LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Além da Superfície: A Magia do Lago Kaindy e Suas Surpresas Geladas

lagokai1O Lago Kaindy, situado no Cazaquistão, possui uma extensão de 400 metros e profundidades médias que atingem 30 metros, encontrando-se a uma altitude de 2.000 metros acima do nível do mar. Localizado a 129 km a leste-sudeste da cidade de Almaty, sua formação remonta a um considerável deslizamento de terra calcária desencadeado pelo terremoto Kebin, ocorrido em 1911. A trilha que conduz ao Lago Kaindy proporciona diversas vistas panorâmicas da Saty Gorge, do Vale Chilik e do Kaindy Gorge.

A notoriedade do lago reside em sua beleza cênica, especialmente devido à presença de uma floresta submersa e robustos troncos de abetos que emergem das águas límpidas. As árvores submersas acima da superfície da água apresentam-se como imponentes mastros, mantendo-se preservadas ao longo de mais de um século. A temperatura da água é notavelmente fria, não ultrapassando os 6 graus mesmo durante o verão. Durante o inverno, a superfície do lago congela, proporcionando um ambiente propício para a pesca de trutas e atividades de mergulho no gelo. 

 lagokai2

20219 - Você já imaginou explorar o território das maravilhas? Se sim, bem-vindo à inusitada floresta submersa no Lago Kaindy. Localizado a 130 km de distância da cidade de Almaty, na cordilheira de Tien-Shan, esteja preparado para aventuras off-road, pois em certas áreas, simplesmente não há estradas. O Lago Kaindy tem aproximadamente um século de existência. Traduzido do cazaque, "Kaindy" significa "repleto de bétulas". Pode-se pensar que essas árvores crescem de cabeça para baixo no lago, mas a resposta é negativa. O nome "Kaindy" foi atribuído devido à presença de um extenso bosque de bétulas localizado a cinco quilômetros de distância. As árvores visíveis no lago são, na verdade, abetos. Então, por que não é chamado de "repleto de árvores de abeto"? Tal resposta permanece desconhecida.

A formação do lago ocorreu após um significativo terremoto no século XX. Como resultado, um deslizamento de montanha bloqueou o rio que fluía na região. Consequentemente, esse pequeno espaço com uma floresta de abetos foi rapidamente inundado por água. A explicação é direta, mas o resultado final é extraordinário. A magia deste território das maravilhas não se encerra aqui, pois a própria água altera regularmente sua coloração de verde para um tom extra de azul. Esse peculiar efeito é ocasionado pelos minerais presentes no rio ao longo de centenas de anos. A mudança de cores cessa assim que você se aproxima, revelando uma água cristalina.

lagokai3

Diversos visitantes dirigem-se à floresta invertida no Lago Kaindy não apenas para apreciá-la, mas também para praticar mergulho. Anualmente, numerosos entusiastas descem às águas para explorar os ramos das árvores submersas. Se você aprecia a prática do mergulho, terá a oportunidade de vivenciar a sensação de estar imerso no universo de Alice no País das Maravilhas. Recomenda-se não realizar mergulhos sem o devido equipamento: a temperatura do lago permanece constantemente 6°C abaixo de zero. Portanto, o período ideal para mergulho é o mês de julho. Oficialmente, é necessário possuir um cartão-C (certificação de mergulho) e participar de mergulhos em grupo organizado, mas muitos ignoram tais regulamentações devido à falta de fiscalização

.lagokai4

É relevante mencionar que o lago está situado dentro das fronteiras de uma operação florestal, e há uma barreira de contenção próxima à residência do guarda florestal. Para acessar, é necessário efetuar o pagamento de 300 tenges (equivalente a 70 centavos) por veículo e 200 tenges (50 centavos) por pessoa. Contudo, essas taxas representam apenas contribuições simbólicas para uma experiência memorável que certamente ficará gravada em sua memória.

REFERENCIAS:    YOUTUBE

                           WIKIPEDIA

                           HYPNESS

                           PENSAMENTO VERDE

                           VIAJANDO PELO MUNDO