RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Amish - Parte 2

amish4De onde os Amish vieram? - Os Amish se originaram juntamente com um grupo de Cristãos Protestantes geralmente referidos como os Anabatistas (site em inglês), ou os "rebatizados". O batismo é o ritual cristão pelo qual o iniciante é simbolicamente limpo de seus pecados e "renasce" na fé. O batismo infantil se tornou difundido em parte porque a mortalidade infantil tem sido historicamente alta. Os anabatistas acreditam que o batismo infantil não é válido porque um bebê não é capaz de discernir o significado do ritual.

O anabatistas não realizam o batismo até que o candidato seja maduro o bastante para tomar uma decisão consciente e aceitar a responsabilidade pessoal. Os Amish surgiram em 1693 quando um grupo de menonitas suíços liderados por Jacob Amman se separaram do grupo principal de menonitas por conta de diferenças em relação à celebração da Comunhão (uma lembrança da última ceia terrena de Cristo).

Amman queria celebrar a Comunhão duas vezes por ano, enquanto os menonitas apenas uma. Amman queria aderir ao mandamento bíblico de se manter separado dos não-puros, enquanto os menonitas se misturavam com não-puros e o lava pés (uma demonstração de humildade). Amman queria praticar este ritual, enquanto os menonitas não incluíram em suas cerimônias.

Enfrentando perseguições tanto dos cristãos católicos quanto dos protestantes, os Amish, em grande número impulsivamente aceitam a oferta de William Penn de liberdade religiosa na colônia norte-americana da Pensilvânia. A imigração para Pensilvânia começou em 1727 e continuou intensa até 1770, as instalações se concentraram na área do condado de Lancaster.

Os Amish não têm prédios de igreja. Talvez em razão da primeira perseguição, a tradição levou a cultuar em casa. O lar onde irá acontecer a cerimônia religiosa é selecionado em base de rodízio, todas as casas são equipadas para realizar uma cerimônia religiosa. É possível identificar essas casas hoje pelo grande número de carroças estacionadas em um domingo de manhã.

Os Amish se estabelecem em fazendas porque este estilo de vida rural torna mais fácil para eles manter distância dos não-puros, que são chamados simplesmente de "Os Ingleses". As cidades e vilarejos têm mais distrações para desviar suas condutas. Enquanto seu número crescia, os assentamentos Amish ficavam em Ohio, Indiana e muitos outros estados, e também no Canadá. O estabelecimento de novas comunidades está em progresso.

Os Amish falam entre eles um dialeto do alemão, similar ao holandês da Pensilvânia. O alemão culto é usado para os serviços religiosos e o inglês é falado com os estranhos.


O Ordnung


A vida e a fé dos Amish são governadas por uma série de regras (não-escritas), conhecidas como o Ordnung (ordem). Já que os Amish não têm a autoridade central governando, apresentam muitas outras facções cristãs. Todo o governo é local, como está no Ordnung.
Os Amish acreditam na interpretação literal da Bíblia. O Ordnung é designado a assegurar que todos os membros da igreja vivam suas vidas de acordo com as escrituras. Um membro da Igreja Amish deve viver uma vida simples devotada a Deus, família e comunidade, de acordo com as leis de Deus. A eletricidade, automóveis, televisão, roupas da moda e coisas parecidas são consideradas distrações que promovem o orgulho, inveja, vaidade, preguiça, desonestidade e outras características indesejáveis.

O modelo dos vestuários, a carroça e o lampião se tornaram os símbolos dos Amish e provavelmente não vão mudar. O modelo do vestuário enfatiza que a pessoa Amish é separada do mundo não-Amish, mas é também parte de uma comunidade de iguais. A carroça, do mesmo modo, promove a igualdade e limita as viagens, mantendo as comunidades juntas. O lampião, uma luz não-elétrica, não necessita de conexões exteriores da comunidade.

Os Amish não estão de fato "parados no tempo". Embora a vida social e caseira permaneça essencialmente imutável, os Amish adotam novas tecnologias que passam por um exame rigoroso para serem aceitas. O Ordnung é aplicado para qualquer uso proposto de novas tecnologias. Uma tecnologia pode ser aceita por razões práticas ou comerciais, mas nunca por indulgência, desejo ou divertimento. Uma tecnologia é provavelmente aceita se for uma extensão natural existente e que tenha um impacto social mínimo. Usar uma corda de náilon em lugar de uma de cânhamo poderia ser um exemplo de uma extensão natural. Uma tecnologia é provavelmente rejeitada se é radicalmente diferente ou possa ter implicações sociais. Escutar um rádio portátil enquanto são feitos os deveres domésticos seria considerado uma distração desnecessária. Qualquer tecnologia que é vista como degradação da vida espiritual ou familiar é rejeitada de imediato. A televisão está definitivamente fora de questão, pois traz valores questionáveis para casa.

Agora, como o Ordnung afetaria a compra de algo como um fogão? Se um comprador Amish desejasse queimar lenha, ele poderia comprar qualquer fogão a lenha. Não é necessário que o fogão seja antigo ou mesmo uma reprodução. Se pensarmos na modernidade, eficácia, autolimpeza de um fogão, ele não seria aceito, mas se ponderássemos a redução de gastos, um fogão moderno seria uma escolha econômica.


Uma casa Amish


O que você encontra em uma casa Amish? A casa é um lugar que realmente não mudou muito desde o século XVIII, mas é, contudo, um refúgio do mundo. Não há um monte de "coisas" espalhadas. Os móveis e a decoração cairiam na classificação de "primitivas", isto é, são de estilo funcional e simples. Alguns dos utensílios domésticos, como por exemplo um fogão, talvez seja um pouco mais novo, mas não há eletricidade para operar utensílios modernos. Toda a iluminação é a base de velas ou óleo e gás de lampião. Botijão de gás são aceitos, embora o botijão possa ser caro. Se você pensar sobre isso, pouco mais é necessário em um lugar onde você vai comer, dormir, ler, estudar a Bíblia e se socializar com a família.
Se fosse visitar os Amish em casa, o que esperaria encontrar no celeiro das vacas? Surpresa, um sistema moderno, totalmente automático de extração de leite com tanques de refrigeração! Os Amish não são totalmente auto-suficientes. Eles têm de negociar o que possuem com o que precisam como todo mundo. Quando você escolhe vender produtos de laticínio, encontra organizações como a Food and Drug Administration e o Departamento de Agricultura da Pensilvânia, porque o banquinho de três pernas e balde de metal não podem fazer tudo por você. Os Amish não esperam tratamento especial nestes casos. A eletricidade é necessária para operar uma leiteria moderna, então geradores de gás ou diesel são empregados. Os geradores são mais caros que o produto da companhia de energia, mas os geradores têm as virtudes tanto de evitar as linhas elétricas quanto de funcionar à gasolina, um produto que pode ser comprado e transportado se preciso.

É permitido usar motores a gás em equipamentos da fazenda, mas todos os equipamentos devem usar cavalos para locomoção

Os cavalos Amish são cavalos de carga. Estes cavalos têm pernas grossas e ombros e ancas musculosos. São criados para carregar coisas. Os Amish não cavalgam, apenas dirigem as carroças. Cavalos de carga não são rápidos, mas podem puxar uma carroça subindo ou descendo uma colina sem perder o passo.

Vento, água e energia solar são também permitidos como fontes de energia porque promovem o isolamento. A força hélia tem uma longa história em fazendas.

É permitido para uma pessoa Amish usar transporte moderno contanto que ela não o faça por curiosidade ou opere o equipamento. Algumas viagens se tornaram uma necessidade com o crescimento das comunidades. Eles têm que ir para o oeste para comprar terras para os jovens casais. Algumas das mais novas comunidades Amish estão em Utah.


Moda


Os Amish se vestem simploriamente, por este motivo é que adquiriram o apelido "as pessoas simples".
Os homens vestem ternos pretos sem lapelas ou botões, as camisas são brancas ou azuis, suspensórios pretos, sapatos ou botas pretas, chapéus de aba larga em feltro preto ou palha natural. As mulheres usam um vestido largo de couro fino até o tornozelo com meias pretas, um avental, sapatos pretos ou botas, manto preto e também um branco para "rezas" (em caso de batismo) ou um capuz negro. São usadas apenas cores pesadas, as mais escuras são as favoritas, nunca as estampadas. Não se pode dar regras inflexíveis e rápidas sobre o vestuário já que há numerosas variações sutis de uma comunidade para outra. A idéia é que o guarda-roupa limitado elimine o orgulho e a inveja que vêm com a moda, além do desperdício de tempo e dinheiro. Os homens usam os cabelos aparados e barba (se for casado), mas não bigodes, por serem associados a oficiais militares. As mulheres não cortam os cabelos, mas os mantêm soltos e sempre cobertos se forem batizadas.

Os Amish fazem suas próprias roupas, mas em geral compram o tecido e a linha em uma loja. Itens como chapéus, sapatos e suspensórios podem ser comprados já feitos.


Finança


Os Amish, em especial aqueles do Condado de Lancaster, são aparentemente ricos. Se esta percepção é verdadeira, não é por causa da renda, pois ela é baixa em termos de dinheiro. A maior renda líquida valiosa de uma família está em propriedades e muito dessa riqueza é criada com o aumento do valor das terras. Se você também considerar que uma família Amish não gasta muito com comida, roupas, diversão, transporte e bugigangas, uma renda pequena é  suficiente. Os Amish não pedem dinheiro emprestado e, conseqüentemente, não pagam juros. Também cultivam uma fazenda com menos equipamentos. Dinheiro e troca são usados sempre que possível.
Como uma família Amish compra uma fazenda, administra prejuízos ou recupera despesas inesperadas? A família e a comunidade são o banco e a companhia de seguros. É esperado que todos os membros da comunidade contribuam uma parte de sua renda para a "arrecadação comunitária". Igualmente é o dever de todos prestar assistência àqueles em necessidade. Não é esperado que um casal jovem seja capaz de comprar uma fazenda. Será comprado para eles com a assistência da família e comunidade.

Uma população crescente e os preços das propriedades subindo colocou um fardo nas finanças dos Amish, ainda que consigam lidar com isso e continuem prosperando.

PARTE 3