PESSOAS ESPECIAIS

Mary Fields, uma pioneira negra áspera e resistente

maryfild1George Everett - Uma das mulheres mais difíceis de trabalhar em um convento, “Black Mary” conquistou o respeito e a devoção da maioria dos residentes ...

da comunidade pioneira de Cascade, Montana, e desfrutou de mais liberdade do que a maioria dos homens brancos. Embora ela possa ter sido uma das mulheres mais difíceis de trabalhar em um convento, 'Black Mary' ganhou o respeito e a devoção da maioria dos residentes da comunidade pioneira de Cascade, Montana, antes de morrer em 1914. Na verdade, Mary Fields era muito querida.

Ela era admirada e respeitada em toda a região por se manter e viver à sua maneira em um mundo onde as probabilidades estavam contra ela. Em uma época em que afro-americanos e mulheres de qualquer raça gozavam de pouca liberdade em qualquer lugar do mundo, Mary Fields gozava de mais liberdade do que a maioria dos homens brancos. Fields vestia roupas confortáveis ​​de homem, incluindo um boné de lã e botas, e ela usava um revólver amarrado na cintura sob o avental. Com 200 libras, ela era considerada páreo para quaisquer dois homens no Território de Montana. Ela tinha uma aposta segura de que poderia nocautear um homem com um soco, e ela nunca perdeu um centavo para ninguém tolo o suficiente para apostar nela. Por ordem do prefeito, ela era a única mulher de caráter respeitável em Cascade que podia beber no bar local e, embora tivesse o privilégio, nunca bebia em excesso. Ela era frequentemente vista fumando charutos em público e gostava de discutir política com qualquer pessoa.

Mary Fields começou a vida como escrava em Hickman County, Tennessee, em 1832. Quando ela ganhou sua liberdade após a Guerra Civil, ela se mudou para o Mississippi, onde trabalhou no barco a vapor Robert E. Lee como camareira. Ela estava a bordo durante a corrida daquele barco contra Steamboat Bill's Natchez em 1870, e ela gostava de relatar sua experiência durante a corrida, quando os tripulantes jogavam qualquer coisa que pudessem colocar as mãos - até mesmo barris de resina e lados de presunto e bacon - no caldeira enquanto os homens sentavam nas válvulas de alívio para aumentar a pressão do vapor. “Estava tão quente nas cabines que os passageiros foram forçados a levar para o convés”, disse ela, de acordo com um artigo no Cascade Courier local em 1914. “Era de se esperar que as caldeiras explodissem.”

Fields era empregada doméstica e amiga de infância de uma irmã ursulina chamada Mãe Amadeus. Quando a irmã serviu no convento das ursulinas em Toledo, Ohio, Fields juntou-se a ela lá. Mais tarde, a Madre Amadeus foi chamada para assumir um cargo no novo Convento de São Pedro, perto do que viria a ser Cascade, Montana, uma pequena cidade que cresceu na nova rota da ferrovia Montana Central entre Helena e Great Falls. Mãe Amadeus adoeceu com pneumonia em 1885 e chamou Fields. Seu amigo de longa data não demorou muito para deixar Toledo e seguir para o oeste. Assim que Fields chegou ao Convento de São Pedro, ela começou a cuidar da saúde de Mãe Amadeus.

maryfild2

Quando madre Amadeus estava bem, Fields continuou trabalhando no convento. Ela comandava o palco que trazia visitantes da estação ferroviária, onde costumava passar a noite esperando seus passageiros. Ela também transportou suprimentos essenciais para o convento. Ela sozinha lidava com a equipe de carroças que transportava as mercadorias, independentemente do clima ou das condições da estrada. Uma noite de inverno, uma matilha de lobos assustou seus cavalos e a carroça capotou. Fields ficou de guarda e protegeu o carregamento de comida dos lobos durante a noite, sabendo o quanto as freiras dependiam dos suprimentos para sobreviver. Embora as irmãs fizessem o possível para suavizar as arestas de Fields, convidando-a a participar de serviços religiosos e praticar sua fé católica, Fields preferia a companhia mais rude dos homens que trabalhavam no convento. Bebeu e praguejou com os melhores, lutou com seus punhos formidáveis, fumou charutos, trocou histórias e virou atiradora de primeira com revólver e rifle. Ela também trabalhou tão duro quanto jogou. No convento, ela lavava roupas e linhos da sacristia, cuidava de até 400 galinhas e cuidava de grandes jardins para as irmãs.

O padre Landesmith, o capelão do vizinho Fort Keough, visitou St. Peter em 1887. Ele ficou encantado com Fields quando ela insistiu em recontar seu relato de sua batalha com um gambá que invadiu o galinheiro e matou mais de 60 pintinhos. Ela arrastou o gambá morto por mais de um quilômetro para mostrar seu troféu às irmãs e ao capelão visitante. Quando as irmãs lhe perguntaram como evitava ser borrifada pelo gambá, ela explicou que teve o cuidado de fazer um ataque frontal. Um quase desastre ocorreu quando as irmãs decidiram retribuir os favores de Fields e fazer suas tarefas enquanto ela estava fora. Eles lavaram a roupa sozinhos sem problemas, mas decidiram queimar uma pequena pilha de lixo de Fields. O fogo acendeu alguns cartuchos soltos e uma freira, a irmã Gertrude, foi ferida acima de um olho. Eles ficaram felizes quando Fields voltou.

Quando as irmãs se mudaram de suas cabanas de toras para um novo prédio de pedra, Fields mudou pessoalmente os pertences da Madre Superiora Amadeus, carregando-os em um carrinho de mão. Fields continuou a fazer suas tarefas no convento por 10 anos, e provavelmente teria ficado lá pelo resto de sua vida se ela tivesse permissão. Mas ela não foi. Seus modos selvagens fora do convento finalmente a alcançaram. Depois que o bispo Brondell, o primeiro bispo católico em Montana, recebeu reclamações sobre ela, ele disse ao convento que Mary Fields deveria partir.

Um relato fala de um duelo de armas que ela travou, embora nenhum detalhe esteja disponível. Depois, houve as lutas de socos, a maioria das quais ela venceu. Durante uma viagem a um rancho, Fields entrou em um debate acalorado sobre um arreio. Ela usou uma pequena pedra para enfatizar seu argumento e acabou fazendo uma marca na cabeça do capataz do rancho.

Fields viajou para a capital do estado, Helena, para defender sua causa. Ela exigiu que pudesse confrontar seus acusadores, mas o bispo Brondell disse a ela que nada mudaria sua opinião. Ela teria que deixar a Basílica de São Pedro. Incapaz de resistir à vontade de seu bispo, Madre Amadeus fez a segunda melhor coisa. Ela mudou Fields para a vizinha Cascade e garantiu a rota do correio para ela entre Cascade e o convento. Mãe Amadeus até comprou para sua amiga uma carroça e uma parelha de cavalos para a nova rota. Mary Fields tornou-se a segunda mulher no país a gerenciar uma rota de correspondência. Ela aceitou seu novo emprego, permanecendo com ele pelos próximos oito anos.

Em uma corrida pelo correio para o convento, ela ficou gravemente ferida quando sua equipe de cavalos ficou fora de controle. Quando finalmente chegou ao convento, ela se arrependeu por ter deixado os cavalos fugirem dela. As irmãs aproveitaram a oportunidade para encorajá-la mais uma vez a ir à missa. Algumas das irmãs devem ter ficado surpresas quando Fields concordou em vir no dia seguinte. Uma delas ficou acordada a maior parte da noite para fazer um vestido azul Challis especial e um longo véu branco que ela poderia usar para a ocasião especial.

Em 1903, sua amiga e mentora de longa data, Mãe Amadeus, foi enviada ao Alasca para estabelecer outra missão. Fields, agora com 70 anos, foi devastado. Madre Angelina, que sucedeu Madre Amadeus na Basílica de São Pedro, foi gentil com Fields, mas foi um pequeno consolo após uma separação tão dolorosa.

Mary Fields finalmente desistiu de sua rota de correspondência e se estabeleceu na vida da cidade. O povo de Cascade tinha tanta consideração por ela que no dia de seu aniversário fechariam a escola local em sua homenagem. Ela então comprava doces e guloseimas para as crianças. Não que Fields tivesse amadurecido tanto com a idade. Ela ganhava a vida lavando roupa em sua casa, enquanto continuava a frequentar os estabelecimentos locais de bebidas. Um dia, enquanto bebia em um bar local, ela avistou um homem passando na rua. Ela saiu para ver melhor. Na verdade, era um homem que devia a ela $ 2 por uma conta de lavanderia não paga.

Ela o seguiu rua abaixo e agarrou a gola da camisa que não havia sido paga para limpar. Então ela deu um soco nele. Ela voltou ao bar e declarou: “A conta da lavanderia dele está paga”. Fields também administrava um refeitório que não ia bem porque ela concederia crédito a qualquer pessoa que expressasse uma necessidade. Os pastores de ovelhas pediam que ela esperasse o pagamento das refeições no inverno até que estivessem trabalhando novamente no verão seguinte. Ela quebrou duas vezes tentando fazer sucesso com o negócio de restaurantes.

maryfild3

Ainda assim, ela tinha seus amigos. Ela sempre foi bem-vinda no hotel local. Em 1910, quando R.B. Glover alugou o New Cascade Hotel de Kirk Huntley, uma estipulação para a transação era que todas as refeições para Mary Fields seriam oferecidas gratuitamente pelo resto de sua vida. Quando seu negócio de lavanderia e sua casa pegaram fogo em 1912, os habitantes da cidade se reuniram e construíram uma nova casa para ela. Mary Fields adotou o time de beisebol Cascade como seu. Para cada jogo, ela preparava buquês de flores para cada jogador em seu próprio jardim, com buquês maiores reservados para rebatedores home-run. Qualquer homem falando mal da equipe local na presença dela poderia esperar um buquê de nós dos dedos em seu rosto.

Fields cuidou da maioria das crianças da região por US $ 1,50 a hora e depois gastou a maior parte do dinheiro que ganhou comprando guloseimas para as crianças. Foi nessa época que um garotinho, visitando de Dearborn, Mont., A notou. O menino, um nativo de Montana chamado Gary Cooper, mais tarde se lembraria dela com carinho em uma história que escreveu sobre ela em 1959 para a revista Ebony, no final de sua carreira de ator e de sua vida. Cooper morreu em 1961. Charlie Russell, o artista caubói, morou em Cascade por um breve período e apresentou Mary Fields em um desenho a bico de pena de 1897 que ele compôs chamado A Quiet Day in Cascade, que mostra ela sendo derrubada por um porco e derramando um cesta de ovos de galinha.

Sentindo que estava perto da morte em 1914, e não querendo se tornar um fardo para seus amigos, Fields tentou fugir silenciosamente com alguns cobertores para morrer no mato alto perto de sua pequena casa de dois cômodos. Lester Munroe e seus três irmãos estavam brincando nas proximidades e encontraram Fields, que cuidara de todos eles, deitado no mato. Ela foi levada para o Hospital Columbus em Great Falls. Quando ela morreu, alguns dias depois, não faltaram carregadores para a forte, mas amável mulher negra que fizera amizade com gerações de crianças locais. Ela foi enterrada em um pequeno cemitério ao lado da estrada entre Cascade e a Missão de São Pedro, que ela havia viajado tantas vezes durante sua vida.

Fonte: https://www.historynet.com/