UFOLOGIA

Marinha planeja documentar avistamentos de OVNIs, mas mantê-los confidenciais

extrmar102/05/2019 - Extraterrestres, observe: A Marinha dos EUA planeja estabelecer um sistema oficial de denúncia e investigação que monitorará os relatórios de seus pilotos sobre objetos voadores não identificados. Mas, embora essa operação digna de "Arquivos X" pareça noticiosa, não espere ouvir detalhes sobre ela tão cedo. A Marinha não pretende tornar os dados públicos, citando as informações privilegiadas e classificadas que esses relatórios geralmente incluem, de acordo com o The Washington Post.

"As organizações militares de segurança da aviação sempre mantêm a comunicação de riscos à aviação como informação privilegiada, a fim de preservar a priorização e discussão livres e honestas de segurança entre as tripulações aéreas", Joe Gradisher, porta-voz do Gabinete do Vice-Chefe de Operações Naval para Guerra da Informação , disse o The Washington Post. De fato, além do anúncio de que a Marinha está estabelecendo esse procedimento de relatório de OVNIs, "nenhuma divulgação de informações ao público em geral é esperada", disse Gradisher.

O procedimento a seguir vem na sequência de outras notícias sobre OVNIs relacionadas ao governo. No final de 2017, soube-se que o Pentágono tinha um escritório secreto de "OVNIs" que gastou US $ 22 milhões em cinco anos para estudar eventos aeronáuticos estranhos e ameaçadores. Embora o financiamento para o empreendimento, chamado Programa Avançado de Identificação de Ameaças Aeroespaciais (AATIP), tenha terminado em 2012, o programa não foi totalmente interrompido, de acordo com esses relatórios.

Quando as notícias da AATIP tornaram-se públicas em 2017, o Departamento de Defesa divulgou dois vídeos desclassificados, que mostravam pilotos falando sobre uma aeronave bizarra que parecia acelerar rapidamente, mesmo sem meios de propulsão reconhecíveis. Essas aeronaves, que pareciam bolhas no vídeo, poderiam supostamente dirigir milhares de pés em um instante. Ao criar esse novo programa, a Marinha espera destigmatizar qualquer relatório associado a incidentes que envolvam OVNIs, que poderiam, afinal, ser aeronaves militarizadas de outras partes do mundo.

"Houve vários relatos de aeronaves não autorizadas e / ou não identificadas entrando em várias faixas controladas por militares e designando espaço aéreo nos últimos anos", disse a Marinha ao Politico, que divulgou a história. "Por questões de segurança, a Marinha e a [Força Aérea dos EUA] levam esses relatórios muito a sério e investiga cada relatório."

O público pode sentir o cheiro desses incidentes eventualmente, embora os detalhes possam ser escassos. Por exemplo, partes talvez não classificadas, visões gerais abrangentes ou estatísticas sobre o número de avistamentos poderiam ser divulgadas, disse ao Elizi Luis Luisondo, um oficial de inteligência que dirigia a AATIP antes de deixar o Pentágono.

Leia também - O Caso de Bebedouro (Brasil - MG)

"Se permanecer estritamente dentro de canais classificados, a 'pessoa certa' poderá não obter as informações", disse Elizondo. "A pessoa certa não significa necessariamente um líder militar. Pode ser um legislador. Pode ser uma série de indivíduos diferentes".

O governo está fazendo uma jogada inteligente anunciando suas intenções de documentar e analisar formalmente esses OVNIs, disse Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto de Pesquisa por Inteligência Extraterrestre (SETI) em Mountain View, Califórnia.

"Isso fará todo mundo feliz porque soa como um movimento em direção à transparência", disse Shostak à Live Science.

Com este anúncio, a Marinha se beneficia não apenas porque investigará formalmente esses avistamentos estranhos, que podem muito bem ser aviões de reconhecimento ou inimigos de outras nações; a Marinha também está acenando com a aprovação dos cerca de dois terços dos americanos que pensam que o governo não está divulgando tudo o que sabe sobre extraterrestres e OVNIs, disse Shostak, citando um estudo de 2002 sobre atitudes sobre alienígenas.

Dito isto, o governo provavelmente não está formalizando este programa porque está procurando por E.T.

"Os militares estão interessados ​​nessas coisas não porque pensam que os klingons estão navegando nos céus, mas acho que talvez pensem que chineses ou russos estão navegando pelos céus", disse Shostak.

Fonte: https://www.livescience.com/