RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Por dentro da Maçonaria - Parte 4

papasorisoA Morte Suspeita do papa João Paulo I - Ja se tentou ligar o nome da P2 a um assassinato antes, também na Itália, mas nao de um banqueiro, e sim de um papa. David Southwell: "Se examinarmos de perto as circunstancias da morte do papa João Paulo I, também ha elementos que sugerem que ela pode nao ter sido tão simples como sempre se descreveu." Embora o papa João Paulo I estivesse havia só 33 dias no poder, sua indicação revelou-se fatal.

Uma teoria amplamente aceita é a de que ele planejava investigar uma organização secreta cujas conexões com o Vaticano ele acabara de descobrir: a P2. David Southwell: "A investigação que João Paulo I iria realizar, se tivesse vivido, poria em perigo vários cardeais graduados, poria em perigo membros da P2, e muita gente da máfia, da política italiana, do mundo dos negócios e da comunidade bancária italiana, teria tido a carreira ameaçada e, possivelmente, seria sentenciada a muitos anos de cadeia, se as investigações de João Paulo I tivessem prosseguido. Por isso, sua morte súbita e inesperada levou muitos a conjecturar que ele pode ter sido assassinado para impedir que a investigação acontecesse."

 

mac1f

mac1g

 

A causa oficial da morte foi infarto. Ele voi embalsamado no dia seguinte, e não foi feita a autópsia. Rupert Cornwell, jornalista britânico que trabalhava em Roma na época, duvida do envolvimento da P2. "A P2 não esta envolvida na morte de João Paulo I. O problema dessa história toda é que ela é um campo fértil para muitas teorias de conspiração, podem-se leigar os fatos. Ha que acredite que João Paulo I foi assassinado. Mas eu acho que não foi. Acho que ele foi um homem sobrepujado pela importancia de seu trabalho e morreu na cama." Mas só se pode imaginar o que aconteceu naquele dia.


Sociedade Fraterna


Os maçons insistem que são apenas uma sociedade fraterna, sem vínculos com o poder politico ilícito. Ha indícios de simbolismo maçônico até na psse dos presidentes dos EUA. George Bush pai durante o juramento de posse em janeiro de 1989, Milhões de pessoas assintem, mas ha algo que não vêem: a Boblia que Bush segura esta repleta de símbolos maçônicos. É a mesma que George Washington usou em seu juramento, 200 anos antes.

Essa Bíblia contém o alfabeto secreto de uma das mais antigas e poderosas ordens sociais e espirituais que continuam vivas. Uma ordem cujo rol de ricos e poderosos iclui Franklin Roosevelt, Sir Winston Chirchill e o rei Eduardo 8º da Inglaterra. Talvez seja pelo fato de muitos maçons ocuparem cargos de poder no mundo todo que o público acredite que eles sejam mais que um simples clube masculino.

John Hamill: "As pessoas puseram na cabeça, e nunca conseguimos descobrir porque, que somos uma conspiração que esta tentando dominar o mundo, uma idéia de que somos uma espécie de governo secreto por trás do governo. Como eu disse a uma pessoa outro dia: Se governássemos o mundo, eu não estaria conversando com voce, nem respondendo a suas perguntas sobre os problemas que enfrentamos."


A Internet


Mas nem todo mundo aceita a defesa deles contra esta alegação. A internet é uma tribuna perfeita para céticos como Kevin McNeil-Smith. Ele mantém um site que rastreia atividades maçônicas em todas as mídias. "Meu nome é Kevin McNeil-Smith e não sou membro de uma loja de maçons livres e aceitos. Eles administram uma fraude. São chantagistas, essencialmente. Eles acochambram, favorecem uns aos outros, basicamente, eles se nomeiam. E as pessoas tem de decidir se querem que isso continue." Não ficou claro quais provas McNeil-Smith tem para sustentar suas afirmações, mas ele acredita que os maçons são culpados até que se prove a sua inocência.

 

Kevin_McNeil-Smith

 

Pelo menos para um maçom, essa noção de organização obcecada por nepotismo e troca de favores é um pouco mais que fruto da inveja. Robert Cooper: "Gente que afirma que nunca recebeu uma promoção porque não é maçom nunca apresenta provas. Se fosse verdade, você não acha que ja teriam descoberto? As pessoas não querem se sentir incompetentes. Se puderem por em alguém a culpa de coisas ruins, reais ou imaginadas, é o que vão fazer. A pessoa tem de ser muito forte para enfrentar o fato de quenão foi aceita por seus pares, pela razão que for. É mais fácil apontar o dedo: "A culpa é dele, não minha".

Mas os medos vão além. Suspeitas de oficiais corruptos na polícia e judiciário não são novidade. Mas, no Reino Unido, com o aumento da desconfiança pública, o governo tentou fazer que muitos maçons se identificassem publicamente.

John Hamill: "Como princípio, para nós, isso náo é problema nenhum, porque queremos que nossos membros se orgulhem de ser maçons e contem as pessoas, desde que nao seja para obter as vantagens que alegam que obtemos. Mas fazer distinçao entre a maçonaria e todas as muitas outras oranizações é dizer ao público subliminarmente que há motivo para se preocupar, e é por isso que estamos lhes perguntando." Esse levantamento feito em 1998 inverteu totalmente a idéia de que grand parte do alto escalão do governo do Reino Unido é de maçons. "Quando fizeram a estatística, o chefe do Supremo Tribunal Britânico perguntou aos juizes e corregedores. Menos de 5% dos juizes eram maçons, e essa porcentagem inclui as mulheres maçons, e menos de 10% dos corregedores. Isso derrubou parte da teoria de conspiração."


A Conspiração Maçônica


Há séculos, grande parte do público vem fazendo o jogo da conspiração maçônica. As teorias de conspiração sobre os maçons também são fomentadas por pessoas como Kevin McNeil-Smith, que acreditam que poder e ambição, e não retidão, são o cerne do credo maçônico. Mcneil-Smith: "Li todos os documentos escritos pelas igrejas e pelas várias congregações que estudaram o assunto e a única conclusão a que consigo chegar é que a franco maçonaria é o sistema de controle criado por Satanás para opor-se a Igreja."

Para John Hamill, essa afirmação é ridícula e esta muito longe da verdade. "O principal requisito para ingressar-se na maçonaria sob nossa grande loja é a crença em Deus. Acreditamos que os franco maçons devem ter uma religião e pratica-la e, como resultado, ao entrar numa loja em Londres, veem-se cristãos de várias congregações, judeus, hindus, mulçumanos, sikhs, reunidos sem interferencia das diferenças de religião. Os dois assuntos que não se podem discutir nas reuniões da maçonaria são duas coisas que dividem todo mundo: obviamente, política e religião."

Ao entrarem na loja, pede-se aos membros que deixem seus ideias religiosos na entrada e concentrem-se na experiencia coletiva do que para eles significa ser maçom.

 

Rabino_Randall_Schoch

 

"Sou o Rabino Randall Schoch e sou maçom. sou religioso e gosto da associação com outros religiosos, por assim dizer. No meu entender, a ordem maçonica é a única que enfatiza a fé em Deus. Por isso, ela se ajusta a minhas convicções. Assim, por outro lado, a maçonaria é um sofisticado clube masculino, mas um clube em que eles se comunicam por meio de rituais e acolhem todas as religiões."

 

Todd_Kasan

 

"Meu nome é reverendo Todd Kissam e sou maçom. Tem sido uma viagem fascinante pelas alegorias, simbolos e histórias e, como padre anglicano, o convite para compartilhar com irmãos de tantas outras crenças foi extraordinário."

 

mohammed



"Meu nome é Mohammed El-Kated e sou maçom. É possivel ser muçulmano e maçom ao mesmo tempo. Maçonaria é crença em todas as religiões. Temos o Alcorão e a Bíblia lado a lado no altar."

Esse lado religioso da maçonaria, junto com a inclinação para o sigilo, acirrou ainda mais a especulação pública sobre o que seus integrantes pretendem.  David Southwell: "O tipo de mentalidade que o participante de um culto e que o participante da maçonaria tem é quase uma paranoia. Uma necessidade de manter segredos, o medo da pressão do meio que existem, uma vez que se esta nele e que se é iniciado. O sentimento de fazer parte de algo maior que você, e ser leal aquilo, colocando essa lealdade acima e além de laços e obrigações sociais mais normais."

A questão é: estando dentro, qual a proximidade que se tem do centro do poder? Jim Marrs: "Se perguntarmos a um maçom hoje se ha dois círculos dentro da maçonaria, um grande circulo exterior, de participantes que desconhecem seu verdadeiro propósito e outro círculo pequeno, interno, com conhecimento dos segredos mais profundos, ele dirá que não. Porque,se ele pertence ao círculo externo, ele nem sabe da existencia do interno e se, pertence ao interno, jurou não revelar."

TEorias de conspiração a parte, é hora de saber o que os maçons fazem de fato.

PARTE 5