LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Navagio: A Incrível Jornada à Praia dos Naufrágios de Zakynthos

praianaufrago12018 - Uma das praias mais impressionantes que certamente merece ser incluída no itinerário ao percorrer a Grécia é, sem dúvida, a renomada "Praia dos Naufrágios", conhecida em grego como "Navagio", situada na encantadora ilha de Zakynthos. A Baía dos Naufrágios, também chamada de Baía dos Contrabandistas, é possivelmente a praia mais célebre da Grécia e só pode ser alcançada por meio de embarcações. A notoriedade da praia surgiu a partir de um incidente naval, no qual o naufrágio do navio de carga denominado "Panagiotis"...

foi perseguido pelas autoridades gregas, sob suspeita de contrabandear álcool e cigarros para Zakynthos. O próprio navio, ao tombar, esculpiu a praia e provocou o acúmulo de areia ao seu redor, resultando na criação dessa tonalidade surreal de água azul.

A beleza da praia é extraordinária e, naturalmente, é mais bem apreciada de uma perspectiva elevada. Para aqueles que desejam contemplar a praia com o naufrágio do alto, é recomendável alcançar o Mosteiro de São Jorge, considerado o ponto de observação privilegiado do icônico naufrágio. Envolta por imponentes falésias íngremes que conferem uma aura remota e inacessível, a praia só pode ser acessada por barco, disponível na capital da ilha, Zakynthos. Existem opções de barcos e excursões organizadas partindo de Zakynthos diariamente e com frequência considerável, facilitando sua localização.

praianaufrago2A

Os visitantes que desejam desfrutar do sol são aconselhados a trazer consigo todos os itens necessários, uma vez que esta baía remota não dispõe de instalações. Recomenda-se o uso de um guarda-sol e protetor solar. Para evitar aglomerações, é aconselhável visitar a praia Navagio no início da manhã ou adiar a visita para a tarde (por volta das 15h). Para aqueles em Atenas que desejam explorar a costa, a ilha de Zakynthos está a 330 quilômetros da capital, sendo necessário embarcar em um Ferry Boat que parte do porto de Kyllini. A travessia tem duração de aproximadamente uma hora, e a embarcação está equipada com estrutura de navio, incluindo restaurantes, lanchonetes, garagem para carros e cabines para que os turistas descansem durante a viagem.

A paradisíaca ilha de Zakynthos, na Grécia, aguarda a sua visita

 praianaufrago3

Situada na região insular grega, a ilha de Zakynthos, também conhecida como Zante, encontra-se em proximidade com a Itália, exibindo aproximadamente 125 quilômetros de litoral que abriga praias paradisíacas. Classificada como a terceira maior ilha no mar Jônico, tanto em termos de população quanto de extensão territorial, Zakynthos ostenta um clima quente e vastas áreas verdes, incluindo planícies férteis e grutas deslumbrantes com águas azul-turquesa. Nesse pedaço de paraíso, diversas praias de águas cristalinas aguardam os turistas em busca de relaxamento e revitalização. O acesso a essas praias é viabilizado por barcos, com custos variando entre 10 e 18 dólares por pessoa, dependendo da duração do passeio.

A atração mais proeminente de Zakynthos é a Praia do Naufrágio, também conhecida como Navagio Beach, descoberta em 1980. Localizada em uma enseada isolada na costa noroeste, ela alcançou renome global devido à presença de um antigo navio encalhado em sua faixa de areia. Conforme uma narrativa local, a embarcação escocesa realizava a rota da Turquia para a Itália e foi perseguida pela marinha grega devido a atividades ilegais de contrabando de cigarros e bebidas. Durante a fuga, uma forte tempestade resultou no naufrágio da embarcação, cujos destroços permanecem na praia até os dias atuais, transformando-se em um símbolo local.

Protegida por uma imponente formação rochosa, o acesso à praia é exclusivamente por meio de embarcações, partindo do Porto Vromi em direção ao sul ou do Porto de São Nikolas, em Volimes, em direção ao nordeste. A fama de Navagio Beach como uma das mais notáveis praias da região se deve ao seu mar azul exuberante, areias brancas e à poética história do navio Panagiotes, atraindo milhares de visitantes anualmente.

praianaufrago4

Uma curiosidade acerca desta ilha é que a principal localidade na região é igualmente denominada Zakynthos, apresentando uma arquitetura notavelmente parecida com a de Veneza, devido à forte influência italiana. A pequena aldeia é modesta, acolhedora e conta com numerosas igrejas, lojas e restaurantes com preços acessíveis. O período mais propício para explorar este local e desfrutar de todas as suas atrações é entre os meses de junho e setembro. Durante esse período, a temperatura média atinge aproximadamente 25ºC, acompanhada por uma brisa suave, ideal para um mergulho revigorante.

REFERENCIAS: YOUTUBE

                        WIKIPÉDIA

                        ITINARI

                       MEGA CURIOSO

                       DE FÉRIAS

                       LUGARES EXTRAORDINÁRIOS