Torre do Rei Afredo

    torrealfredo1Torre do Rei Alfredo (em inglês: King Alfred's Tower) também conhecida como A Folia do Rei Alfredo, o Grande, ou Torre de Stourton, é uma torre decorativa. Fica na paróquia de Brewham, no condado inglês de Somerset, e foi construída como parte da propriedade e da paisagem de Stourhead. A torre fica em Kingsettle Hill e pertence ao National Trust. É designado como edifício listado como grau I. Henry Hoare II planejou a torre na década de 1760 para comemorar o fim da Guerra dos Sete Anos contra a França e a adesão do rei George III perto da localização da ...

    'Pedra de Egberto', onde acredita-se que Alfred, o Grande, rei de Wessex, se uniu aos Saxões em maio de 878, antes da importante Batalha de Edington. A torre foi danificada por um avião em 1944 e restaurada na década de 1980. Com 49 metros de altura, torre triangular tem um centro oco e é escalada por uma escada em espiral em uma das projeções de canto. Inclui uma estátua do rei Alfred e inscrição de dedicação.

    Leia também - Gruta das Andorinhas

    A torre fica perto do local da 'Pedra de Egberto', onde foi dito que Alfredo, o Grande, rei de Wessex, reuniu os saxões em maio de 878 antes da importante Batalha de Edington (historicamente conhecida como a batalha de Ethandun), onde o exército dinamarquês, liderado por Gutrum, o velho, foi derrotado. É o início da Trilha Leland, de 45,1 km, trilha que vai da Torre do rei Alfredo até o Ham Hill Country Park.

    História

    torrealfredo2

    O projeto para construir a torre foi concebido em 1762 pelo banqueiro Henry Hoare II (1705-1785). A torre também pretendia comemorar o fim da Guerra dos Sete Anos contra a França e a adesão do rei George III. A Torre de Alfredo é um monumento ao gênio da paisagem inglesa, muitos de cujos lugares mais encantadores ele comanda, e a um homem que certamente merece ser lembrado como um dos grandes benfeitores da cena inglesa. - Christopher Hussey, Vida no campo, 11 de junho de 1938.

    Em 1765, Henry Flitcroft, um arquiteto paladiano, projetou a torre. A construção começou em 1769 ou no início de 1770 e foi concluída em 1772 a um custo estimado entre 5.000 e 6.000 libras. Pode ter havido algum atraso devido à dificuldade na obtenção dos tijolos. Além da função comemorativa, a torre também foi projetada para servir como um foco atraente para aqueles que visitam o parque do Stourhead Estate. Em abril de 1770, quando a torre tinha apenas 4,7 metros de altura, Hoare é citado como tendo dito: 'Espero que termine em tempos tão felizes para esta ilha quanto Alfredo terminar sua Vida de Glória, então partirei em paz'.

    A torre foi danificada em 1944 quando o avião norueguês Noorduyn, ironicamente, colidiu com ela, resultando na morte dos cinco tripulantes, e danos nos 10 metros mais altos. Foi designado como edifício listado como Grade I em 1961. A torre foi restaurada em 1986, que incluía o uso de um helicóptero Wessex para baixar 300 quilos de pedra no topo. A estátua do rei Alfredo também foi restaurada neste momento, incluindo a substituição do antebraço direito ausente.

    Riqueza e arquitetura

    torrealfredo3

    A torre triangular com 50 metros de altura foi construída pela família de banqueiros Hoare. E aqui é fácil de entender a tal loucura arquitetônica: nada de projetos complexos ou belos, são construções erguidas por gente rica durante o auge do poderio britânico, com os objetivos de exibir riqueza e entreter os amigos. O último elemento a ser adicionado em 1769, ano da conclusão da torre, foi a estátua de três metros de altura do Rei Alfred. Entre outros motivos para sua construção, estava a vitória do monarca saxão sobre os dinamarqueses em 878. O local onde está situada é lendário, já que foi ali que o rei teria erguido seu estandarte antes da batalha.

    Leia também - Cachoeira Rio dos Bugres – Urubici

    Ironia do destino

    torrealfredo4

    Outros objetivos da construção envolviam homenagear o Rei George III e comemorar o fim da Guerra dos Sete Anos, conflito que envolveu várias nações entre 1756 e 1763. Décadas mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, um avião colidiu com a estrutura, danificando significativamente os 10 metros superiores. Então, a torre, que visava exaltar o fim de uma guerra, foi avariada por outra. A reparação só foi feita em 1986, quando um helicóptero foi usado para baixar o novo cone no topo. Atualmente, a Torre do Rei Alfred é aberta a visitantes. Aliás, a escadaria interna permite chegar até seu topo.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/
               https://www.megacurioso.com.br/ (Denisson Antunes Soares)

    Translate

    ptenfrdeitrues