SÍMBOLOS E OBJETOS

Símbolo africano: AYA

simbolafri1O símbolo Aya faz parte de um conjunto de símbolos africanos conhecidos como Adinkra e está relacionado a resistência e superação. As formas da imagem foram desenhadas com o objetivo de lembrar uma samambaia, uma planta muito antiga que cresce nos locais mais adversos e que, por isso, é usada como símbolo de força e perseverança. Os símbolos africanos Adinkra e o significado de Aya . Os símbolos Adinkra, 48 no total, fazem parte da cultura Akan, que prevalece em países como Costa do Marfim, Togo e Gana. O Aya, assim como outros símbolos Andrika, são muito utilizados em tatuagens e também em tecidos e cerâmicas típicas desses países africanos.

A simbologia da Aya se refere a ideia de superação e perseverança. O símbolo é representado por uma imagem que lembra a samambaia. Por causa da sua condição de resistir a solos secos e falta de água, a planta é conhecida por sua capacidade de adaptação a condições adversas. E é exatamente a este significado que o Aya está associado: alguém que passou por grandes desafiou e venceu cada um deles, alguém que é capaz de florescer nos sólidos mais áridos. O símbolo também traz em si a ideia de coragem e ousadia, independente das circunstâncias.

A planta

O fato do símbolo Aya ser representado pela samambaia é devido ela ser delicada, porém resistente e com capacidade de florescer nos mais diversos tipos de ambientes. Portanto, quando uma pessoa usa este símbolo, ela passa a ideia de que sofreu e passou por diversidades, mas que no final prevaleceu. Ademais, a samambaia é uma planta bastante antiga, bem antes da existência dos dinossauros, provavelmente um dos primeiros ser vivos a habitar o planeta.

REFERENCIAS:  SIMBOLISMO MUNDIAL

                        YOUTUBE

                        MISTÉRIOS E MITOS

                        ÁFRICA HOJE