PESSOAS ESPECIAIS

A Fascinante Saga de Yasuke: O Samurai Africano que Conquistou o Japão do Século 16

samuraiafri topo2019 - Há aproximadamente 500 anos, um homem alto e originário da África desembarcou no solo japonês. Ele viria a se tornar o primeiro estrangeiro a atingir a distinção de um samurai. Sua vida é agora o foco de interesse em dois filmes em produção em Hollywood. Reconhecido como Yasuke, este indivíduo foi um combatente que alcançou a posição de samurai sob o governo de Oda Nobunaga, um poderoso senhor feudal japonês do século XVI que é reconhecido como o primeiro dos três unificadores do Japão. Em 1579, a chegada de Nobunaga a Quioto, a capital da nação naquela época, causou tamanho alvoroço que as pessoas se ...

aglomeraram para vislumbrá-lo, de acordo com as palavras do historiador Lawrence Winkler. Lamentavelmente, alguns fãs faleceram em meio à multidão. No espaço de um ano, Yasuke conquistou seu lugar entre as fileiras de elite dos guerreiros japoneses, os samurais.

Rapidamente, ele se tornou fluente na língua japonesa e combateu ao lado de Nobunaga em batalhas. "Ele tinha uma altura de 6 shaku e 2 sun, aproximadamente 1,88 metros, com uma pele escura como o carvão", conforme registrado em um diário de 1579 por Matsudaira Ietada, um colega samurai. Para efeito de comparação, a estatura média de um homem japonês em 1900 era de 1,57 metros, o que destaca a notável estatura de Yasuke em relação à maioria dos habitantes japoneses no século XVI, quando a nutrição era frequentemente precária.

Transformação em um Combatente

Não existem registros sobre a data ou local de nascimento de Yasuke. A maioria dos historiadores alega que ele nasceu em Moçambique, embora haja algumas sugestões de outros países, como Etiópia ou Nigéria. Contudo, o que se pode afirmar com certeza é que Yasuke chegou ao Japão em companhia de um jesuíta italiano chamado Alessandro Valignano, que liderava uma missão de inspeção. O nome de Yasuke emerge na história apenas entre os anos de 1579 e 1582. Enquanto alguns especialistas especulam que ele era um escravo, é difícil estabelecer com absoluta certeza seu status naquela época. Os cineastas Floyd Webb e Deborah DeSnoo, que estão atualmente trabalhando em um documentário sobre Yasuke, argumentam que as alegações de que ele era um escravo carecem de fundamentação sólida, no mínimo. A maioria dos samurais iniciava seu treinamento desde a infância.

Laços com o "Senhor da Guerra"

Logo após sua chegada ao Japão, Yasuke teve seu primeiro encontro com Nobunaga, o chefe dos samurais, e despertou sua atenção, de acordo com os cineastas. Isso se deu em razão de sua notável habilidade na comunicação. Yasuke já dominava a língua japonesa, o que facilitou a boa relação entre os dois, como menciona o acadêmico Thomas Lockey, autor de um livro sobre o samurai negro. Floyd Webb, por sua vez, acredita que, devido à proficiência de Yasuke no idioma japonês, ele conquistou o apreço dos japoneses. Webb argumenta que Yasuke se diferenciava dos jesuítas, que tinham uma missão religiosa no Japão. Há relatos de que Nobunaga orientou seu sobrinho a oferecer a Yasuke uma quantia em dinheiro no primeiro encontro entre eles.

O Interesse de um Escritor O escritor franco-marfinense Serge Bile ficou profundamente intrigado com a extraordinária ascensão de Yasuke, a ponto de escrever um livro sobre esse guerreiro. "É parte do enigma que envolve esse personagem. É isso que me fascina", afirmou Bile à BBC News. O guerreiro africano e o líder militar japonês tinham interesses em comum. Nobunaga era um ávido apreciador das artes marciais, dedicando muito tempo à prática delas. Além disso, ele possuía uma personalidade excêntrica, vestindo roupas de estilo ocidental e preferindo a companhia de pessoas altamente disciplinadas e intelectuais, de acordo com Webb.

"[Yasuke] carregava o espírito guerreiro", declara Webb. Ele compreendia profundamente a cultura japonesa e tinha um apreço por dança e Utenzi, uma forma histórica de poesia narrativa suaíli que celebra feitos heróicos, conforme acrescenta Webb. Isso sugere que Yasuke poderia ter nascido em Moçambique, como sugerem alguns historiadores, já que o suaíli ainda é falado em partes do norte do país. De maneira semelhante, Nobunaga tinha grande interesse no Noh Drama, uma forma clássica de drama musical japonês, e era amplamente reconhecido como um patrono das artes. Nobunaga apreciava a companhia de Yasuke e o considerava parte de sua família. O africano estava entre um seleto grupo autorizado a compartilhar refeições com ele. "Nobunaga elogiou a força e a estatura de Yasuke, afirmando que ele tinha a força de dez homens", relata DeSnoo.

"A Lenda Perdura"

Quando Nobunaga outorgou a posição de samurai a Yasuke, a concepção de um guerreiro de origem não japonesa representava algo completamente inovador. Posteriormente, outros estrangeiros igualmente conquistariam tal título. Como o primeiro samurai de procedência estrangeira, Yasuke participou de diversas batalhas cruciais ao lado de Oda Nobunaga. Ele também estava presente na noite fatídica em que um dos comandantes de Nobunaga, Akechi Mitsuhide, se voltou contra o líder e o confinou em um dos aposentos de seu palácio. Nobunaga, então, pôs fim à sua própria vida através do ritual de seppuku, solicitando a Yasuke que o decapitasse e levasse sua cabeça e a espada a seu filho, como nos relata o historiador Thomas Lockley. Essa ação denotava uma confiança extraordinária.

A saga de Yasuke encontra seu desfecho logo após esse episódio, no ano de 1582. A queda de Nobunaga pelas mãos de um general traidor levou ao exílio do primeiro samurai negro, possivelmente o vendo retornar a uma missão jesuíta em Quioto. Ainda que permaneçam desconhecidos o seu destino e os últimos anos de sua vida, Yasuke persiste na imaginação daqueles que cresceram lendo o renomado livro infantil Kuro-suke (sendo "kuro" o termo que se traduz como "negro" em japonês), escrito por Kurusu Yoshio. A obra dramatiza a vida de Yasuke e se encerra com um tom agridoce: após o suicídio de Nobunaga, Kuro-suke (Yasuke) é levado a um templo onde sonha com seus pais na África e derrama lágrimas. Em maio, a revista de entretenimento Variety relatou que o ator Chadwick Boseman, famoso por sua atuação em Pantera Negra, está previsto para representar Yasuke em um próximo filme. Este será o segundo filme de Hollywood atualmente em produção que aborda a vida de Yasuke. Quase cinco séculos após, sua notável trajetória para a época ainda continua a cativar e inspirar as pessoas.

REFERENCIAS: G1

                        BBC

                        FACEBOOK

                        YOUTUBE