09/02/2010 - E não é exagero quando falamos da revolução. O spray é transparente, atóxico e pode proteger qualquer superfície contra danos causados por água, terra, raios UV, calor e bactérias. A proteção também é flexível e tem “poros”, o que a torna utilizável em vários produtos. O spray de vidro líquido é feito, basicamente, de dióxido de silicone (SiO2, a conhecida sílica, um composto do vidro). Dependendo da superfície que você pretende proteger é só misturar água e etanol e as moléculas da mistura grudam em uma nanoescala, por causa das forças quânticas envolvidas.
Além disso o efeito é prolongado porque bactérias que destruiriam a proteção se reproduzem com dificuldade na superfície. O spray produz uma camada com largura de 15 a 30 moléculas. Essa quantidade de vidro, em nanoescala, pode ser inspirado e dobrado. Ele não faz mal ao meio ambiente e, como dito anteriormente, ainda repele bactérias. O produto é tão resistente que agüenta até alguns ácidos. Os fabricantes dizem que, daqui a algum tempo, tudo o que compramos vai estar protegido por uma camada de vidro líquido.
Empresas do ramo alimentício que testaram o vidro líquido disseram que instrumentos que precisavam ser esterilizados e desinfetados, quando submetidos ao spray, precisavam apenas de um ‘banho de água quente’ para se livrar das bactérias e da sujeira. As superfícies protegidas ficavam esterilizadas por até três meses.
Como esse vidro tem “poros”, ele pode ser usado para cobrir sementes e plantas. Testes em vinhedos mostraram que as uvas desenvolvem menos fungos e ficam mais bonitas, enquanto sementes tratadas se desenvolvem com mais facilidade do que aquelas sem spray.
O spray também não pode ser visto a olho nu, o que significa que roupas resistentes à manchas e sujeira estão a caminho.
Vidro líquido pode tornar alimentos limpos
Parece água, mas não é: Vidro líquido deixa o ar passar, mas protege contra sujeira, tintas e até bactérias
07/02/2010 - Imagine uma cobertura invisível capaz de tornar sua casa, suas roupas e até mesmo alguns alimentos livres de sujeira, bactéria e insetos. Pois na Alemanha o Vidro Líquido já está à venda. Essa cobertura flexível tem aproximadamente 100 nanometros de espessura (500 vezes mais fina que um fio de cabelo humano) e é indetectível aos olhos e ao tato. Vendido pela empresa Nanopool a partir de nove euros, a novidade em breve chegará ao Reino Unido.
Vidro Líquido, ou SiO2, é composto por moléculas de areia misturadas à moléculas de água ou etanol. Não são adicionadas nanoparticulas, resinas ou aditivos: a “liga” é dada pro forças quânticas dos componentes.
A barreira invisível pode ser aplicada quase em qualquer superfície, repele água, sujeira e bactéria e, além de ser resistente ao calor, ácidos e radiação UV, permanece “respirável” – ou seja, o ar continua passando através dela. Segundo a Nanopool, casas, carros, fornos, vestidos de casamento ou qualquer outra superfície se torna resistente a manchas e pode ser facilmente limpa com água uma vez que o produto é aplicado. Uma aplicação de 30 segundos em uma pia, por exemplo, duraria por um ano ou mais, dependendo da intensidade de uso.
Se todas as promessas do Vidro Líquido forem verdade, ele um produto extremamente ecológico: testes na Alemanha mostraram que superfícies com uma camada de SiO2 podem ser limpas apenas com água quente e ainda assim se manterem com menores níveis de contaminação que superfícies lavadas com alvejantes.
Além disso, o spray manteve os locais livres de insetos por muitos meses – já imaginou dispensar o uso dos inseticidas?
A Nanopool está testando ainda a aplicação em plantações; os resultados iniciais mostraram que, ao ser aplicado em uvas, por exemplo, o produto diminui drasticamente a necessidade de agrotóxicos.
Dióxido silicio
O spray de vidro líquido (tecnicamente chamado "camada ultrafina de SiO2") consiste em dióxido de silício quase puro (sílica, o componente encontrado no vidro) extraído de areia de quartzo. Adiciona-se água ou etanol, dependendo do tipo de superfície a ser revestida. Não há aditivos, e a cobertura de vidro em escala nanométrica liga-se à superfície por causa das forças quânticas envolvidas. De acordo com fabricantes, o vidro líquido tem um efeito antibacteriano de longa duração, porque micróbios que pousem na superfície não conseguem se dividir ou replicar com facilidade.
Outras organizações, como uma empresa ferroviária e uma cadeia de hotéis no Reino Unido, além de uma cadeia de lanchonetes na Alemanha, também estão testando vidro líquido para uma varidade de usos. Um teste de um ano do spray em um hospital de Lancashire também produziram resultados "bastante promissores" em uma série de aplicações, incluindo revestimento de equipamentos, implantes médicos, cateteres, suturas e ataduras. A associação de túmulos de vítimas de guerra no Reino Unido está considerando usar o spray para tratar monumentos de pedra e lápides, já que testes mostraram que o revestimento protege contra erosão e pichações. Testes na Turquia estão sendo conduzidos em monumentos como o Mausoléu Ataturk em Ancara.
Fonte: http://www.physorg.com/news184310039.html
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/vidro-liquido-deixara-suas-roupas-permanentemente-limpas