LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Da Guerra à Hospitalidade: Conheça a Pousada Francesa que Renasceu de um Bunker Nazista

bunkerguerra12021 - Com decoração que evoca o período do conflito, a tarifa em estrutura construída durante a Segunda Guerra Mundial por uma entidade alemã atinge R$ 2 mil. Um indivíduo optou por transformar um abrigo bélico da Segunda Guerra Mundial em uma pousada, na França. Após a aquisição do terreno, o proprietário da hospedaria dedicou um ano e meio à revitalização do espaço, conferindo-lhe uma "nova atmosfera". A ambientação remete à era da guerra, apresentando indumentárias e artefatos daquela época. O custo por noite oscila em torno de 320 euros – o equivalente a R$ 2 mil.

A edificação tem origem germânica e foi erguida após as forças alemãs conquistarem o território francês. Estruturas similares a essa estão dispersas por grande parte do litoral noroeste do país. Apesar de ser um marco histórico, ela também pode implicar em riscos para a comunidade. Ao longo dos anos, líderes municipais da região tentaram desmantelar alguns dos abrigos – contudo, essas construções demonstram tamanha resistência que a demolição causaria um impacto ambiental considerável. Por outro lado, alguns desses abrigos foram "reaproveitados" e se tornaram atrações turísticas.

 bunkerguerra2Um abrigo subterrâneo, construído por tropas alemãs na região setentrional da França durante a Segunda Guerra Mundial, foi restaurado e transformado em uma pousada. A costa norte desse bunker da Segunda Guerra Mundial ainda exibe fortificações deixadas pelo exército alemão, responsável pela construção da chamada Muralha do Atlântico na tentativa de repelir as Forças Aliadas. Na localidade de Saint-Pabu, à beira da Bretanha, bunkers de concreto semi-enterrados pontuam as praias arenosas, formando uma área que anteriormente servia como estação de radar. Serge Colliou adquiriu uma propriedade nas proximidades de um desses bunkers e dedicou 18 meses escavando e renovando a estrutura de 400 metros quadrados, convertendo-a em uma hospedagem para até oito pessoas, equipada com bar e sala de estar.

"Adaptamos o bunker, mantendo uma certa atmosfera", afirmou Colliou. "Buscávamos conferir uma segunda vida ao local, então não permanecemos presos ao passado indefinidamente. Mantemos alguns elementos; você reconhece o contexto, há indícios históricos, mas também não transformamos o local em um museu." Os elementos remanescentes da época de guerra no Bunker L479 incluem capacetes, reproduções de armas e inscrições nas paredes. Desde sua inauguração há um ano, visitantes alemães e franceses têm se hospedado lá, conforme relatado por Colliou.

 

bunkerguerra3

Alguns líderes municipais tentaram deslocar os abrigos subterrâneos e outros vestígios ao longo da costa, considerando a possível ameaça aos banhistas. Em locais como Saint-Nazaire, La Rochelle, Brest e outras regiões, outras medidas foram adotadas para a restauração desses marcos históricos. "Estamos iniciando esforços para preservar esses bunkers notáveis, o que é positivo, mas é impossível salvar todos eles", comentou Herve Farrant, especialista em bunkers e autor, que começou a explorar essas estruturas na década de 1980.

bunkerguerra4

bunkerguerra5

 

REFERENCIAS:    YOUTUBE

                           CURTA MAIS

                           UOL

                           CNN BRASIL

                           EXAME