LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Conheça a Lenda e a Realidade: Catedral de São Basílio na Praça Vermelha

catedralbasi1A Catedral de São Basílio foi erguida entre 1555 e 1561 por decreto do czar russo Ivan, o Terrível, para celebrar triunfos militares sobre os tártaros. Moscou, como sede política e econômica da Rússia, abriga mais de 12 milhões de habitantes, com sua fundação datando de 1147, conforme registros históricos. Ao longo de seus mais de 800 anos, a cidade acumulou uma variedade de estruturas que anualmente atraem milhões de turistas, sendo o complexo do Kremlin o epicentro da rica história e cultura moscovitas. Museus, igrejas e prédios governamentais foram erigidos nessa fortaleza, embora construções históricas também se estendam para além de seus limites.

Dentre as expressões marcantes do legado cultural russo, destacam-se as igrejas ortodoxas, testemunhas da influência persistente da Igreja Ortodoxa na formação da nação russa. Mesmo diante dos esforços do regime soviético para erradicar a religião, a fé sobreviveu, evidenciada pelas numerosas igrejas históricas que pontilham Moscou. Este texto visa explorar uma dessas notáveis construções.

Possivelmente a edificação religiosa mais famosa de Moscou e quiçá de toda a Rússia, a Catedral de São Basílio atrai atenção, especialmente por seus pináculos ornamentados. Oficialmente denominada Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos, foi mandada construir por Ivan, o Terrível (também conhecido como Ivan IV), entre 1555 e 1561. Situada na Praça Vermelha, próxima a um dos muros do Kremlin, sua concepção é creditada aos arquitetos Barma e Postnik. Uma lenda notória sugere que Ivan, o Terrível, ordenou a cegueira dos arquitetos para evitar a criação de uma obra tão magnífica quanto a Catedral de São Basílio. Contudo, historiadores argumentam que essa narrativa é provavelmente mítica, dado o envolvimento subsequente de um dos arquitetos em outras construções.

A edificação da catedral celebrava uma campanha militar triunfante liderada por Ivan, o Terrível, na guerra entre a Rússia moscovita e os tártaros do Canato de Kazan. Essa guerra, travada desde o século XV, culminou na conquista de Kazan pelas forças moscovitas de Ivan IV. Além disso, a construção de grandiosos edifícios, como a Catedral de São Basílio, constituía parte de uma estratégia mais ampla dos governantes russos da época para reforçar seu poder, não se limitando exclusivamente a Ivan IV. Conforme apontado pela historiadora Nancy Shields Kollmann:

catedralbasi3

Os líderes, por sua vez, empregavam a arquitetura como uma declaração simbólica. Ivan III reconstruiu as igrejas do Kremlin em um conjunto esplêndido, incorporando uma catedral dedicada à Sagrada Família, a sé metropolitana e uma catedral mortuária. Isso não apenas evidenciava poder e força, mas também a extensão de suas conquistas. Os grão-príncipes também deixavam marcas de sua autoridade em novas igrejas e mosteiros, construídos para celebrar vitórias militares ou promover seu patrocínio.

A construção da catedral foi concluída, conforme mencionado, em 1561. No entanto, ao longo do tempo, a estrutura passou por diversas alterações, adquirindo sua forma atual em meados do século XIX. O nome comummente atribuído à catedral, "São Basílio", faz referência a um eremita russo que viveu em Moscou durante o reinado de Ivan IV.

Basílio nasceu na capital em 1469 e, na juventude, tornou-se um eremita, conhecido à época como "louco por Cristo". Conta-se que Basílio perambulava seminu pelas ruas de Moscou, sendo reconhecido por seus poderes de clarividência. Suas previsões, alega-se, granjearam o respeito do czar Ivan, o Terrível. Faleceu em 1557 (algumas fontes indicam 1552) e foi canonizado em 1588, tornando-se um santo na Igreja Ortodoxa.

A Catedral de São Basílio enfrentou ameaças à sua estrutura em dois momentos da história. Inicialmente, os franceses consideraram demolir a catedral durante a invasão de Moscou em 1812, como parte da Campanha da França liderada por Napoleão Bonaparte. No século seguinte, o governo soviético cogitou a demolição do monumento. A partir de 1917, o governo soviético lançou uma campanha contra a religião, especialmente contra a Igreja Ortodoxa, a maior na União Soviética. Essa iniciativa resultou na reutilização de várias igrejas para outros fins, e a demolição da catedral chegou a ser considerada. Entretanto, isso não se concretizou. A preservação da Catedral de São Basílio é atribuída a Piotr Baranovski, um arquiteto da época. Há relatos de que Baranovski enviou um telegrama a Stalin, recomendando a preservação do edifício, mas não há provas documentais que confirmem o envio do telegrama.

Atualmente, a Catedral de São Basílio é um dos destinos turísticos mais populares e um ícone de Moscou. Utilizada como museu durante o período soviético, voltou a ser um local de prática religiosa após o colapso da União Soviética. Atualmente, é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Fatos fascinantes

 catedralbasi2

2020 - Ícone arquitetônico, religioso e cultural de Moscou, a Catedral de São Basílio, situada na Praça Vermelha, demarca o epicentro geométrico da capital russa como parte integrante do complexo fortificado reconhecido como Kremlin e desempenha um papel crucial como uma das sedes da Igreja Ortodoxa no país. No entanto, sua fascinante, enigmática e vibrante narrativa transcende notoriamente a liturgia religiosa comumente associada a tais estruturas.

Erguida entre os anos de 1555 e 1561 para celebrar a conquista das cidades de Astracã e Cazã, a edificação era originalmente denominada "Igreja da Trindade". Seu desenho exibe a configuração de uma chama crepitante em direção aos céus, destoando significativamente de qualquer outra tradição arquitetônica regional. Contudo, nos fundamentos e nos significados desta que é considerada a mais bela igreja do mundo, assim como em seus mistérios e sua estonteante aparência, reside muito mais do que se poderia conceber inicialmente. Nesse sentido, compilamos 5 fatos intrigantes, com base em informações originais do site My Modern Met, abordando desde o período de construção até a marcante paleta de cores da Catedral.

Ivan, O Terrível

O Grão-Príncipe de Moscou de 1533 até a transformação do país no Czarado da Rússia em 1547 foi Ivan IV, também conhecido pelo simples epíteto de Ivan, O Terrível. Ele foi o pioneiro a ostentar o título de Czar na nação, mantendo tal posição até seu falecimento em 1584. A iniciativa de construir a catedral foi de Ivan, marcando um tributo ao seu sucesso militar. Segundo a lenda, ao término da construção, Ivan, fiel ao seu apelido, teria privado o arquiteto da visão, impedindo assim a reprodução de uma estrutura semelhante.

catedralbasi6

Estrutura

Mesmo que o plano tenha sido concebido e executado em torno de um imponente edifício central denominado "Ponto de Encontro", a edificação da Catedral engloba quatro expressivas igrejas e quatro capelas de menor porte ao redor da estrutura central. Essa arquitetura é assimétrica e singular, tanto na época quanto nos dias atuais. Em 1588, uma décima igreja foi edificada e incorporada ao plano original em homenagem a Ivan, O Terrível, que havia falecido quatro anos antes.

A magnífica estrutura arquitetônica da Catedral de São Basílio não alcançaria o mesmo impacto visual sem as tonalidades vibrantes e verdadeiramente únicas que a caracterizam. Surpreendentemente, contudo, essas cores foram incorporadas ao edifício apenas dois séculos após sua conclusão, durante o século XVII. Estudiosos argumentam que a coloração original das igrejas era um branco discreto e pouco expressivo, sendo somente após o transcurso de duzentos anos que os estilos coloridos começaram a surgir na arquitetura russa. A inspiração para a pintura da Catedral, conforme consta, foi extraída do Livro do Apocalipse na Bíblia, especificamente em referência à cidade sagrada de Nova Jerusalém.

Nome oficial

Além da designação primária mencionada como "Igreja da Trindade", a Catedral de São Basílio também foi anteriormente reconhecida como "Catedral Pokrovosky". Contudo, seu nome oficial difere: Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos No Fosso. Essa denominação é resultado das vitórias militares de Ivan, que foram o impulso para a edificação do templo.

Patrimônio da Humanidade

catedralbasi7

Ao longo dos seus quase cinco séculos de existência, a Catedral de São Basílio naturalmente atravessou inúmeros períodos tumultuados e intricados da história russa, soviética e global. Em 1928, as autoridades da União Soviética converteram o local em um museu secular, retornando à sua função religiosa original somente em 1997. Em 1990, juntamente com o Kremlin e a Praça Vermelha, onde está situada, a Catedral de São Basílio foi inscrita como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

REFERENCIAS:    YOUTUBE

                           WIKIPÉDIA

                           BRASIL ESCOLA

                           HYPENESS

                           INFOPÉDIA