LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Vida nas Profundezas: Conheça a Fascinante Comunidade de Zhongdong na Única Caverna Habitada do Mundo!

cavernahabi1Situada na região de Guizhou, esta caverna abriga uma comunidade de 100 habitantes, proporcionando instalações como escola, televisão e jornal. A China continua a surpreender! Em um dos maiores países globais, encontramos diversos lugares ricos em detalhes culturais notáveis. Você tinha conhecimento de que lá existe uma caverna estruturada para 100 moradores? Reconhecida como a única caverna 'natural' habitada no mundo, a localidade de Zhongdong, situada na província de Guizhou, na China, deixa muitos especialistas maravilhados com sua notável organização.

Estamos nos referindo a uma comunidade de 100 indivíduos que residem em um local suscetível a várias adversidades, especialmente as de origem natural. Pode parecer inacreditável, mas, de fato, é um dos mais expressivos exemplos de como o ser humano pode adaptar-se e sobreviver de acordo com o ambiente em que está inserido. No entanto, como é a vida nesta caverna chinesa?

cavernahabi2

Situada a uma altitude de 1800 metros, a gruta chinesa Zhonhdong (cujo nome é bastante sugestivo) apresenta uma comunidade notável, contudo, enfrenta desafios em decorrência de sua localização remota e da ausência de respaldo governamental. Como exemplo, a cidade mais próxima está a uma distância de uma hora, e somente recentemente conseguiram adquirir acesso a meios de comunicação como televisão e jornal, os quais ainda são bastante limitados em termos de qualidade.

cavernahabi3

Apesar de possuir uma infraestrutura notável, permitindo a convivência harmoniosa de 100 pessoas com recursos adequados, o governo chinês não reconhece a legitimidade desse cenário. Em 2011, afirmou categoricamente que "a China não é uma sociedade de homens das cavernas", resultando no fechamento da única escola local e na imposição de uma caminhada de duas horas para que as crianças pudessem estudar. Além disso, não há investimentos em melhorias básicas, como uma estrada conectando a caverna chinesa à cidade mais próxima. Essa falta de infraestrutura estende-se também à ausência de programas de reconhecimento da aldeia e sua ligação com o mundo exterior. Apesar dos esforços dos administradores de Zhongdong em buscar soluções junto às autoridades governamentais, os diálogos não têm sido bem-sucedidos. Mesmo diante das adversidades, seja de ordem geográfica, natural ou humana, a população continua demonstrando satisfação e contentamento com a vida na caverna.

cavernahabi4

 

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          HYPENESS

                          GLOBO.COM

                          WIKIPÉDIA