SÍMBOLOS E OBJETOS

Desvendando a Cruz do Enxofre: Origens e Simbologia Oculta

cruzenxo1Um dos emblemas most associados ao Satanismo nos dias atuais é a Cruz do Enxofre. Ela também está ligada a Leviatã, conhecido como o 'Demônio das Águas do Oeste', bem como à serpente do abismo que liga Satã a Lilith (representando o Fogo e a Terra, respectivamente). No entanto, sempre achei essa conexão um tanto peculiar, levando-me a realizar pesquisas sobre o próprio símbolo. Os resultados e conclusões que obtive podem ser de interesse para aqueles que desejam empregar a simbologia mais precisa em seus rituais e meditações. Vamos explorar mais a fundo:

A origem desse símbolo remonta a outro emblema que é notavelmente distinto. A Cruz de Lorraine, um símbolo amplamente utilizado pelos cristãos na França, tem suas raízes no Império Húngaro e foi adotada inicialmente por Béla III, um monarca que a incorporou do Império Bizantino. O duque de Lorraine, Renée II, a adotou como seu símbolo pessoal, alegando que era uma herança de seus antepassados, sendo conhecida como 'Croix de Anjou'. Quando representada com os braços inferiores mais longos que os superiores, isso indicava o patriarcalismo da família. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Cruz de Lorraine teria sido utilizada pelas forças francesas como um símbolo de oposição à suástica nazista.

cruzenxo2

O uso da monarquia, sem dúvida, serviu de inspiração para os Alquimistas na Idade Média. É comum que os símbolos encontrados na heráldica sejam adotados como representações simbólicas mais elaboradas em comparação com os símbolos comumente utilizados. Afinal, a magia desfrutava de prestígio, e é incontestável que o clero e a nobreza desempenhavam um papel significativo nas chamadas 'ciências ocultas'. Foi talvez em um desses intercâmbios que os alquimistas adotaram uma versão mais complexa da Cruz de Lorraine como uma alternativa para representar o Enxofre, que normalmente era representado como um simples triângulo ígneo sobreposto a uma cruz terrestre. O enxofre, conhecido como Brimstone, afinal, é a combinação de ambos elementos: Fogo e Terra.

Sendo diametralmente oposto ao Mercúrio, o Enxofre é caracterizado como seco, masculino e ativo. Juntos, eles são considerados os 'pais de todos os metais'. O Enxofre é visto como um elemento 'primo' do Sal e complementar ao Mercúrio, e os três elementos formam a base para os outros elementos alquímicos, surgindo através de suas distinções, destilações e outros processos de mistura e separação que a alquimia emprega para criar elementos, metais e realizar transmutações.

Além disso, o Enxofre também está associado a punições. Talvez devido ao seu odor pungente ou à sua fácil combustão, ele é ligado a figuras bíblicas metafóricas, como o 'lago de enxofre', que poderia ser descrito como o Inferno. Nas proximidades de Israel e de outras regiões circundantes da Palestina, existem grandes depósitos de enxofre, o que pode ter inspirado os autores bíblicos a elaborar histórias como a destruição de Sodoma e Gomorra pelo enxofre. Daí a associação com a punição e com a transformação árdua do adepto. Imagine um autor antigo observando um elemento sólido que, quando exposto ao fogo, primeiro se torna líquido e, em seguida, se dissipa em fumaça com um forte odor desagradável. Não é surpreendente que tais histórias em torno desse elemento tenham surgido.

cruzenxo3
(lago salgado com depósito de enxofre natural, na Etiópia)

É igualmente interessante analisar que os tremores de terra, erupções vulcânicas e intensa radiação solar, combinados com a presença de enxofre, contribuem para a criação de uma paisagem que é familiar para aqueles que têm conhecimento do estereótipo de um ambiente infernal, amplamente difundido na sociedade. O enxofre é um elemento perigoso que resulta na formação de substâncias ácidas e emissão de fumaça tóxica, portanto, essa associação não é fruto do mero acaso. No entanto, a associação direta com o 'Demônio' é um fenômeno relativamente recente. Antes disso, a cruz do enxofre nunca tinha sido associada a cultos demoníacos ou qualquer coisa semelhante. A cruz sempre foi e continua sendo um símbolo ligado ao enxofre, que é considerado o elemento relacionado à evolução da alma humana. Anton LaVey, ele próprio, reconheceu que a utilizou em seu livro apenas como uma espécie de "adorno sombrio," sem se aprofundar em seu significado. Ele se interessou pela cruz devido à associação feita por pessoas leigas ou ignorantes com a 'cruz do diabo.'

A Cruz do Enxofre nunca foi associada a Satã, e muito menos a Leviatã (que está relacionado à água e, portanto, ao mercúrio na alquimia). Na realidade, ela simboliza a transmutação da alma humana ao longo da escala que envolve os elementos 'Sal -> Mercúrio -> Enxofre,' por meio de vários processos mentais. Ela representa o conceito de 'Übermensch' de Nietzsche e os estágios superiores da evolução do Ser.

Entretanto, como qualquer símbolo, ele não é apenas feito de sua forma física, mas também de seu significado, e esse significado pode ser transformado da mesma forma que aqueles que o utilizam passam por transformações. Com o tempo, pode-se perceber que a cruz do enxofre não tem relação com as entidades mencionadas e, se necessário, substituí-la. Portanto, se, para você, caro leitor, esse símbolo o conecta com a ideia de Leviatã ou Satã, sinta-se à vontade para usá-lo. Caso contrário, continue sua busca e efetue uma mudança. Troque o símbolo e transforme sua própria essência.

REFERENCIAS:  YOUTUBE

                         SÍMBOLOS OCULTOS DO MUNDO

                         DREAMSTIME

                         OCULTIMO MUNDO