TEMAS INEXPLICADOS

Vazamento acidental revela que o governo dos EUA atingiu secretamente o Google com 'mandados de palavra-chave' para identificar QUALQUER PESSOA pesquisando determinados nomes, endereços e números de telefone

privaeua110/06/2021 - O governo dos EUA está usando 'mandados de palavras-chave' para descobrir a identidade de qualquer pessoa que pesquise no Google e em outros mecanismos de pesquisa determinados termos de pesquisa que possam ...

estar relacionados a um crime, de acordo com um novo relatório. A prática controversa, que já está atraindo preocupações com as liberdades civis sobre o exagero do governo, foi revelada na terça-feira em documentos judiciais 'acidentalmente abertos' obtidos pela Forbes.Mandados de palavras-chave – que têm sido usados ​​secretamente por pelo menos vários anos – estão causando reações negativas, já que muitos argumentam que eles violam as proteções constitucionais de um indivíduo contra busca e apreensão irracionais.

"A varredura no banco de dados de histórico de pesquisa do Google permite que a polícia identifique pessoas apenas com base no que elas poderiam estar pensando, por qualquer motivo, em algum momento do passado", disse Jennifer Granick, consultora de vigilância e segurança cibernética da União Americana das Liberdades Civis.

“Esta técnica nunca antes possível ameaça os interesses da Primeira Emenda e inevitavelmente varrerá pessoas inocentes, especialmente se os termos da palavra-chave não forem únicos e o prazo não for preciso. Para piorar as coisas, a polícia atualmente está fazendo isso em segredo, o que isola a prática do debate público e da regulamentação.'

No entanto, o Google defendeu sua decisão de responder a mandados de palavras-chave e alega que eles protegem os usuários ao fazê-lo.

"Como em todas as solicitações de aplicação da lei, temos um processo rigoroso projetado para proteger a privacidade de nossos usuários e, ao mesmo tempo, apoiar o importante trabalho de aplicação da lei", explicou um porta-voz do Google.

O governo federal alega que o escopo dos mandados é limitado, o que supostamente evita implicar pessoas inocentes que pesquisam os termos específicos por acaso. No entanto, as autoridades não divulgaram publicamente com que frequência usam solicitações de garantias de palavras-chave ou o número de usuários cujos dados foram entregues por empresas de tecnologia privadas. A Forbes informou que apenas algumas solicitações de autorização de palavras-chave foram tornadas públicas. A mais abrangente foi uma busca por palavras-chave para o bombardeiro em série que atingiu Austin, Texas, em 2018.

A ordem apresentada ao Google, Yahoo e Microsoft exigia a entrega de IP e informações de conta para qualquer pessoa que procurasse uma série de termos relacionados à fabricação de bombas, como 'explosivos baixos' e 'bomba cachimbo'. Duas pessoas morreram no bombardeio de 20 dias, e o homem-bomba Mark Anthony Conditt se matou quando as autoridades o cercaram. A polícia disse que ele foi rastreado por luvas de construção rosa únicas capturadas em vídeo de vigilância. O mandado de palavra-chave mais recente envolveu uma investigação de 2019 envolvendo homens de Wisconsin que teriam traficado e abusado sexualmente de uma menor depois que ela desapareceu no início daquele ano.

Em uma tentativa de pegar os supostos sequestradores da vítima, o FBI pediu ao Google que fornecesse informações sobre qualquer pessoa que tenha pesquisado o nome da menina, duas grafias do nome de sua mãe e seu endereço durante um período de 16 dias. O Google forneceu ao governo os dados solicitados – contas do Google e endereços IP relevantes – em meados de 2020. Não está claro quantos usuários foram incluídos no relatório. O governo também pediu ao Google para fornecer dados sobre qualquer pessoa que tenha procurado o endereço de uma vítima de incêndio criminoso que foi testemunha no julgamento de extorsão de R. Kelly.

Na terceira instância, detalhada em 2017, um juiz assinou um mandado solicitando que a gigante da tecnologia fornecesse informações sobre qualquer pessoa em Edina, Minnesota – onde o crime ocorreu – que pesquisou o nome de uma vítima de fraude. Especialistas em segurança cibernética levantaram preocupações sobre mandados de palavras-chave porque são um tipo de ordem de termos de pesquisa que são 'expedições de pesca efetivas'. Eles temem que permitir mandados de palavras-chave abrirá um precedente para violar a proteção da quarta emenda contra buscas não razoáveis.

Especialistas em privacidade também especulam que as pesquisas por palavras-chave podem afetar a liberdade de expressão porque os usuários podem temer que suas informações sejam fornecidas ao governo com base no que pesquisam. A revelação dos amplos mandados federais atraiu rápida condenação de defensores da privacidade e grupos de liberdades civis.

"Mandados gerais, como mandados de localização reversa + mandados de palavras-chave reversas, burlam as verificações constitucionais da vigilância policial", tuitou o capítulo de Nova York da ACLU.

'A aplicação da lei não deve ter amplo acesso aos dados de rastreamento. Os mandados devem ser estritamente direcionados, específicos e baseados em causa provável.'

“Outra coisa importante para se preocupar com os mandados de palavras-chave: sigilo. Este mandado foi aberto por engano. Mas e se não fosse? twittou a advogada da ACLU, Jennifer Granick.

Alguém saberia que esta técnica tinha sido usada? Ou com que frequência? Ou que dados o governo tem? Ou onde está essa informação agora? ela adicionou. O FBI e o Departamento de Segurança Interna – que dizem utilizar mandados de palavras-chave – não responderam imediatamente ao pedido de comentário do DailyMail.com. Como funcionam as garantias de palavras-chave: a prática de varredura gera preocupações sobre privacidade O punhado de mandados de palavras-chave que se tornaram públicos mostram como o governo usa a tática para buscar suspeitos desconhecidos.

Primeiro, os investigadores federais solicitam aos tribunais um mandado de busca de informações do Google sobre um conjunto específico de termos de pesquisa, como o nome ou o endereço de uma vítima. Além dos termos específicos, a solicitação geralmente inclui um intervalo de datas específico e, às vezes, uma área geográfica específica. Se o tribunal conceder a ordem, os investigadores exigirão que o Google ou outros mecanismos de pesquisa forneçam os endereços IP e as informações da conta de qualquer usuário cuja pesquisa atenda ao parâmetro.

Os mandados são incomuns porque, em vez de buscar informações sobre um suspeito específico, eles buscam informações abrangentes que podem ser usadas para gerar uma lista de suspeitos para investigação adicional. Críticos dizem que se trata de uma "expedição de pesca" de investigadores que pode implicar pessoas inocentes em crimes graves, mas os defensores da prática dizem que os mandados são estritamente adaptados para visar criminosos em potencial. Uma prática relacionada é conhecida como 'geo-fencing', na qual os investigadores buscam informações da conta de qualquer dispositivo móvel dentro de uma área específica em um horário específico.

Fonte: https://www.dailymail.co.uk/