UFOLOGIA

Mistérios nos Céus: Os 35 Anos da 'Noite dos Discos Voadores' no Brasil Revelam Segredos Inexplicáveis

noiteufo topo2021 -A noite de 19 de maio de 1986 marca um ponto notável na história da aviação e da ufologia no Brasil. Há 35 anos, ocorreu o evento amplamente conhecido como a "noite oficial dos objetos voadores não identificados" ou "a noite dos discos voadores", quando objetos luminosos foram avistados em várias rotas aéreas. Os registros contemporâneos da Aeronáutica revelam que esse fenômeno ocorreu em diferentes estados, como São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná. Devido à falta de conhecimento sobre a natureza desses objetos, eles foram categorizados como óvnis (objetos voadores não identificados).

Uma peculiaridade, conforme relatado, era que sempre que uma aeronave se aproximava, as luzes se afastavam. Esses objetos alcançavam velocidades superiores à do som e realizavam movimentos em zigue-zague, algo considerado praticamente impossível em altas velocidades. Além dos relatos consistentes e da extensa documentação, houve registros nos radares. Apenas objetos sólidos de determinado tamanho são detectados por esses sistemas, tornando o mistério em torno dessas luzes ainda mais intrigante.

35 anos depois O pesquisador em ufologia, Jackson Luiz Camargo, dedicou-se nos últimos anos a investigar esse incidente e realizou uma análise além do que consta nos relatórios oficiais. Seu trabalho, que culminará no livro "A Noite Oficial dos UFOs no Brasil", revela novos aspectos sobre aquela noite de maio de 1986. Ao examinar sete horas de gravações entre pilotos da Aeronáutica e centros de controle naquele dia, Camargo elaborou um mapa com a posição, velocidade e deslocamento dos óvnis.

Segundo o pesquisador, houve mais desses objetos em regiões além daquelas registradas pela Aeronáutica. Em Minas Gerais, por exemplo, há registros de avistamentos por moradores de Araxá e Uberlândia. Um piloto que sobrevoava a região relatou que um dos óvnis se aproximou de sua aeronave, causando-lhe grande surpresa. Camargo também descobriu que, no mesmo período, caças do Uruguai perseguiram esses objetos luminosos pelos céus do país.

Quanto ao tamanho dos objetos, eles chegariam a cem metros de diâmetro, segundo o pesquisador, conforme dados de radar fornecidos pelos pilotos dos caças F-5 da FAB. Esse tamanho supera o dos maiores aviões de passageiros do mundo, como os Boeing 747 e Airbus A380. "Ainda hoje, 35 anos depois, não há aeronave capaz de reproduzir as manobras documentadas naquela noite. Podemos afirmar que esses objetos não representam tecnologia terrestre, de nações da Terra", afirma Camargo. O pesquisador acrescenta que vários dos óvnis se moviam a velocidades até 15 vezes a do som, realizando movimentos de zigue-zague. O avião mais rápido construído pelo homem, o North American X-15, não chega a sete vezes a velocidade do som.

Como transcorreu aquela noite A "noite oficial dos óvnis" teve seus primeiros relatos registrados quando um controlador de tráfego aéreo detectou pontos luminosos no céu e, em seguida, na tela do radar da torre de controle do aeroporto de São José dos Campos (SP). Vários pilotos também informaram ter observado luzes semelhantes. Os registros da época descreviam os objetos predominantemente como vermelhos, com variações para amarelo, verde e alaranjado. Esses pontos foram detectados pelos radares da Aeronáutica, indicando tamanho suficiente para representar riscos às aeronaves circundantes. Em resposta, os caças F-5 e Mirage da FAB foram acionados para interceptar essas luzes.

Os aviões partiram do Rio de Janeiro e de Anápolis (GO), perseguindo os pontos luminosos por aproximadamente quatro horas. Um dos pilotos descreveu o objeto como emitindo forte luz branca a uma altitude de cerca de cinco quilômetros. Ele seguiu o objeto até uma altitude de dez quilômetros, quando sua cor mudou para vermelha, depois para verde e, por fim, para branca, permanecendo assim.

noiteufo1

'Evento dos Objetos Aéreos

Não Identificados' Claramente surpreendido, durante uma fase das gravações, o operador de tráfego aéreo que observava as luzes comunicou pelo rádio: "[Centro de Controle de Área de] Brasília? Boa noite e bem-vindos ao espetáculo dos objetos voadores! Está uma situação caótica aqui, amigo!". Relatos semelhantes sobre pontos luminosos foram feitos em outros estados brasileiros naquela noite, até que as luzes desapareceram definitivamente dos radares e da visão dos pilotos.

Possibilidade de "inteligência" O documento conclusivo das ocorrências, apresentado na época ao Ministério da Aeronáutica, compilava as seguintes informações sobre os objetos:

  • A altitude deles variava entre menos de 1,5 km e mais de 12 km;
  • Eram percebidos pelos pilotos por meio das cores branca, verde e vermelha, mas também se moviam com as luzes apagadas;
  • Demonstravam capacidade de acelerar e desacelerar de maneira abrupta.

O relatório encerrou considerando a possibilidade de existir inteligência por trás daqueles objetos. "Como conclusão dos fatos observados, em quase todas as situações, este Comando sugere que os fenômenos são sólidos e refletem, de alguma forma, inteligência, pela habilidade de acompanhar e manter distância dos observadores, além de voar em formação, não necessariamente tripulados."

Os relatos da noite de 19 de maio de 1986 O controlador de voo Sérgio Mota comunicou ao comando em Brasília que um piloto havia testemunhado um objeto seguindo a aeronave com movimentos coordenados. Mota descreve o momento em que o óvni desaparece e reaparece: "Impressionante, cara, é bonito." "Com toda certeza, observei umas três ou quatro vezes esses objetos com clareza", afirmou o controlador de voo. Claramente surpreso, Mota cumprimentou Brasília com um "boa noite e bem-vindos ao espetáculo dos objetos voadores".

OUÇA AQUI AS GRAVAÇÕES NA ÍNTEGRA: https://mais.uol.com.br/view/16574631

Arquivo Nacional reúne documentos Para ter acesso a todo o conteúdo disponibilizado pela Aeronáutica, acesse o site do Sistema de Informações do Arquivo Nacional, faça um cadastro, vá em favoritos e, em seguida, clique em "Objetos Voadores Não Identificados". Lá, é possível encontrar áudios, relatórios, imagens e dossiês de todos os registros de aparições de óvnis feitos até hoje no Brasil, inclusive o dossiê sobre a "noite oficial dos óvnis".

REFERENCIAS :       UOL

                               YOUTUBE

                               WIKIPEDIA

                               OVNI VERDADE