HISTÓRIA E CULTURA

BRASIL - Muito Além do Cidadão Kane - Parte 1

kane1O Arquivo compilou em forma de texto esse curioso e muito ilustrativo documentário transmitido em setembro de 1993 no canal britãnico Channel 4, "BRAZIL - BEYOND CITZEN KANE". Mas antes uma breve explicação sobre o mesmo. O diretor do documentário, Simon Hartog, apresenta o empresário Roberto Marinho (1904 - 2003) como um ...

exemplo alarmante da concentração de poder da imprensa no Brasil. Dai a referencia a personagem de Orson Welles no filme Cidadão Kane, que por sua vez faz alusão direta ao magnata das comunicações dos EUA, William Randolph Hearst.Para ser exibido na televisão ou reproduzido em vídeo o documetário precisaria da autorização da Rede Globo, uma vez que muitas imagens apresentadas eram da própria Globo. Desnecessário dizer que esse documentário nunca foi exibido na televisão. Como era de se esperar, a globo se recusou a ceder os direitos de exibição de suas imagens.

 

kane2


Controvérsia da Globo sobre direitos britânicos


O documentário foi transmitido pela primeira vez em setembro de 1993, por meio do Canal 4 britânico. A transmissão foi adiado por um ano, porque a Rede Globo contestou, baseado em leis do Reino Unido, os produtores de Muito Além do Cidadão Kane pelo uso sem permissão de pequenos fragmentos de programas da emissora para fins de “observação crítica e de revisão”.

Durante este período, o diretor Simon Hartog morreu após uma longa enfermidade. O processo de edição do documentário foi assumido por seu co-produtor, John Ellis. Quando pôde ser finalmente transmitido, cópias do documentário foram disponibilizadas ao custo de produção pelo Channel 4. Muitas cópias foram enviados ao Brasil através da comunidade brasileira residente na Grã-Bretanha.


Banimento no Brasil


O filme seria exibido pela primeira vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro, em março de 1994. Um dia antes da estréia, a polícia militar recebeu uma ordem judicial para apreender cartazes e a cópia do filme, ameaçando em caso de desobediência multar a administração do MAM-RJ e também intimidando o secretário de cultura, que acabou sendo despedido três dias depois.

Durante os anos noventa, o filme foi mostrado ilegalmente em universidades e eventos sem anúncio público de partidos políticos. Em 1995, a Globo tentou caçar as cópias disponíveis nos arquivos da Universidade de São Paulo através da Justiça Brasileira, mas o pedido lhe foi negado. O filme teve acesso restrito a essas pessoas e só se tornou amplamente vistos a partir da década de 2000, graças à popularização da internet.


Distribuição e o fenômeno internet


A Rede Globo tentou comprar os direitos para o programa no Brasil, provavelmente para impedir sua exibição. No entanto, antes de morrer, Hartog tinha acordado com várias organizações brasileiras que os direitos de televisão não deveriam ser dados à Globo, a fim de que o programa pudesse ser amplamente conhecido tanto por organizações políticas e quanto culturais. A Globo perdeu o interesse em comprar o programa quando os advogados da emissora descobriram isso, mas o filme permanece proibido de ser transmitido no Brasil.

Entretanto, muitas cópias em VHS e DVD vem circulando no país desde então. O documentário está disponível na Internet, por meio de redes P2P e de sítios de partilha de vídeos como o YouTube e o Google Video (onde se assistiu quase 600 mil vezes).
Contrariando à crença popular, o filme está disponível no Brasil, embora em sua maioria em bibliotecas e coleções particulares.


Livro


Quando era funcionário do Museu da Imagem e do Som de São Paulo à época do lançamento do documentário, Geraldo Anhaia Mello havia promovido exibições públicas do mesmo. Quando soube, o então secretário de cultura da cidade de São Paulo Ricardo Ohtake proibiu as exibições, com a alegação de que a cópia do acervo era pirata. O pedido de proibição veio de Luiz Antônio Fleury Filho, então governador do Estado de São Paulo. Mello cuidou de fazer cópias do documentário e se encarregou, juntamente com outras pessoas, da dublagem e distribuição. O livro, que veio logo depois, se trata de uma transcrição em português do roteiro e das entrevistas, exceto alguns trechos de entrevistas de rua ou cenas do acervo da Globo. Os trechos não-dublados no vídeo estão presentes na transcrição.

 

Vamos ao texto do dócumentário,  então:

 

kane7

kane8


A Globo acorda o Brasil todas as manhãs com um divertido programa infantil, apresentado pela linda e sexy Xuxa. E tem Xuxa e desenhos animados durante 5 horas todas as manhãs, de segunda a sábado. Em São Paulo 80% das crianças e 54% dos adultos assistem ao programa regularmente.  A princípio o programa da Xuxa começou na globo em 1986. A ex-modelo tornou-se a rainha dos baixinhos,  estrela de cinema e a cantoa de maior sucesso na américa latina. Ela esta entre os 40 apresentadores mais bem pagos do mundo, logo acima de Mel Gibson.

Mas nem todos estã felizes no Brasil. A Economia esta entre as 10 maiores do mundo, mas a distribuição de renda é a terceira pior do mundo. 60 milhões dos seus 150 milhões de habitantes vivem na pobreza total. O sistema é chamado capitalismo selvagem.

 

kane9

kane10

kane11

 

O Brasil ocupa quase a metade da américa do Sul, formado por uma enorme miscigenação de raças e nacionalidades. Em 1500 os índios viram os portugueses descobrirem o Brasil, depis os africanos foram trazidos como escravos. No século 19 iniciaram-se as grandes ondas de migração européia e no século 20 vieram os japoneses.

Embora o Brasil seja um pais enorme, a maioria dos brasileiros vive perto do litoral, 75% deles em cidades. O nordeste é rural e pobre. O dínamo urbano dessa economia do país esta concentrado no sudeste em torno da cidade de São Paulo. 50% do território do pais pertence a 1% da população. Os sem terras lutam pela sobrevivência assim como os trabalhadores urbanos.

Mais de 25% dos adultos brasileiros não sabem ler e muitos mais são semi analfabetos. Os Jornais são caros e nenhum é nacional. A televisão, por outro lado, atinge uma audiência nacional que pode ultrapassar 100 milhões de pessoas. Há mais de 200 canais de tv locais, além de alguns canais educativos públicos, todos são particulares e mostram programas em uma das 4 redes nacionais.

 

kane12

kane13

kane14

kane15

 

A Bandeirantes de João Saad, concentra-se em esportes e é a menor. A Manchete de Adolfo Block e o SBT de Silvio Santos competem pelo segundo lugar. Mas a Rede Globo de Roberto Marinho é a primeira no Brasil. A TV Globo tem aproximadamente 15 mil funcionários, incluindo cerca de 500 escritores e atores. Isso faz a globo ter quase o mesmo tamanho da BBC.

 

kane17

kane18

kane16

 

Na hora de se promover no exterior a globo é franca em relação a sua dominação no Brasil. Com suas 5 estações e 73 afiliadas, cobre 99,2% do território brasileiro. Atingindo 99,9% dos aparelhos de televisão em todo o país. Nos últimos 5 anos a audiência da Globo foi de 78%. A Globo produziu 95% da sua programação no horário nobre e conseguiu 75% do orçamento publicitário de mídia nacional.

Desde o início dos anos 70, a TV Globo tem apresentado sua supremacia na tv com uma música de fim de ano cantada pelos astros da rede.

 

kane20

 

Dias Gomes: "Eu acho que o povo faz a Televisão, é a cabeça do povo que faz a televisão. A televisão no Brasil é um reflexo do próprio povo, do que o povo pensa e quer...porque é uma televisão comercial e sendo comercial, em primeiro lugar ela precisa ter ranking no IBOPE"

No Brasil o IBOPE foi a primeira empresa a apresentar índices de audiência a TV. Hoje um IBOBE alto significa um programa de sucesso. Um programa com baixo IBOPE é eliminado. O investimento elevado em propaganda de tV produz frequentemente anúncios de alta qualidade.

 

kane21

 

Washington Oliveto: "Eu acho que isso ocorre pelo seguinte: o Brasil é um pais de terceiro mundo com exigencias publicitárias totais de primeiro mundo. Então muitas e muitas vezes a nossa publicidade chega a ser melhor que o nosso país."

Os grandes anunciantes não esperam notícias desagradáveis a seu respeito de uma rede de televisão. Algumas propagandas reconhecem a realidade cotidiana da maioria dos brasileiros. A televisão é o único meio de comunicação que atinge o grande público, portanto o governo federal, ministérios e empresas estatais foram os quatro maiores anunciantes no Brasil em 1990. Mas os anuncios governamentais mantém-se confortavelmente ao lado daqueles que promovem estilos de vida luxuosos, além dos recursos da maior parte dos brasileiros. A maioria dos brasileiros consome apenas as imagens, apenas 1/3 da população pode pagar pelos serviços e produtos anunciados na televisão.

A lei brasileira permite que as redes tenham apenas alguns canais, os outros são canais independentes que se afiliam a uma rede. Para administrar uma estação de radio ou de tv, o proprietário necessitava, naquela época, de uma concessão do governo federal. Para ser mais preciso, do próprio presidente da república.

 

kane23

 

Armando Rollemberg: "O presidente da república que tinha exclusividade dessa concessão, destinou esses canais de rádio e tv a seus amigos, seus correligionários, aos representandes dos seus grupos políticos nos estados, municípios. Isso sem qualquer tipo de critério, não foi utilizado um critério social, das instituições educacionais, absolutamente...o critério foi um só: o favorecimento político."

 

kane24

 

Romulo Furtado - Secretário Geral Ministério das Comunicações 1974-90: "Se eu fosse o presidente e tivesse o poder de dar uma licença ou concessão a alguém, eu jamais a daria a um inimigo."

Calcula-se hoje que cerca de 2/3 dos canai de tv sejam controlados por políticos direta ou indiretamente.

 

kane25

 

Milton Tavares, advogado: "Não ha nenhum impedimento para que um político seja dono de uma televisão. O que há, porque nós temos muito o regime do formalismo e do faz de conta, o que há é a proibição de que o político seja o diretor, mas não o dono. Note bem, eu posso ser deputado federal ou governador do estado, tenho uma televisão, ponho la meu filho ou meu correligionário ou meu empregado como se fosse o diretor...e eu próprio não sendo o diretor, do ponto de vista formal, sou o real controlador da empresa. De maneira que não existe na legalidade brasileira um remédio eficaz para essa, digamos assim, deturpação do dominio dos meios de comunicação pelo político."

O Show

 

kane26


O programa ao vivo é o mais antigo da tv brasileira. Hoje a transmissão do carnaval carioca é a sua apoteose. O incrível Chacrinha era o mestre dos apresentadores brasileiros, seu caráter anárquico era tão excessivo para a ditadura dos anos 70 que a tv globo cancelou seu programa por 10 anos.

 

kane27

 

No domingo ha uma batalha de programas na televisão brasileira. Na Globo não ha novelas nem noticiários, o programa da tarde é o Domingão do Faustão, uma mistura de música, olimpíadas bobocas e catástrofes domésticas. A supremacia de TV Globo é, as vezes, amaeaçada aos domingos pelo programa de 12 horas de Sílvio Santos, em sua própria rede, o SBT.

 

kane28

 

Silvio Santos começou na globo e se afastou em 1975. Uma parte do programa, chamado "A POrta da esperança" as pessoas vem pedir coisas, algumas conseguem outras não. Silvio Santos ficou superrico com seu esquema do baú da felicidade. Atraidos por prêmios fabulosos os sócios pagam prestações regularmente, o que lhes permite comprar produtos em lojas especiais, depois de um determinado tempo. Com a instabilidade econômica poucos mantem seus pagamentos por muito tempo, seu prejuizo é o lucro de Silvio Santos.

Ainda no quadro "A Porta da Esperança", uma mulher pediu o reencontro com a mãe. Na verdade, Silvio Santos poderia ter reunido mãe e filha logo depois da primeira apresentação. Mas ele adiou o reencontro para apresentá-lo em seu programa. Foi apenas um pequeno atraso...até aquele momento a mãe da mulher ja doente, tinha ficado tão doente que não pode comparecer, uma outra filha teve que ir em seu lugar.

Se seu partido nao tivesse sido desqualificado em função de algumas questões técnicas, Silvio Santos teria sido candidato a presidência do Brasil em 1989.

 

kane29

 

Visão comum da globo com sua audiencia é mostrada todos os domingos no "Fantástico". Desde 1973 esse show de shows, esse show da vida, utilizando notícias, diversão e falso otimismo tem sido o carro chefe da programação de domingo a noite na globo. Esse é um domingo típico, domingo com fantástico, uma estranha combinação de elementos que se acrescenta a visão de mundo da globo.

PARTE 2