LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Ronda: Entre Penhascos e Tradições, Uma Jornada Pela Cidade Andaluza

rondespa topoRonda constitui uma localidade espanhola, servindo como sede do município homônimo, situado na província de Málaga, dentro da comunidade autônoma da Andaluzia. Sua extensão territorial abrange 481 km², com uma população de 35.836 habitantes em 2006 e uma densidade demográfica de 72,68 hab/km². Reconhecida como o berço das corridas de touros, essa cidade repousa sobre uma meseta rochosa, a uma altitude de 739 metros acima do nível do mar. O território rondeño é subdividido por um despenhadeiro notório denominado "el Tajo de Ronda" (penhasco de Ronda), por onde serpenteia o rio Guadalevín, um afluente do rio Guadiaro. Na sequência da garganta da escarpa propriamente dita, estende-se um precipício sobre o vale dos Moinhos (valle de los Molinos). À parte ocidental da cidade, encontra-se o parque natural da Serra das Neves, ao sul se desenha o vale do rio Genal, a oeste ergue-se a Serra de Grazalema, e ao norte se estendem os planaltos em direção a Campillos. Ronda mantém conexão com os municípios vizinhos por meio de uma malha viária ...

montanhosa, cujo valor paisagístico é amplamente apreciado, uma vez que atravessa os diversos passos de montanha da Cordilheira de Ronda, proporcionando aos viajantes vistas excepcionais. O sistema ferroviário oferece opções de transporte eficientes e confortáveis, especialmente após a inauguração das linhas de trens pendulares Talgo, estabelecendo ligações diretas com Madrid e Algeciras.

Os pontos notáveis incluem a Ponte Nova (Puente Nuevo), que atravessa a "Garganta del Tajo" próxima à Ponte Velha (Puente Viejo) e à Ponte Árabe (Puente Árabe). Na área histórica conhecida como "A Cidade" (La Ciudad), encontram-se a Igreja Matriz, a Casa Municipal (Ayuntamiento), o Palácio de Mondragón e o Palácio do Marquês de Salvatierra, a residência do Rei Mouro (Casa del Rey Moro) e a do Gigante próximo à margem do Tajo, acessível por meio de escadas. Na área mais recente, destaca-se a Pousada (Parador de Turismo), construída no local que anteriormente abrigava os edifícios da Casa Municipal (Ayuntamiento) e do Mercado Municipal (Mercado de Abastos).

A arena de touros de Ronda, pertencente à "Real Maestranza de Caballería de Ronda" (sociedade de cavaleiros dedicada à promoção da equitação, com raízes nas antigas escolas de manejo de artes militares a cavalo), é uma das maiores e mais antigas do mundo. Na área mais contemporânea, encontra-se o parque da Alameda com terraços voltados para o Tajo, onde também se destaca o recente Teatro Espinel, juntamente com as igrejas do Socorro, da Misericórdia, entre outras.

Devido à sua elevação de quase 800 metros acima do nível do mar, Ronda sempre foi uma localidade estratégica para seus habitantes. Os vigias avistavam de longe potenciais adversários, proporcionando a oportunidade de se prepararem para confrontos, além de constituir uma área de difícil acesso. A arquitetura dos monumentos reflete fortemente a influência moura, uma civilização que exerceu domínio sobre grande parte da Espanha entre os séculos 8 e 14.

 

O BERÇO DAS TOURADAS NA ESPANHA

 

 rondespa4

Essa pequena cidade fortificada na Espanha já nasceu com características únicas. Ronda é reconhecida como o berço das touradas e se desenvolveu situada entre dois penhascos profundos, separados por um precipício assustador onde flui o rio Guadalevin. De maneira magnífica, uma ponte, que representa uma obra-prima de engenharia desde o século XVIII, conecta as duas partes da cidade. Ronda é verdadeiramente pitoresca, tanto que é destacada pelo Lonely Planet e pelo Condé Nast Traveler como um destino imperdível ao menos uma vez na vida.

Estrategicamente posicionada no sul da Espanha, na região de Andaluzia, entre as cidades de Sevilha, Córdoba, Málaga, Granada e Marbella, Ronda faz parte de uma região famosa por incorporar estereótipos culturais espanhóis, como flamenco, touradas, vilarejos de casas brancas, procissões religiosas, praias íngremes e tapas. Afinal, a região tem uma rica história, tendo sido dominada pelos romanos, pelos mouros por um longo período e está localizada a poucos passos de Portugal. Este caldeirão cultural explosivo é marcado por sua singularidade.

Para se resguardar da interação entre diferentes povos e dos frequentes ataques de bandidos, alguns habitantes de Andaluzia optaram por viver em vilarejos fortificados nas montanhas, conhecidos como Pueblos Blancos, entre os quais estão Setenil, Zahara de la Sierra e Ronda Velha. Sempre que uma imagem de Ronda surgia diante de mim, com aquele adorável vilarejo pendurado no topo de altas rochas calcárias, a curiosidade e o desejo de explorar aumentavam ainda mais. A localização não poderia ser mais espetacular, razão pela qual foi um dos últimos bastiões da ocupação moura, sendo finalmente conquistada pelos cristãos em 1485.

rondespa1

A Nova Ponte sobre o Desfiladeiro do Tejo representa o ponto mais elevado e a principal atração desde a sua construção com os blocos retirados do leito do abismo. O processo de edificação estendeu-se por 42 anos, conectando a Cidade Nova à Cidade Velha, ou seja, a localidade de estilo barroco à cidade mourisca. A grandiosidade do feito é notável. É válido examinar a estrutura sob variados pontos de vista. Contemple as residências erguidas na escarpa, todas pintadas de branco, enfrentando e desafiando a imponência daquele precipício. A ponte atinge uma altura notável de 98 metros.

rondespa2

Outra área da cidade, reconhecida como um tesouro histórico, é a Plaza de Toros (Praça de Touros), erguida em 1785. Esta arena é uma das maiores, mais antigas e significativas do mundo. De fato, Ronda é considerada o berço das corridas de touros modernas (com o toureiro no solo, enfrentando o touro), que tiveram início no século XVIII com Pedro Romero. Anualmente, durante o mês de setembro, a Corrida Goyesca atrai inúmeros entusiastas para o espetáculo controverso, transportando o público para cenas reminiscentes do pintor Goya desde 1954. Artistas renomados como Francisco de Goya, Salvador Dalí e Picasso imortalizaram as touradas espanholas em suas obras. Goya, que residiu na região no século XIX, representou a dureza desse universo por meio de uma série de gravuras emblemáticas.

rondespa3

Na Cidade Antiga, não deixe de explorar o minarete da Santa Maria Maior, remanescente da antiga mesquita do século XIII, substituída por uma igreja posteriormente. Observe também o Minarete San Sebastian nas proximidades. Explore a Câmara Municipal (Ayuntamiento), que, embora tenha passado por reformas, preserva traços de influência moura. Dirija-se ao Palácio de Mondragón para apreciar os belos mosaicos no pátio interno. Passe pela Casa do Rei Mouro, erguida sobre as fundações de um palácio mourisco, conectada ao rio por 365 degraus. Logo em seguida, aviste o Palácio do Marquês de Salvatierra, que apresenta ornamentos renascentistas com imagens bíblicas. Explore o Convento de Santo Domingo, que serviu como local da Inquisição e hoje está rodeado por cafés e restaurantes.

rondespa5

Ronda é uma das cidades espanholas mais cativantes. Orson Welles afirmou ter vivido seus melhores momentos na pequena cidade espanhola, enquanto Hemingway, ao chegar lá, expressou ter encontrado a cidade dos seus sonhos. Michelle Obama e sua filha Sasha também foram conquistadas pelos encantos de Ronda, e Madonna gravou o videoclipe "Take a Bow" em 1994. Certifique-se de incluir Ronda em seu itinerário ao visitar a Espanha. Certamente, será uma experiência encantadora.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          WIKIPÉDIA

                          VIAJANDO PELO MUNDO AFORA

                          PARTIU PELO MUNDO

                          LUGARES FANTÁSTICOS