RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Vaticano “Presépio” Uma monstruosidade - Uma imagem da Igreja sob o governo de Francisco…

prevati112/11/2020 - O Vaticano descobriu sua cena de manjedoura em 2020 na Praça de São Pedro na sexta-feira, deixando os espectadores dispersos, escandalizados e com desprezo.Os observadores despejaram abusos sobre o infeliz espetáculo, rivalizando entre si para inventar os epítetos mais apropriados para descrever a cena terrível. "Maria Mumificada", "Weeble Jesus" (após os brinquedos ovais para crianças lançados pela Hasbro na década de 1970), "Marcianos", "rolos de papel higiênico" e "astronautas" foram algumas das comparações feitas com as figuras cilíndricas que representavam a Sagrada Família, os Reis Magos e os pastores de Belém.

Outros viram em uma figura sinistra a imagem protegida por capacete da "Montanha" da série de televisão Game of Thrones, enquanto outra evocou memórias do Robô de Lost in Space: Como um irado italiano escreveu nas redes sociais sobre a cena da manjedoura do Vaticano: “A feiura é a primeira coisa que você nota, seguida pela falta de calor familiar e o distanciamento garantido pelas figuras cilíndricas. Se você deseja julgar com severidade, os cilindros evocam os pólos sagrados dos cultos satânicos condenados na Bíblia. ”

Tradicionalmente, uma cena de manjedoura visa evocar sentimentos de piedade e devoção - não piedade e repulsa - pelo nascimento de Jesus em Belém e, portanto, esta obra particularmente lamentável ofende não só a sensibilidade estética, mas também a reverência religiosa dos fiéis. O Vaticano disse que o presépio exposto na Praça de São Pedro foi criado pelos alunos e professores do FA Grue Art Institute, escola estatal de design, que na década de 1965-1975 dedicou sua atividade escolar ao tema do Natal.

Leia também - Aceito e agradeço, a expressão do significado do Puja

“Acreditamos que a experiência deste ano de um presépio doado por um colégio artístico é realmente uma convocação poderosa para que todos invistam mais na formação das novas gerações, tanto no nível do ensino fundamental e médio quanto para o mundo universitário”, afirmou. disse Dom Lorenzo Leuzzi em uma declaração que garantiu um amplo consenso.

prevati4

Elizabeth Lev, uma historiadora de arte americana que vive e leciona em Roma, disse ao Breitbart News que acha que a escolha foi ruim: “A Natividade celebra a Encarnação, Deus que vem ao mundo como carne, não em uma forma totêmica”, Dr. Lev declarou. “No final deste ano extremamente difícil, as pessoas procuram a beleza, algo que as eleve, inspire e una, e a cena oferecida na Praça de São Pedro dá-lhes algo totalmente diferente.”

“As figuras deformadas do presépio carecem de toda a graça, proporção, vulnerabilidade e luminosidade que se busca na cena da manjedoura”, disse ela. “O ponto principal deste feriado é a segunda pessoa da Santíssima Trindade tomando forma humana, nascida como um bebê de carne e osso, e não há nada de particularmente humano nas formas que vemos diante de nós.”

“O contexto também é importante e essas obras são cercadas pela majestosa colunata de Bernini, coroada com as figuras monumentais dos santos, com a Basílica de São Pedro ao fundo contendo mil anos de belas estátuas”, continuou Lev.

“Foi um ano sombrio e muitos tiveram sua fé desafiada. Talvez tivesse sido melhor dar a eles um símbolo para se reunir, em vez de um objeto de zombaria ”, disse ela. “Esta cena leva as pessoas a zombar de um ícone que representa a Sagrada Família. É uma pena que não conseguimos encontrar algo para inspirar pelo menos ternura, se não total reverência. "

 

Presépio 'Darth Vader' do Vaticano recebe críticas

 prevati2

Leia também - Aceito e agradeço, a expressão do significado do Puja

15/12/2020 - Nas redes sociais, usuários consideraram perturbador o presépio futurístico composto por estátuas de cerâmica. A Praça de São Pedro, no Vaticano, hospedou alguns presépios pouco ortodoxos ao longo dos anos, mas o desta temporada, inaugurado na última semana, parece que veio do espaço sideral. O presépio futurístico composto por estátuas de cerâmica - que inclui um astronauta e um personagem que lembra Darth Vader de Star Wars - recebeu tantas críticas ruins que, se fosse um espetáculo da Broadway, provavelmente teria sido cancelado na noite de estreia. Alguns usuários de mídia social - talvez mantendo o clima predominante em 2020 - consideraram o presépio perturbador. Outros foram mais contundentes.

"O que, em nome do Cristianismo, eles criaram no Vaticano", tuitou A.A. Michelangelo. "Não há palavras para esta criação horrível que deve ter vindo do planeta Zog." Maria, José, os três reis e os pastores parecem figuras de xadrez cúbicas e os animais estão agachados. O Vaticano usa um presépio diferente a cada ano, geralmente doado por cidades ou artistas.

A apresentação modernista e grandiosa deste ano, que apareceu em vários locais, foi feita por alunos e professores em Castelli, uma cidade italiana famosa pela cerâmica, entre 1965 e 1975. "Com essa pandemia global e tudo o mais, o povo cristão, ou qualquer outra pessoa, esperava um sinal de renascimento", disse Alfredo Chiarelli, de 65 anos, que vende artigos religiosos na praça há 30 anos.

"Isso confundiu e entristeceu muitas pessoas", afirmou ele à Reuters.

 

Papa ignora 'presépio sci-fi' e diz que Jesus foi 'sequestrado' por consumismo

 prevati3

20/12/2020 - O papa Francisco aparentemente acrescentou sua reprovação a um presépio pouco ortodoxo montado na praça de São Pedro, neste domingo, ao direcionar visitantes a exibições mais tradicionais nas proximidades. Em sua mais recente benção dominical e discurso antes do Natal, Francisco também afirmou que o dia sagrado que marca o nascimento de Jesus foi “sequestrado” pelo consumismo. Falando da sua janela para a praça, Francisco duas vezes pediu que as pessoas visitassem uma exibição debaixo da colunata da praça, onde estão 100 pequenos presépios tradicionais.

Não fez menção ao presépio principal montado no centro da praça, formado por estátuas que incluem um astronauta e um personagem parecido com Darth Vader, de Star Wars. O presépio recebeu críticas contundentes da mídia e dos visitantes, muitos dos quais expressaram emoções que foram de confusão a desprezo. Em seu discurso, Francisco também alertou contra o “frenético” consumismo durante a temporada de Natal, pedindo que as pessoas se lembrem daqueles que não têm nada.

“O consumismo sequestrou o Natal de nós”, disse. “Não há consumismo na manjedoura de Belém. O que há é realidade, pobreza e amor”.

Fonte: https://catholictruthblog.com/
           https://g1.globo.com/
           https://www.cnnbrasil.com.br/