Símbolos de Perigo Químico ou Alerta

    simbol tipoOs símbolos de perigo químico são pictogramas colocados em produtos químicos, venenos, substâncias inflamáveis e radioativas, já os símbolos de alertas são usados como placas ou sinalização de estradas, porém todos servem de alerta universal. Todos simbolizam perigo e a possibilidade de morte. Podem ter fundos com cores diferentes e terem sido modificados ao decorrer dos anos, mas foram criados justamente como pictogramas para que todas as pessoas de idiomas diversos possam reconhecê-los.

     

     

     

     

     

    1. Explosivo

    simbolperi1

    Esse símbolo apresenta a sigla ''E'' e representa objetos ou materiais que possuem substâncias instáveis, ou seja, elementos com uma grande quantidade de energia, que se sujeitos à luz, ao calor, ao som ou à pressão produzem uma explosão. Simboliza instabilidade e degradação. Os primeiros povos que utilizaram explosivos para a guerra foram os chineses. Eles construíram uma espécie de foguetes de bambu com pólvora para assustar os seus inimigos e a cavalaria deles. Exemplos de materiais explosivos: Pólvora, Dinamite, TNT, Nitroglicerina, entre outros.

    2. Corrosivo

    simbolperi2

    As substâncias corrosivas são aquelas que ao entrar em contato com um material ou objeto, destroem ou danificam ele através de uma reação química. Esse símbolo apresenta a sigla ''C''. Causam corrosão em objetos inanimados ou queimaduras em tecidos vivos, por exemplo. Simboliza destruição e deterioração. Alguns ácidos quando são inalados também podem prejudicar o sistema respiratório. Exemplos de substâncias corrosivas: Ácido Sulfúrico e Ácido Fluorídrico.

    Leia Também - A Pedra Misteriosa de Winnipesaukee

    3. Inflamável

    simbolperi3

    Os materiais combustíveis e inflamáveis estão nessa categoria. Os primeiros são substâncias que sofrem combustão ao entrar em contato com o ar e os segundos são produtos que ao entrar em contato com a temperatura ambiente ficam em chamas. Essa figura pode simbolizar perigo de incêndios, explosões ou queimaduras graves. Os produtos que estão nessa categoria são, por exemplo, gasolina, etanol e acetona. Esse símbolo apresenta a letra ''F'' como sigla.

    4. Tóxico

    simbolperi4

    O símbolo tóxico é composto por uma caveira com ossos cruzados e representa ameaça e substâncias venenosas. Ele apresenta a sigla ''T''. Essa figura passou a ser usada em rótulos de frascos de veneno, de substâncias venenosas e de produtos químicos perigosos a partir de 1850, depois que o Estado de Nova Iorque validou uma lei, em 1829, que obrigava que esses produtos apresentassem rotulagem. Essas substâncias ao entrar em contato com o ser humano através da inalação, ingestão ou contato, podem causar queimaduras, intoxicação e em alguns casos morte. Exemplos de produtos tóxicos: Amônia e Dissulfeto de Carbono.

    5. Sinal de Atenção

    simbolperi5

    Esse sinal é uma indicação de algum potencial perigo, como um obstáculo ou alguma obra que está sendo feita e as pessoas precisam prestar mais atenção. Essa figura simboliza problema e atenção. Pode ser posto para sinalizar alguma obra ou obstáculo no trânsito e até mesmo para pedestres.

    Leia Também - Símbolo do Superman

    6. Alta-Tensão

    simbolperi6

    O símbolo que é usado para representar a alta-tensão tem correlação com a energia elétrica e com a alta voltagem que ela produz em certas situações, que ao entrar em contato com o ser humano pode causar ferimentos graves, ataque cardíaco, queimaduras e morte. A figura simboliza eletrocussão. A alta voltagem é normalmente utilizada para aplicações industriais, militares e científicas. É dito que uma certa transmissão de energia tem alta potência quando apresenta uma voltagem de cerca de 35.000 volts.

    7. Radiação Ionizante

    simbolperi7

    Esse tipo de radiação é composta por ondas eletromagnéticas que apresentam energia suficiente para fazer com que os elétrons se desprendam dos átomos e das moléculas, ionizando esses dois. Essa figura simboliza um grande risco à saúde. Os exemplos mais conhecidos dessa radiação são os raios X, usados para fins medicinais, além das radiações alfa (α), beta (β) e gama (γ). No sentido mais geral a exposição à radiação ionizante pode ser letal para o ser humano. Dependendo do tipo, pode causar o mau funcionamento ou morte das células, além da grande possibilidade de aparecimento de câncer após anos ou décadas. Exemplos de elementos naturais radioativos: Urânio, Rádio e Tório.

    8. Radiação Não-Ionizante

    simbolperi8

    Ao contrário da radiação ionizante, a não-ionizante não possui força suficiente para desprender os elétrons dos átomos e das moléculas, somente apresenta força para excitá-los, por conta disso é uma radiação de baixa frequência e energia. Os exemplos de materiais que emitem esse tipo de radiação são as ondas de rádio, telefones celulares, micro-ondas, redes wi-fi, entre outros. Essa figura simboliza um perigo menor. Os efeitos causados por esse tipo de radiação nos seres humanos ainda são bastante estudados, alguns especialistas a consideram possivelmente causadora de câncer a longo prazo.

    9. Risco Biológico

    simbolperi9

    Esse símbolo se refere à substâncias biológicas que apresentam riscos à saúde dos organismos vivos, em especial dos seres humanos. Esse símbolo foi criado por Charles Baldwin, em 1966, para indicar todos os perigos biológicos. Os exemplos dessas substâncias são frascos que contêm algum tipo de micro-organismo, vírus ou toxina, por isso a figura é posta em lixos hospitalares. Simboliza um risco para o meio ambiente e seres vivos.

    Leia Também - Qual o significado do anel de tucum usado por muitos religiosos?

    10. Perigoso para o Meio Ambiente

    simbolperi10

    Esse símbolo representa uma ameaça ou perigo para o meio ambiente. São substâncias tóxicas ou biológicas, além de agentes químicos, que ao serem liberados no ecossistema causam danos a curto ou longo prazo. Pesticidas, agrotóxicos, metais pesados, resíduos tóxicos, produtos químicos de uso doméstico, são alguns exemplos de poluentes do meio ambiente. Eles deterioram a natureza e proporcionam efeitos negativos posteriores aos seres humanos. Essa figura apresenta a sigla ''N'' como representação.

    Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/

     

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco