LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Aventura nas Dunas: Explore o Oásis de Huacachina e Suas Surpresas

oasistur12021 - O oásis de Huacachina está cada vez mais inserido nos itinerários de quem planeja uma viagem pelo território peruano: basta contemplar uma imagem desse local para despertar o interesse de qualquer viajante. Afinal, como deixar de explorar um autêntico oásis no Peru? Naturalmente, não resistimos à tentação e visitamos o local para apreciar essa paisagem deslumbrante - apresentando, aqui, todos os encantos do belo Oásis de Huacachina. Importante ressaltar que não se trata de um oásis comum: Huacachina é o único em todo o Peru e na América do Sul. Localizado a 300 km de Lima, é considerado um dos melhores destinos para desfrutar do sandboard e passeios de buggy.

E, é claro, para saborear um pouco da areia! Confira aqui as atividades em Huacachina e mais informações sobre esse oásis fotogênico no Peru. Huacachina é um oásis no Peru, situado a aproximadamente 10 minutos de distância de Ica, a cidade mais próxima, enquanto a capital Lima está a cerca de 4 horas de distância.

O oásis de Huacachina é um lago de pequenas dimensões, circundado por palmeiras e imensas dunas, formando um cenário singular e imperdível. Nos anos 40, Huacachina conquistou a preferência dos peruanos, que buscavam o local para relaxar e desfrutar de suas supostas propriedades terapêuticas. Posteriormente abandonado, o lugar foi redescoberto pelo turismo nos anos 90, quando empresas começaram a oferecer excursões pelas dunas de Huacachina. Atualmente, o local atrai cada vez mais visitantes internacionais em busca de aventuras nas areias e para apreciar a paisagem inesquecível do oásis peruano. Apesar de abrigar menos de mil habitantes, a região dispõe de uma boa oferta de hotéis e restaurantes para os visitantes do oásis de Huacachina.

O que fazer em Huacachina

A melhor experiência aqui é apreciar a vista do oásis de Huacachina do alto de uma duna. Reserve um tempo para subir na areia fofa e capture as imagens mais impressionantes de Huacachina lá de cima, desfrutando de uma vista privilegiada do oásis. Recomendo realizar a visita à tarde, proporcionando tempo suficiente para apreciar o pôr do sol do topo da duna. Evite, no entanto, deixar para o final da tarde, pois o oásis estará coberto pela sombra das dunas, prejudicando as fotos.

Caso não esteja interessado em caminhar na areia, há opções imperdíveis para quem procura atividades em Huacachina: passeios de buggy e sandboard. Geralmente, os passeios combinam essas duas atividades, incluindo algumas paradas para fotos. O passeio de buggy costuma ser emocionante, esteja preparado. A prancha de sandboard já está inclusa no preço do passeio, portanto, aproveite a oportunidade para deslizar pelas dunas. Existem opções de tours privados e em grupo, podendo ser agendados no local ou antecipadamente por meio de agências. Novamente, é recomendável escolher o horário da tarde.

Turismo

É importante destacar que Huacachina é um local extremamente turístico. Encontrará pessoas de todas as partes do mundo e diversas agências oferecendo excursões pelas dunas. Por esse motivo, Huacachina desenvolveu uma estrutura sólida para receber os visitantes, incluindo caixas eletrônicos, restaurantes, farmácias e mercados, além de uma variedade de acomodações para atender desde mochileiros econômicos até aqueles que buscam mais conforto.

zzzol7

Apesar de ser um lugar incrível, o oásis não possui tantas atrações, sendo a opção mais recomendada passar uma noite em Huacachina. Assim, poderá realizar o passeio de buggy no final da tarde e, em seguida, apreciar um dos principais atrativos do local: o pôr do sol no deserto. À noite, vale a pena explorar os bares e restaurantes ao redor do lago.

A maioria das fotos nas redes sociais sugere que Huacachina é um pequeno oásis isolado no meio do vasto deserto. Embora seja um oásis pequeno e esteja situado no deserto, o que poucos mencionam (e a maioria das fotos omite) é que o local não é tão isolado assim. A cidade de Ica, com cerca de 250 mil habitantes, está a pouco mais de 2 quilômetros de distância. Ao subir nas dunas que cercam o oásis, é possível avistar facilmente Ica. Outro detalhe curioso sobre Huacachina é que o lago no centro do oásis é artificial. Originalmente natural há algumas décadas, o aumento do turismo resultou na perfuração de poços, diminuindo o nível do lago. Para contornar essa situação, foi necessário instalar um mecanismo para bombear água de volta ao lago. Essas particularidades não diminuem a magia de estar em Huacachina, mas é justo que as pessoas estejam cientes desses detalhes.

REFERENCIAS:      YOUTUBE

                             WIKIPÉDIA

                             HUACACHINA

                             VIAJANDO PELO MUNDO