LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Jellyfish Lake: o extraordinário e misterioso lago das águas-vivas d’ouro

lagmedu12015 - Jellyfish Lake, um ambiente propício para ser o lar das águas-vivas. Situado na ilha de Eil Malk, constitui-se como um lago oceânico integrante de um pequeno conjunto de ilhas rochosas no extremo sul de Palau, na Micronésia, no Oceano Pacífico ocidental. Esse lago abriga uma população numerosa de águas-vivas. Conectado ao oceano por meio de fissuras e túneis esculpidos na rocha calcária, entretanto, mantém um considerável isolamento do mar, desenvolvendo seu próprio ecossistema.

Especificamente, no interior deste corpo d'água, habitam as águas-vivas d'ouro, uma variedade que se adaptou ao longo de sua evolução para colonizar o lago, exibindo características singulares em comparação com as águas-vivas presentes em lagos vizinhos. Utiliza-se a expressão "lago oceânico" neste contexto devido à salinidade da água no Jellyfish Lake, assemelhando-se à do oceano. Contudo, é conhecido que as águas-vivas também podem prosperar em lagos de água doce.

lagmedu2

Esses organismos gelatinosos residem na região lacustre caracterizada por uma maior presença de oxigênio, coabitando com outras formas de vida aquática. As propriedades químicas particulares desse corpo d'água induzem a formação de uma estratificação abaixo da superfície, onde a presença de oxigênio é praticamente nula. Essa estratificação é conhecida como zona anóxica e apresenta elevadas concentrações de amoníaco e fosfato, constituindo, portanto, um ambiente potencialmente perigoso para os praticantes de mergulho.

lagmedu3

A história desse corpo lacustre remonta a tempos ancestrais, sendo, de fato, o Lago Jellyfish com uma idade notável de 12.000 anos. Duas principais variedades de águas-vivas coabitam nesse ambiente; além das águas-vivas douradas (Mastigias, um gênero de medusas pertencente à família Mastigiidae), encontramos a medusa da lua (Aurelia, um gênero de medusas da família Ulmaridae). Em diferentes períodos do dia e da noite, essas medusas realizam migrações da profundidade em direção à superfície do lago em busca de alimento.

lagmedu4

Nesta região, são promovidos passeios que possibilitam aos turistas apreciarem este lago notável, possivelmente singular em escala global. A prática de mergulho com cilindro, no entanto, é vedada, seja pelo potencial de perturbação das águas-vivas, seja pelas elevadas concentrações de sulfeto de hidrogênio presentes nas camadas mais profundas do lago. Este composto, em seu estado natural, é corrosivo, venenoso e gasoso, representando um risco significativo de exposição.

REFERENCIAS: YOUTUBE

                       EXPERIENCIAS INCRÍVEIS

                       SPUTNIK BRASIL

                       WIKIPÉDIA