LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Círculo de Brodgar

cirbrod1O Círculo de Brodgar (do inglês Ring of Brodgar, Brogar ou Ring o' Brodgar) é uma misteriosa formação circular de pedras, localizado nas ilhas Orkney, no norte da Escócia. Junto com Maeshow, Stenness e Skara Brae, integra a lista dos mais importantes sítios arqueológicos do período Neolítico da Grã Bretanha. Sua idade é incerta, pois o centro do círculo de pedras não foi escavado. Assume-se, em geral que ele tenha sido construído entre 2500 a.C. e 2000 a.C.. Ele foi construído na forma de um círculo com 104 metros de diâmetro. Originalmente pensava-se que ele contivesse 60 monólitos, porém as evidências arqueológicas não sustentam a versão. Hoje ele contém apenas 27. Elas medem até quase cinco metros, numa altura mínima de 2 metros. O Círculo de Brodgar é o terceiro maior círculo de pedras das Ilhas Britânicas. Cobrindo uma área de 8435 metros quadrados, só é menor do que os círculos de Avebury e o grande círculo de Staton Drew, na Inglaterra. O círculo está praticamente no ...

centro de uma caldeira natural formada por montes da paisagem natural circundante. Quando o círculo foi erigido toda a região era formada por terra pantanosa e encharcada. Ele faz parte de um grande complexo religioso do período neolítico, provavelmente também com propósito de observação do céu. Os primeiro relatos sobre ele vêm do século XVI, escrito por um autor misterioso, muito provavelmente um padre que fez as primeiras observações sobre a forma da construção e especulou alguns usos para o círculo.

Um círculo quase perfeito

O Anel de Brodgar (ou Brogar, ou Anel o 'Brodgar) é um Neolítico henge e círculo de pedra dentro Orkney, Escócia. É o único grande círculo de henge e pedra na Grã-Bretanha, que é um círculo quase perfeito. A maioria dos henges não contém círculos de pedra; Brodgar é uma exceção marcante, classificando com Avebury e Stonehenge entre os maiores desses sites. O anel de pedras fica em uma pequena istmo Entre o Lochs of Stenness e Harray. Estes são os exemplos mais ao norte de círculos circulares em Grã-Bretanha. Ao contrário de estruturas semelhantes, como Avebury, não há pedras óbvias dentro do círculo,[3] mas uma vez que o interior do círculo nunca foi escavado por arqueólogos, permanece a possibilidade de que estruturas de madeira, por exemplo, possam ter estado presentes. O local resistiu a tentativas de datação científica e a idade do monumento permanece incerta.

cirbrod2

Em geral, acredita-se que tenha sido erguido entre 2500 aC e 2000 aC, e foi, portanto, o último dos grandes monumentos neolíticos construídos no Ness. Um projeto chamado The Ring of Brodgar Excavation 2008 foi realizado no verão daquele ano em uma tentativa de resolver a questão da idade e ajudar a responder outras perguntas sobre um local que permanece relativamente mal compreendido. Os resultados da escavação ainda são preliminares.

O círculo de pedras tem 104 metros (341 pés) de diâmetro e é o terceiro maior das Ilhas Britânicas. O anel era originalmente composto por até 60 pedras, das quais apenas 27 permaneceram de pé no final do século XX. As pedras mais altas ficam ao sul e a oeste do anel, incluindo a "Pedra do Cometa" ao sudeste. As pedras são colocadas dentro de uma vala circular de até 3 metros (9,8 pés) de profundidade, 9 metros (30 pés) de largura e 380 metros (1.250 pés) de circunferência que foi esculpida na rocha sólida de arenito pelos antigos residentes.

cirbrod3

Tecnicamente, esta vala não constitui um verdadeiro henge, pois não há sinal de um banco circundante de terra e rocha. Muitos arqueólogos continuam a se referir a essa estrutura como um henge; por exemplo, Aubrey Burl classifica a vala como um henge de Classe II; aquele que tem duas entradas opostas, neste caso no noroeste e sudeste.

A vala parece ter sido criada em seções, possivelmente por forças de trabalho de diferentes partes de Orkney. As pedras podem ter sido uma adição posterior, talvez erigidas por um longo período de tempo. O exame dos arredores imediatos revela uma concentração de sítios antigos, tornando uma significativa paisagem ritual. Dentro de 2 milhas quadradas (5,2 km2) existem os dois círculos-henges, quatro tumbas com câmaras, grupos de pedras monolíticas, pedras individuais, carrinhos de mão, marcos e montes.

cirbrod4

A área imediata também rendeu uma série de pontas de flechas de sílex e maças de pedra quebradas que parecem datar do Idade do bronze. Embora sua finalidade exata não seja conhecida, a proximidade do Pedras em pé de endurecimento e os seus Maeshowe tumba fazem do Anel de Brodgar um local de grande importância. O site é um monumento antigo programado e foi reconhecido como parte do "Coração do Neolítico Orkney" Patrimônio Mundial em 1999.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           https://pt.wikiqube.net/