HISTÓRIA E CULTURA

Controvérsa: Cápsula de Suicídio "Sarco" impressa em 3d legalizada na Suiça

capsuici1Dezembro, 2021 - Um pod impresso em 3D que permite aos usuários entrar e tirar suas próprias vidas recebeu autorização legal na Suíça, de acordo com uma reportagem da mídia do país. Apropriadamente chamado de Sarcófago, ou 'Sarco', o sistema de eutanásia consiste em uma cápsula impressa em 3D semelhante a um caixão montada em um suporte, que libera nitrogênio e permite o suicídio por asfixia com gás inerte. Embora o dispositivo exista desde pelo menos 2018, seu criador, Philip Nitschke, agora diz que foi avisado de que “não há problemas legais”, colocando-o em prática a partir de 2022. “No ano passado, procuramos conselhos de alto nível sobre a legalidade do uso da Sarco na Suíça ...

para morte assistida”, disse Nitschke à Swissinfo. “Esta revisão foi concluída e estamos muito satisfeitos com o resultado, que descobriu que não deixamos de lado nada. Salvo quaisquer dificuldades imprevistas, esperamos estar prontos para disponibilizar o Sarco para uso no próximo ano.”

Provocando um clamor de morte assistida

De acordo com as principais organizações de suicídio assistido Exit e Dignitas, 1.300 pessoas usaram seus serviços na Suíça no ano passado, onde a lei é legal desde 1942. Atualmente, ambas as empresas ajudam aqueles que procuram tirar a própria vida, fazendo com que ingerem sódio líquido pentobarbital, uma droga que os faz adormecer em cinco minutos, antes de entrar em coma e morrer pouco depois.

Com sua cápsula suicida, por outro lado, a Exit International (uma empresa não relacionada à Exit) desenvolveu um dispositivo que pode ser ativado por dentro e usado sem a necessidade de substâncias controladas. Em vez disso, o Sarco funciona reduzindo o nível de oxigênio dentro de sua câmara de 21% para 1% em trinta segundos, fazendo com que os ocupantes morram de hipóxia e hipocapnia, além de privação de oxigênio.

Em essência, o próprio sistema foi inspirado no caso do britânico Tony Nicklinson, portador da “síndrome do encarceramento”, que faleceu em 2012 após uma longa luta pelo direito de acabar com a própria vida. Dado que o Sarco teoricamente pode ser operado piscando, seu design pode torná-lo ideal para aqueles que sofrem de condições debilitantes semelhantes na Suíça, mas sua facilidade de uso também provocou debate internacional.

Entrando no mercado suíço de suicídio?

Quando apresentou o Sarco pela primeira vez, a Exit International foi acusada de glorificar o suicídio, e seu site ainda fala em “criar um senso de ocasião” em torno do ato, além de “dissipar seu fator ‘yuk’”. Em resposta, em sua Holanda natal, onde a morte assistida é legal desde 2002, a empresa foi criticada pela igreja de Westerkerk, especialmente depois que apresentou a tecnologia em uma exposição funerária.

“Westerkerk nunca apoiará as pessoas oferecendo equipamentos como promovido pelo Dr. Nitschke e nos perguntamos seriamente se isso contribui para uma discussão completa e cuidadosa sobre o assunto”, disse Jeroen Kramer, presidente do conselho da igreja de Westerkerk, ao Independent em 2018. Não vamos e não podemos apoiar qualquer sugestão de uso de tal equipamento.”

Leia também - A igreja de Churchill

No entanto, apesar do que Nitschke descreve como “ceticismo natural”, ele sustenta que “desmedicalizar o processo de morrer” é a coisa certa a fazer, e os sistemas de triagem de IA são mais adequados para “estabelecer a capacidade mental de uma pessoa” de qualquer maneira.

capsuici2

Tendo recebido a luz verde legal, Nitschke diz que a cápsula ainda precisa ser equipada com câmeras para registrar o consentimento informado do paciente, mas depois disso, deve estar pronta para uso final. Dito isto, a Exit International produziu apenas dois pods até agora, com um em exibição no Museu Alemão de Cultura Sepulcral, e o outro considerado não adequado, portanto, um terceiro está sendo construído.

Espera-se que este terceiro Sarco esteja pronto para operação na Suíça em 2022, e Nitschke diz que a empresa já está conversando com organizações locais, sobre colaborar para colocar em prática o que tem sido um dispositivo caro de construir.

“Temos conversado com vários grupos na Suíça, incluindo aqueles com quem trabalhamos antes em casos individuais de suicídio assistido, com o objetivo de fornecer Sarco para uso no país”, acrescentou Nitschke. “Tem sido um projeto muito caro até agora, mas achamos que estamos bem perto da implementação agora.”

Embora a Sarco agora tenha obtido autorização legal, a Exit International deixou claro que não comercializará a cápsula, pois na verdade planeja publicar os esquemas do dispositivo no 'Peaceful Pill eHandbook'. as lojas de impressão 3D em grande escala não estão longe”, mas isso deixa os potenciais pretendentes precisando de um sistema próprio de grande formato para construir fisicamente a máquina.

Dado que a Exit International não revelou o custo ou o processo de fabricação por trás de seus protótipos, é, portanto, muito difícil avaliar como se produziria uma cápsula tão grande, mas a empresa sustenta que “Caberá ao indivíduo em questão” adquirir o equipamento necessário, com os planos definidos para serem lançados “no devido tempo”.

Fonte: https://3dprintingindustry.com/