SÍMBOLOS E OBJETOS

11 símbolos de filmes e games: descubra a história de cada um

simbol12Filmes e jogos são duas coisas que não podem faltar na vida dos seres humanos, mas você já se perguntou qual o simbolismo ou como foram criadas as logomarcas das maiores franquias? Pensando nisso, nós fizemos uma listinha com 11 símbolos de filmes e games que qualquer pessoa consegue identificar. São figuras que fizeram/fazem bastante sucesso e estão gravadas no imaginário popular. Vem conferir tudo!

 

 

 

Símbolos de Filmes

1. Smiley Ensanguentado

sibol1

Esse símbolo se tornou muito conhecido através do personagem ''O Comediante'', da série de quadrinhos ''Watchmen'', mas também é uma figura independente, que aparece na história em momentos importantes. Segundo os criadores da banda desenhada, Gibbons e Moore, ela simboliza a junção do mundo imaginário, dos quadrinhos, por conta da carinha feliz, com o mundo real, que é a mancha de sangue. Até mesmo a ideia da banda desenhada é criar um universo onde os super-heróis são mais humanizados, mais reais.

2. Bat-sinal

sibol2

O principal símbolo de um dos maiores super-heróis da história dos quadrinhos, amado por milhares de pessoas, é o Bat-sinal. Representando um sinal de alerta e um pedido de socorro, ele é utilizado pela polícia de Gotham City para chamar a atenção de Batman, quando algo está errado ou quando algum vilão está atacando a cidade. Tendo sido modificado ao decorrer desses mais de 70 anos, a figura é uma estilização de um morcego, já que o super-herói é o Homem Morcego.

3. ‘’S’’ em Superman

sibol3

e tem um símbolo que praticamente todas as pessoas conseguem reconhecer, é o ‘’S’’ estampado no peito do Super Homem, um super herói criado para os quadrinhos por Jerry Siegel e Joe Shuster nos anos 30. Com diversos significados, a figura primeiramente foi criada para representar o nome Superman. No filme ‘’Superman: The Movie’’, de 1978, o símbolo aparece como um brasão da família da Casa de El. O mais recente significado foi apresentado em 2004, na série em quadrinhos chamada ‘’Superman: Legado das Estrelas’’, na qual Mark Waid diz que o ‘’S’’ é um símbolo kryptoniano que significa esperança.

4. Frota Estelar

sibol4

Um símbolo que se tornou sinônimo de Star Trek foi o da Frota Estelar. Amado e reverenciado por milhares de pessoas, Jornada nas Estrelas é um universo de ficção científica, na qual a frota é uma agência para defender e fazer pesquisas sobre a Federação dos Planetas Unidos. É importante esclarecer que existem diversas insígnias na série de tv, ou seja, além do símbolo que se tornou mais famoso, há outros que especificam o serviço de cada pessoa na agência. Todas as insígnias apresentam a forma de um delta com outro símbolo que se diferencia dentro. O designer William Ware Theiss e o criador de Star Trek, Gene Roddenberry, se inspiraram nas logos antigas da NASA e da UESPA (United Earth Space Probe Agency) para criar a figura. O delta com uma estrela alongada dentro é carregada no uniforme pelas pessoas que estão na divisão de comando.

5. Caveira

sibol5

Frank Castle ou mais conhecido como ‘’O Justiceiro’’ é um anti-herói da Marvel, que usa uma caveira branca gigante estampada em sua blusa, a qual se tornou um símbolo reconhecido mundialmente. Quem já assistiu ou leu algo sobre esse personagem sabe o quão violento ele é, utiliza a agressão extrema como uma forma de combater o crime, por conta disso a caveira é o símbolo ideal para Frank. Ela simboliza, de forma geral, perigo e morte. É uma forma do Justiceiro se proteger contra os seus inimigos e se infiltrar nas áreas urbanas perigosas, além dele ser o próprio perigo.

6. Águia e Escudo

sibol6

A organização secreta S.H.I.E.L.D ou "Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão", leva a águia e o escudo como a sua logomarca. É uma agência americana, muito mais forte do que a CIA, o FBI, entre outras, criada por Stan Lee e Jack Kirby na antologia ‘’Strange Tales’’. Não se sabe ao certo a origem e criação do símbolo, porém a palavra ‘’shield’, traduzida para o português, quer dizer escudo. Já a águia é o emblema nacional dos Estados Unidos, representando poder, força e autoridade.

7. Proibido Fantasmas

sibol7

Esse símbolo é muito conhecido mundialmente, principalmente por quem sentou na cadeira do cinema, nos anos 80, para assistir o filme ‘’Caça-Fantasmas’’ de Ivan Reitman. Misturando três atores geniais e um tom humorístico, o filme é visto até os dias de hoje, mas vocês sabem como foi a criação do símbolo principal? Desenhado por Michael C. Gross, a figura era para estar presente somente no carro e em alguns outros adereços cenográficos, porém ganhou bastante fama. Querendo fazer algo mais simples, ele desenvolveu um fantasma um pouco mais amigável dentro do símbolo universal de proibido, ou seja, com os caça-fantasmas sua casa está livre de qualquer espírito ou espectro.

8. OCP

sibol8

Esse sendo um dos símbolos mais interessantes do cinema, provém do filme Robocop, como uma logomarca da megacorporação ‘’Omni Consumer Products’’, mas você já se perguntou qual o simbolismo por trás dela? A figura é formada por três octógonos com linhas espessas, que possuem uma quebra em cada um para formar as siglas OCP. O ‘’O’’ é o octógono que abrange as outras duas letras, primeiro o ''P'' e por último o ''C''. Como é visto no filme, essa empresa administra praticamente todos os setores públicos da sociedade, como, hospitais, prisões, fazem investigação militar e espacial. Omni sendo traduzido para o português é Oni, que quer dizer ‘’todo’’, ou seja, ela é como Deus, onipresente, onipotente e onisciente.

sibol8a

Essa multinacional é criada para realizar uma crítica social, pois não se importa com nada além de dinheiro e poder, muito menos com as consequências dos seus produtos nas pessoas. É a tradução da desumanização. Por conta disso, as sua logomarca tem um visual totalmente corporativo e militar, podendo ter sido baseada em logos de bancos e até mesmo na estrutura forte do pentágono.

9. Caveira e Tentáculos

sibol9

Como uma organização criada pela Marvel Comics, o surgimento da Hydra é um pouco confuso, assim como a sua história e o seu símbolo são marcados por mistério. Sendo o lado sombrio da força, contrária a organização boazinha S.H.I.E.L.D, ela é formada pelo ex-líder nazista Barão Wolfgang von Strucker, com o intuito de conquistar o mundo, construindo um exército forte e resiliente. Não se sabe ao certo a origem do símbolo, composto por uma caveira e seis tentáculos. É dito que a caveira simboliza o perigo, o mal e a morte, conceitos relacionados à organização. Também apresenta correlação com um posterior líder da Hydra, o Caveira Vermelha. Já os tentáculos podem simbolizar resiliência, já que os polvos conseguem deixar um tentáculo sair e dias depois nasce outro. Assim como a história mitológica da Hidra de Lerna, quando uma cabeça sua era cortada, logo nascia outra.

Símbolos de Games

10. Guarda-Chuva Vermelho

sibol10

Quase todas as pessoas quando olham para esse símbolo lembram logo da série de jogos de horror Resident Evil. Ele diz respeito à megacorporação chamada de ''Umbrella Corporation''. Não se sabe ao certo a origem dessa figura e nem o porquê de ser representada por um guarda-chuva vermelho, a hipótese é que como a corporação é da indústria farmacêutica, fazendo testes na área biológica, quer passar o simbolismo de proteção e cuidado, assim como o objeto. Como o jogo foi criado por um japonês, Shinji Mikami, a cor vermelha pode ter diversos significados, pois é muito presente na cultura do Japão. Pode simbolizar a proteção contra doenças, a junção do vermelho com o branco pode representar boa sorte, entre outros.

11. Dragão Chinês

sibol11

E que a verdade seja dita, quem não ama dragões? Misturado com um dos melhores jogos de luta dos anos 90, chamado ''Mortal Kombat'', fica ainda mais irado! Então qual a razão da série de jogos apresentar um dragão como símbolo? Inspirado na cultura chinesa, utilizou um dos principais seres mitológicos dela para fazer a logomarca. O dragão simboliza poder, força e glória na cultura e mitologia da China, além de ter associação com imperadores e anciões.

 

Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/