuberância das imponentes escarpas à beira-mar. De qualquer maneira, não deixe passar a oportunidade de explorar a Torre de O’Brien, construída em 1835 como um mirante, e seu interior está aberto para visitação. Ascenda alguns degraus até o ponto mais elevado da torre, de onde se desfruta de uma vista deslumbrante. Uma trilha percorre as encostas das falésias em direções opostas ao centro de visitantes. Nessas encostas, também se encontram ninhais de aves marinhas, motivo pelo qual a área é designada como uma Área Especial de Proteção Ambiental. Vale ressaltar que as Falésias de Moher são reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

fales4

Além da estrutura mencionada, é possível também embarcar em uma balsa no Cais Doolin para contemplar as impressionantes escarpas de diferentes perspectivas marítimas. É relevante destacar que essa área é considerada uma zona de proteção especial, abrigando a maior colônia continental de aves marinhas do país, algumas das quais são espécies raras. Golfinhos e focas podem ser avistados nas águas, juntamente com uma variedade de outros animais. Em média, os visitantes dedicam cerca de 2 horas para explorar o local, embora esse tempo varie de pessoa para pessoa, uma vez que cada indivíduo possui um ritmo próprio.

As falésias existem há milênios, e seu desaparecimento certamente levará mais milênios. No entanto, esse patrimônio da humanidade está sujeito à erosão costeira, provocada pelas incessantes ondas que impactam a base das escarpas. A ação constante das ondas está corroendo a fundação do penhasco, resultando no colapso de setores da parte superior do penhasco no mar, devido ao seu próprio peso.

fales3

REFERENCIAS:  YOUTUBE

                         WIKIPÉDIA

                         MELHORES DESTINOS

                         QUERO VIAJAR MAIS

                         LUGARES FANTÁSTICOS