LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Desvendando os Segredos da Torre do Rei Alfredo: Uma Jornada pela História e Heroísmo

torrealfredo1A Torre do Rei Alfredo, também conhecida como A Folia do Rei Alfredo, o Grande, ou Torre de Stourton, é uma estrutura decorativa situada na paróquia de Brewham, no condado de Somerset, Inglaterra. Sua construção faz parte da propriedade e da paisagem de Stourhead e está localizada em Kingsettle Hill, sendo administrada pelo National Trust e designada como um edifício listado de Grau I. A concepção da torre remonta à década de 1760, quando Henry Hoare II planejou sua construção para celebrar o término da Guerra dos Sete Anos contra a França e a ascensão do rei George III.

O local escolhido para a torre é próximo à 'Pedra de Egberto', onde há a crença de que Alfredo, o Grande, rei de Wessex, se encontrou com os Saxões em maio de 878, antes da decisiva Batalha de Edington. Com 49 metros de altura, a torre tem uma forma triangular oca e é acessada por uma escada em espiral localizada em uma das projeções de canto. Em seu interior, encontra-se uma estátua do rei Alfredo, acompanhada por uma inscrição dedicatória.

Durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, em 1944, a torre sofreu danos causados por um avião, sendo posteriormente restaurada na década de 1980. Além disso, a Torre do Rei Alfredo marca o ponto de partida da Trilha Leland, uma rota de 45,1 km que se estende até o Ham Hill Country Park, iniciando-se na mencionada torre e conectando-se historicamente ao local da 'Pedra de Egberto'. Este último é associado ao encontro estratégico de Alfredo, o Grande, antes da significativa Batalha de Edington, na qual as forças dinamarquesas, lideradas por Gutrum, o Velho, foram derrotadas.

torrealfredo2

O plano para erguer a torre foi concebido em 1762 por Henry Hoare II, um financista notável (1705-1785). O propósito da torre era também celebrar o término do conflito conhecido como Guerra dos Sete Anos contra a França, assim como a ascensão do rei George III. A Torre de Alfredo é uma homenagem à genialidade na paisagem inglesa, controlando muitos dos locais mais encantadores, e presta tributo a um homem que indubitavelmente merece ser lembrado como um dos grandes benfeitores da cena inglesa, conforme expresso por Christopher Hussey em "Vida no campo", em 11 de junho de 1938.

Em 1765, Henry Flitcroft, um arquiteto paladiano, foi encarregado de desenhar a torre. A construção teve início em 1769 ou no início de 1770, sendo finalizada em 1772, com um custo estimado entre 5.000 e 6.000 libras. Possíveis atrasos podem ter ocorrido devido às dificuldades na obtenção de tijolos. Além da sua finalidade comemorativa, a torre foi projetada para servir como um ponto de interesse visual para os visitantes do Stourhead Estate. Em abril de 1770, quando a torre atingiu uma altura de apenas 4,7 metros, Hoare é citado como tendo expressado: "Espero que seja concluída em tempos tão auspiciosos para esta ilha quanto Alfredo encerrou sua Vida de Glória; então partirei em paz".

Em 1944, a torre sofreu danos quando um avião norueguês, de forma irônica, colidiu com ela, resultando na morte dos cinco membros da tripulação e danificando os 10 metros superiores. Em 1961, a torre recebeu o status de Grade I como edifício listado. Em 1986, passou por um processo de restauração, que envolveu o uso de um helicóptero Wessex para descarregar 300 quilos de pedra no topo. Nesse mesmo período, a estátua do rei Alfredo foi restaurada, incluindo a substituição do antebraço direito ausente.

torrealfredo3

A construção de 50 metros de altura em formato triangular foi erigida pela família Hoare, renomada no ramo bancário. Aqui, compreender a excentricidade arquitetônica é simples: ausência de planos intricados ou esteticamente atraentes; trata-se de edificações financiadas por indivíduos abastados durante o auge da supremacia britânica, visando ostentar riqueza e proporcionar entretenimento aos amigos. O mais recente acréscimo, em 1769, ano de conclusão da estrutura, foi a estátua do Rei Alfred, com altura de três metros. Dentre os diversos motivos para sua construção, destaca-se a celebração da vitória do monarca saxão sobre os dinamarqueses em 878. O local da edificação é lendário, marcado como o ponto onde o rei hasteou seu estandarte antes da mencionada batalha.

torrealfredo4

Outros propósitos da edificação incluíam prestar homenagens a Sua Majestade George III e celebrar o término do Conflito Setenário, um embate que envolveu diversas nações entre os anos de 1756 e 1763. Muitos anos depois, durante a Segunda Grande Guerra, uma aeronave colidiu com a estrutura, causando danos consideráveis aos 10 metros superiores. Assim, a torre, que originalmente buscava destacar o desfecho de um conflito armado, viu-se prejudicada por outro evento bélico. Somente em 1986, uma operação utilizando um helicóptero foi realizada para instalar o novo ápice, restaurando a integridade da estrutura. No presente, a Torre do Rei Alfred está acessível a visitantes, sendo possível alcançar o seu ponto mais alto por meio da escadaria interna.

REFERENCIAS:    YOUTUBE

                           WIKIPÉDIA

                           DAVIANTE

                           HISTÓRIA E CULTURA