SÍMBOLOS E OBJETOS

Olho Grego

grego1Olho do Oriente (olho grego ou turco) remonta à antiguidade, onde os Turcos acreditavam que um mau olhado podia trazer má sorte e para isso nada melhor que um talismã para se proteger. Este olho é chamado de Nazar Boncugu e ele é adesivado à peça. Protege contra o mal e atrai boa sorte. Caso o olho se quebre, ele deve ser jogado fora e substituído por um novo. O Olho Grego é um antigo talismã contra a inveja e o mal olhado. O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal.  O olho grego, ou olho turco, tem sua origem mais conhecida nos países árabes, e migrou para os povos que tinham contato com eles, como Grécia, norte da África, etc. Ele está sempre ligado a proteção, a afastar a negatividade, e a "absorver" o mal olhado para ele, impedindo que atinja a pessoa...

Leia também - Yantra

O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk.  Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez ... havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo" (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme !" No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco. Como um exemplo desta superstição vou contar uma outra história...

Olho do Oriente (olho grego ou turco) remonta à antiguidade, onde os Turcos acreditavam que um mau olhado podia trazer má sorte e para isso nada melhor que um talismã para se proteger. Este olho é chamado de Nazar Boncugu e ele é adesivado à peça. Protege contra o mal e atrai boa sorte. Caso o olho se quebre, ele deve ser jogado fora e substituído por um novo. O Olho Grego é um antigo talismã contra a inveja e o mal olhado. O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal. O olho grego, ou olho turco, tem sua origem mais conhecida nos países árabes, e migrou para os povos que tinham contato com eles, como Grécia, norte da África, etc. Ele está sempre ligado a proteção, a afastar a negatividade, e a "absorver" o mal olhado para ele, impedindo que atinja a pessoa... O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk.  Mas o que esta atrás desta superstição turca ? Era uma vez ... havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo" (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme !" No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco. Como um exemplo desta superstição vou contar uma outra história.

Uma mulher dá a luz a uma criança saudável com bochechas rosadas e todos os vizinhos vão visitar o bebê. Fazem muitos elogios ao bebê, comentando especialmente como ele é saudável. Depois de algumas semanas o bebê fica doente. Nenhuma explicação pode ser dada para a doença do bebê. Isso é descrito como "Nazar". Os elogios feitos a uma parte específica do corpo pode resultar em "Nazar". Por isso as mães turcas colocam um amuleto de olho gordo nas roupas das crianças. Se este amuleto de mal olhado é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu a criança e imediatamente um novo amuleto é colocado para substitui-lo.

Assim a idéia do amuleto é proteger sua casa, seu escritório ou as pessoas que você gosta.O amuleto de nazar pode ser visto nos táxis, fixados à roupa dos bebês, nos edifícios, nas entradas das casas de kebap, e até nos websites. Se você quiser usa-lo em sua casa você deve pendurá-lo na entrada da casa, assim toda visita poderá vê-lo. Se você quiser ter um com você, o mais comum é ter um dentro da sua bolsa ou carteira. Você pode também dependurar um amuleto com um alfinete na sua roupa ou usar colares, pulseiras, brincos em diversos formatos.

Leia também - Pirâmide de Tao

Os turcos acreditam que com o amuleto do olho gordo você estará protegido e toda a energia ruim estará dirigida ao amuleto e não atingirá você. Nenhuma energia ruim lhe atingirá desde que você seja protegido com amuleto de nazar boncuk. Você tem um bebê recem nascido ? Comprou um carro novo ? Construiu ou mudou-se para um edifício ou escritório novo ? Está preocupado com o que seus "amigos" pensam da sua boa posição ? A proteção do nazar é usada para qualquer coisa nova ou que possa atrair qualquer elogio. Os Turcos pensam que qualquer elogio pode inclui conscientimente ou inconscientimente uma inveja e ressentimento. O amuleto do mal olhado reflete o mal olhado na pessoa que o enviou. O amuleto se assemelha a um olho e a sua cor azul típica é um fator em proteger o usuário.