SÍMBOLOS E OBJETOS

A Magia do Relógio Astronômico de Praga: Tempo e Tradição

reloastro topoO magnífico relógio celeste de Praga, criado pelo relojoeiro Mikuláš, não apenas encanta os olhos, mas também é um dos mais antigos e intricados relógios já confeccionados em todo o mundo. Situado na fachada da Prefeitura, tornou-se uma das principais atrações de Praga. Além de registrar o passar das horas, esse notável artefato também oferece informações sobre as fases lunares e o movimento estelar. Essa maravilha foi instalada em 1410 e posteriormente restaurada em 1490 pelo relojoeiro Mestre Hanuš. Durante muitos séculos, erroneamente atribuiu-se a ele a autoria do relógio, até que, em 1961, um documento revelou a verdadeira história por trás de sua criação. O relógio se compõe de três elementos primordiais: uma esfera astronômica que indica a hora, a posição do sol e da lua; uma esfera com medalhões que representam os meses; e um mecanismo que, a cada hora, encena a procissão dos Doze Apóstolos para deleite dos espectadores.

Estatuetas em movimento - Diariamente, entre 8h e 20h, todo o mecanismo ganha vida. Além do movimento mecânico dos apóstolos, há outras pequenas figuras que se movem na parte externa do relógio. Elas simbolizam algumas das preocupações mais prementes dos habitantes de Praga na atualidade: avareza, vaidade e morte. Desde o século XVI, o mecanismo que marca o tempo foi alvo de inúmeras restaurações e reparos. A última grande restauração ocorreu em 1865, o mesmo ano em que os apóstolos foram adicionados ao relógio.

O relógio astronômico de Praga exibe várias medidas de tempo, incluindo a hora astronômica, a hora do centro da Europa, a hora antiga da República Tcheca e, de forma única, a hora babilônica. Naturalmente, uma lenda envolve essa obra histórica e singular. Após concluir a construção do relógio, o Mestre Hanuš, segundo a tradição, teria sido cegado pelas autoridades da cidade para evitar que replicasse sua obra-prima em outro lugar ou criasse algo ainda mais grandioso. Conta-se que, como ato de vingança, ele danificou o relógio pouco antes de seu falecimento e proferiu uma maldição sobre ele. Conforme a lenda, todos os homens que tentaram reparar o relógio enlouqueceram ou pereceram, embora, como é comum nas lendas, a realidade dos eventos permaneça envolta em mistério.

O Relógio Celestial A esfera superior da Torre do Relógio abriga o próprio Relógio Celestial. Sua finalidade não é apenas indicar a hora, mas também representar as órbitas solares e lunares.

Figuras animadas

O destaque central do relógio é a parada dos doze apóstolos, um espetáculo que se desenrola a cada vez que o relógio assinala as horas. Esse desfile ocorre nas aberturas superiores do Relógio Astronômico. Além dos apóstolos, você também encontrará outros quatro personagens: o Estrangeiro, a Ganância, a Soberba e a Ceifa, uma representação esquelética que inicia a parada ao puxar uma corda.

 

Revelando o Relógio Celestial

 

 

2021 - Em uma recente viagem a Praga, a capital da República Tcheca, fiquei encantado com o Relógio Celestial, conhecido como Orloj pelos tchecos. O fascínio não se limitou à sua antiguidade, uma vez que foi instalado em 1410, mas também à diversidade de informações que ele é capaz de fornecer. Além de indicar as horas, o Orloj também nos possibilita obter outros dados interessantes, como o horário do amanhecer e do anoitecer, a fase da Lua e a posição do Sol em relação às constelações do zodíaco. Para compreender o funcionamento do relógio, é crucial entender suas partes móveis.

O ponteiro dourado apresenta uma mão dourada em sua extremidade e uma haste fixa sobre a qual um pequeno sol desliza. O movimento desse ponteiro é sempre no sentido dos ponteiros do relógio. A mão dourada foi concebida para indicar dois tipos de horários: o Germânico e o Boêmio. O horário Germânico é o mais familiar, representando as 24 horas do dia por meio de dois conjuntos de algarismos romanos de I a XII no mostrador do relógio. A primeira hora do dia é posicionada na parte inferior do relógio. Atualmente, o Orloj está ajustado para mostrar o Horário da Europa Central (CET) no mostrador do horário Germânico, que corresponde ao horário local de Praga durante o inverno, quando o horário de verão não está em vigor na República Tcheca. Na imagem, podemos observar que a mão dourada está sobre o numeral IV, indicando aproximadamente 16h00.

O antigo horário Boêmio, conhecido como numerais de Schwabacher, é lido a partir de um anel preto externo com 24 numerais, que representam quantas horas se passaram após o pôr do Sol. O anel gira conforme as estações do ano para refletir o horário do pôr do Sol. Quando a mão dourada alcança o numeral 24, é o momento do pôr do Sol. Consequentemente, à medida que o verão se aproxima (com o anoitecer iniciando mais tarde, devido aos dias mais longos), o anel gira no sentido dos ponteiros do relógio. À medida que o verão se afasta, o anel gira no sentido oposto aos ponteiros do relógio. Na imagem, aproximadamente 21 horas se passaram desde o pôr do Sol, equivalendo a cerca de 3 horas antes do fim do dia.

O pequeno sol oferece um terceiro tipo de horário, conhecido como horário Babilônico. Ele é composto por 12 "horas" desiguais do dia, limitadas ao período entre o nascer e o pôr do Sol, representadas por numerais indo-arábicos em preto, de 1 a 12. Cada numeral corresponde a uma linha curva. Quando o pequeno sol cruza uma dessas linhas curvas, marca a "hora" correspondente. Na imagem, o Sol nasceu cerca de 10 "horas" atrás. O pequeno sol desliza ao longo do ponteiro para acomodar a variação na duração das "horas" entre o nascer e o pôr do Sol, proporcionando "horas" mais curtas no inverno e "horas" mais longas no verão.

O ponteiro da Lua apresenta uma esfera que gira à medida que o ponteiro avança. Esta esfera é dividida em metade preta e metade prateada, simbolizando a fase atual da Lua no céu. A pequena lua desliza ao longo de uma haste fixa a este ponteiro.

reloastro2

O anel zodiacal é um dispositivo que registra o deslocamento do Sol e da Lua na faixa aparente da eclíptica, que é a trajetória seguida pelo Sol no céu ao longo do ano. Se observarmos o firmamento ao amanhecer, olhando para o leste, conseguimos inferir qual constelação estará visível atrás do Sol durante o dia. Ao repetirmos esse procedimento em intervalos regulares, notaremos que a posição do Sol em relação às constelações se altera, percorrendo todas as 12 constelações do zodíaco ao longo do ano. No anel zodiacal, os 12 símbolos simbolizam as casas do zodíaco, e é possível verificar as posições relativas da Lua e do Sol em relação a essas casas. Note que o pequeno sol e a pequena lua estão ligados ao centro do anel zodiacal por barras, mantendo-os na trajetória da eclíptica ao longo do ano. O pequeno sol se encontra sobre uma casa específica do zodíaco de acordo com o calendário dos signos.

♈️ Áries (21/03 — 20/04)
♉️ Touro (21/04 — 20/05)
♊️ Gêmeos (21/05 — 20/06)
♋️ Câncer (21/06 — 22/07)
♌️ Leão (23/07 — 23/08)
♍️ Virgem (24/08 — 23/09)
♎️ Libra (24/09 — 23/10)
♏️ Escorpião (24/10 — 22/11)
♐️ Sagitário (23/11 — 21/12)
♑️ Capricórnio (22/12 — 20/01)
♒️ Aquário (21/01 — 19/02)
♓️ Peixes (20/02 — 20/03)

Este anel realiza uma rotação completa em torno do centro do relógio em um período de um dia sideral. O dia sideral é calculado com base no deslocamento aparente das estrelas devido à rotação da Terra. Sua duração é aproximadamente quatro minutos mais curta que a do dia comum, também conhecido como dia solar. Portanto, o anel zodiacal gira ligeiramente mais rápido do que o ponteiro que ostenta o pequeno sol. O ponteiro menor, que possui uma estrela no extremo, é responsável pela medição do tempo sideral. Ele está fixado no anel zodiacal e foi posicionado entre os signos de Peixes e Áries, representando o ponto vernal. A leitura das horas siderais é feita no mostrador com numerais romanos. Na ilustração, o relógio indica aproximadamente 2h30 no tempo sideral. O ponto vernal é determinado com base na posição do Sol durante seu deslocamento aparente na eclíptica, quando cruza o equador celeste, um plano imaginário definido pelo equador terrestre. Esse instante corresponde ao equinócio da primavera no hemisfério norte, quando o dia e a noite têm a mesma duração (consulte a imagem abaixo).

reloastro5

Agora que sabemos quais são as partes móveis, vamos entender a parte fixa do Orloj.

A placa estacionária

Já compreendemos a função dos numerais na placa imóvel, no entanto, é relevante conhecer o simbolismo das cores e das quatro inscrições nela gravadas. Quando o pequeno sol repousa sobre o trecho de coloração azul, denota que é período diurno. Se posicionado no trecho de coloração laranja, indica o momento do amanhecer (AVRORA - aurora) no horizonte oriental (ORTVS) ou o crepúsculo (CREPVSCVLVM - crepúsculo) no horizonte ocidental (OCCASVS). E quando adentra o trecho de coloração preta, assinala o advento da noite. O círculo dourado mais externo, que abriga os algarismos romanos, simboliza o Trópico de Câncer. O círculo dourado de menor diâmetro, que engloba a representação da Terra, corresponde ao Trópico de Capricórnio. O círculo situado entre esses dois anéis representa o Equador. Durante a estação estival, o pequeno sol se encontra mais próximo do Trópico de Câncer (quando o Sol se encontra mais alto no céu), enquanto no inverno ele se aproxima do Trópico de Capricórnio (quando o Sol se encontra mais baixo no céu).

reloastro3Mais do que um local de interesse, o Orloj é um tributo à observação dos céus. Representa uma máquina temporal que nos transporta a uma época em que se acreditava que a Terra ocupava o centro do universo. E, acima de tudo, transcende a mera definição de um relógio.

Algumas Curiosidades

O Orloj foi concebido por Mikuláš de Kadaň, com base nos cálculos elaborados por Jan Šindel; A Torre do Relógio abriga outras atrações, como as esculturas em movimento, incluindo as representações dos doze apóstolos, que se movem a cada vez que o relógio completa uma hora, e um calendário que indica a data atual; O Orloj não é o único relógio astronômico, mas é o mais antigo ainda em funcionamento; A torre que abriga o relógio possui uma altura de 69,5 metros; O ponto vernal já não está mais localizado na constelação de Áries, mas sim na constelação de Peixes, devido a um fenômeno denominado precessão dos equinócios; Ao término da Segunda Guerra Mundial, o Orloj sofreu danos causados pelos nazistas, mas foi restaurado e retomou seu funcionamento alguns anos depois.

REFERENCIAS:    TUDO SOBRE PRAGA

                           BLOG CIENCIA

                           WIKIPÉDIA

                           O VIAJANTE