Símbolo do Karma

    simkar1O Símbolo do Karma ou Nó do Infinito é uma figura composta por linhas retas e entrelaçadas, as quais não possuem nem começo e nem fim. Faz parte dos oito símbolos auspiciosos do budismo, principalmente o tibetano, simbolizando a infinita sabedoria e compaixão de Buda, além de ter conexão com o sentido de causa e efeito. O Nó do Infinito, também chamado de ‘’Nó sem fim’’ ou ‘’Nó Glorioso’’, integra a iconografia indiana, tendo sido criado para identificar um dos vários ensinamentos de Buda. É bastante popular em países como o Tibete, o Nepal e a China, podendo mudar de significado em cada país.

    Ele também é considerado o Símbolo do Karma, pois este nome provém de uma antiga língua indiana, o sânscrito, e significa ação. O budismo, o hinduísmo e o jainismo se baseiam na crença de que toda ação terá a sua reação. O indivíduo colhe o que ele planta. A religião budista acredita no renascimento, ou seja, que a vida é um ciclo infinito, onde se morre e se renasce, por conta disso este símbolo representa o caráter ilusório do tempo, que é permanente. Ele também simboliza os fenômenos da vida, que são interdependentes, participando de um ciclo cármico.

    O Símbolo do Karma e o conceito de Samsara

    Samsara é um conceito do budismo que significa ''a roda ou ciclo da existência'', possuindo relação direta com o Nó do Infinito.

    simkar2

    Leia também - Abracadabra

    Essa é uma pintura tibetana da roda da existência e dos seis reinos de Samsara by Stephen Shephard. Segundo as teorias budistas cada indivíduo passa pelo ciclo infinito e contínuo de nascimento e morte, vagando pelos seis reinos da existência. Dependendo de como a pessoa tenha agido na vida presente, se foram ações positivas ou negativas, afetará intimamente no seu renascimento e vida posterior. A forma como o ser humano age terá consequências na sua própria vivência.

    Tatuagem do Símbolo do Karma

    Muitas pessoas são adeptas à religiões do oriente, principalmente ao budismo. Por conta disso, querem marcar de alguma forma os ensinamentos e crenças que significam muito para elas, optando por fazer uma tatuagem. As tatuagens do Símbolo do Karma podem querer simbolizar o princípio de que toda ação tem a sua reação.

    Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco