Santuário Madonna della Corona, Verona

    santucorona118/09/2015, por Isa Discacciati - O Santuário da Madonna della Corona é um dos lugares mais pitorescos da Itália e fica bem pertinho de Verona e do Lago di Garda. As metas religiosas italianas por si só são carregadas de emoção por tratarem-se de antiquíssimos lugares de fé e peregrinagem, mas o Santuário Madonna della Corona é ainda mais impressionante. Uma igreja inscrustada em uma rocha, suspensa entre o céu e terra, a 770 metros de altura, escondida pelo Monte Baldo.

    Uma emoção muito forte toma conta da gente ao avistar a igreja, construída no meio de uma rocha. A natureza do local, cercada pela cadeia montanhosa e isolada do resto do mundo, dá uma sensação de paz sem igual. O Santuário fica em Spiazzi, uma fração da localidade de Ferrara di Monte Baldo, província de Verona. Existe uma antiga trilha de peregrinagem com 2 horas de caminhada saindo da localidade de Brentino in Val d’Adige. Dali percorre-se uma longa subida com 1540 degraus talhados na rocha até chegar ao santuário.

    santucorona1a

    Leia também - Cachoeira Nuorilang – China

    A outra alternativa é chegar de carro até Spiazzi e estacionar em frente à entrada do Santuário. Dali você tem duas opções: pegar o mini ônibus ou ir a pé. Nos fomos a pé, a descida é muito tranquila e tivemos ainda a oportunidade de ver as esculturas em bronze com as estações da Via Crucis até chegar ao santuário.

    A história

    santucorona2

    Por volta do ano 1000 na localidade já viviam alguns eremitas, mas o santuário se estabeleceu em 1522, ano em que a imagem da Madonna começou a ser venerada. A igreja foi ampliada e renovada várias vezes e a última intervenção foi realizada em 1974. O nome Madonna della Corona, ou Nossa Senhora da Coroa vem do fato da cadeia montanhosa do Monte Baldo formar uma coroa no local onde a igreja foi construída.

    santucorona3 santucorona4

    No passado, muitos peregrinos passavam pelo santuário trazendo votos para agradecer os milagres da Madonna. Estes antigos ex-votos estão expostos na parede direita da igreja e o mais antigo é de 1547 e representa o milagre de uma mulher que foi salva de um afogamento no rio Adige.

    santucorona5

    Interessante também é a grande sala dedicada aos votos recentes, um tipo de sala dos milagres. Lá encontrei com muita alegria, entre Madonnas de vários países do mundo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Incrustados na rocha, a fachada e o campanário da igreja são em estilo gótico, o que torna as proporções com a paisagem ainda mais interessantes.

    Leia também - 10 cidades pequenas na Europa

    santucorona6

    O interno é em estilo clássico e a grande cúpula é transparente, o que permite ver a rocha. O Santuário da Madonna della Corona fica aberto durante todo o ano para visitação. De novembro a março, das 8h às 18h. De abril a outubro, das 7h às 19h30.

    BASÍLICA E SANTUÁRIO MADONNA DELLA CORONA

    Endereço: Vicolo Santuario, 1 – 37020 – Ferrara di Monte Baldo
    Horários: de novembro a março, das 8:00 às 18:00; e de abril a outubro, das 7:00 às 19:30
    Site oficial: www.madonnadellacorona.it

    Fonte: http://italiaperamore.com/

    Translate

    ptenfrdeitrues