LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Descubra o Santuário Madonna della Corona: Um Refúgio Religioso nas Alturas de Verona

santucorona12015 - O Santuário dedicado à Madonna della Corona é notável entre os cenários pitorescos da Itália, situando-se em proximidade de Verona e do Lago di Garda. Os locais de devoção religiosa na Itália já carregam uma carga emocional significativa, dado o seu status como sítios ancestrais de fé e peregrinação, e o Santuário Madonna della Corona eleva ainda mais essa experiência. Trata-se de uma igreja integrada à rocha, suspensa a 770 metros de altura, discretamente abrigada pelo Monte Baldo.

A visão da igreja, construída no seio da rocha, evoca uma emoção intensa. O ambiente natural ao redor, envolto pela cordilheira e isolado do restante do mundo, proporciona uma sensação inigualável de tranquilidade. O Santuário está localizado em Spiazzi, uma fração de Ferrara di Monte Baldo, na província de Verona. Uma antiga rota de peregrinação, com aproximadamente duas horas de caminhada a partir da localidade de Brentino in Val d’Adige, conduz os peregrinos por uma íngreme ascensão, composta por 1540 degraus esculpidos na rocha, culminando na chegada ao santuário.

santucorona1a

A segunda opção consiste em conduzir até Spiazzi de automóvel e estacionar nas proximidades da entrada do Santuário. A partir desse ponto, surgem duas possibilidades: utilizar o miniônibus disponível ou prosseguir a pé. Optamos por realizar o percurso a pé, sendo a descida bastante tranquila, proporcionando-nos a oportunidade de apreciar as esculturas em bronze que representam as estações da Via Crucis até chegarmos ao santuário.

santucorona2

Cerca do ano 1000, já havia alguns eremitas na região, no entanto, o santuário foi oficialmente estabelecido em 1522, quando a veneração da imagem da Madonna teve início. A igreja passou por diversas ampliações e renovações ao longo dos anos, sendo a última intervenção realizada em 1974. O título Madonna della Corona, ou Nossa Senhora da Coroa, é derivado do fato de que a cadeia montanhosa do Monte Baldo forma uma espécie de coroa no local onde a igreja foi construída.

santucorona3 santucorona4Em tempos passados, numerosos peregrinos frequentavam o santuário, apresentando oferendas como expressão de gratidão pelos prodígios realizados pela Madonna. Os antiquíssimos ex-votos correspondentes a essas manifestações de devoção encontram-se em exibição na parede adjacente à direita da igreja. O exemplar mais remoto remonta a 1547 e retrata o episódio miraculoso envolvendo o salvamento de uma mulher de um afogamento no rio Adige.

santucorona5

Curioso também é o espaçoso recinto destinado aos registros recentes de votos, uma espécie de câmara dos feitos extraordinários. Com grande satisfação, deparei-me com diversas representações de Nossa Senhora Aparecida, a venerada padroeira do Brasil, entre as Madonas originárias de várias nações ao redor do globo. Incorporados à formação rochosa, tanto a fachada quanto o campanário da igreja exibem características do estilo gótico, conferindo proporções ainda mais cativantes ao conjunto paisagístico.

santucorona6

O interno é em estilo clássico e a grande cúpula é transparente, o que permite ver a rocha. O Santuário da Madonna della Corona fica aberto durante todo o ano para visitação. De novembro a março, das 8h às 18h. De abril a outubro, das 7h às 19h30.

BASÍLICA E SANTUÁRIO MADONNA DELLA CORONA

Endereço: Vicolo Santuario, 1 – 37020 – Ferrara di Monte Baldo
Horários: de novembro a março, das 8:00 às 18:00; e de abril a outubro, das 7:00 às 19:30
Site oficial: www.madonnadellacorona.it

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          WIKIPÉDIA

                          TRIPADVISOR

                          VIAJANDO PARA A ITÁLIA

                          BOSSA JAZ BRASIL