RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

‘Erro de software’ é culpado pela grande discrepância nas transferências de dinheiro do Vaticano para a Austrália

vatierro115/01/2021 - O regulador financeiro australiano, AUSTRAC, diz que um 'erro de codificação de computador' levou à declaração de que mais de US $ 1,7 bilhão foi enviado do Vaticano para a Austrália entre 2014 e 2020. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou um comunicado na quarta-feira, esclarecendo relatórios recentes documentando que mais de US $ 1,7 bilhão (AUS $ 2,3 bilhões) foram enviados de órgãos financeiros oficiais do Vaticano para contas australianas. A Santa Sé afirma que o número chocante foi na verdade o resultado de um “erro de software” e que o valor das transferências não ultrapassou US $ 7,4 milhões.

No mês passado, LifeSiteNews noticiou que o Vaticano havia enviado US $ 1,7 bilhão para contas na Austrália entre 2014 e 2020, com base em um comunicado do órgão financeiro australiano, AUSTRAC. O dinheiro foi enviado entre as duas nações em mais de 40.000 transações. Curiosamente, o valor da transferência anual atingiu o pico em 2017, quando o cardeal George Pell deixou seu cargo de prefeito da Secretaria de Economia para enfrentar julgamento em sua Austrália natal por acusações históricas de abuso sexual infantil.

No entanto, após várias semanas em colaboração com a Autoridade de Informação Financeira e Supervisão da Santa Sé, a AUSTRAC rescindiu sua alegação anterior de um valor tão elevado em transferências. A Sala de Imprensa da Santa Sé, reconhecendo a enorme discrepância, anunciou que o valor reduzido de cerca de US $ 7,4 milhões “se deve, entre outras coisas, a uma série de obrigações contratuais e à gestão ordinária dos recursos”. Acrescentou que a Santa Sé “aproveita esta oportunidade para reafirmar o seu respeito pelas instituições do país e exprime a sua satisfação pela colaboração entre as entidades envolvidas”. O pico nos números de transferência revisados ​​também foi em 2017.

Na época dos relatórios iniciais, clérigos australianos sênior expressaram incredulidade com as vastas somas de dinheiro alegadamente recebidas do Vaticano no país. Falando à Reuters, o arcebispo Mark Coleridge de Brisbane disse: “Posso assegurar-lhes que nenhuma diocese ou outra entidade da Igreja viu qualquer parte do dinheiro”. Além disso, uma autoridade anônima do Vaticano disse que “essa quantidade de dinheiro e o número de transferências não saíram da Cidade do Vaticano”, relatou o Sydney Morning Herald. A fonte anônima acrescentou que ficou absolutamente pasmo com a cifra, dizendo “Não é nosso dinheiro porque não temos esse tipo de dinheiro”.

Em um comunicado ao Senado australiano, a AUSTRAC anunciou que o valor real das transferências não era de US $ 1,7 bilhão, mas apenas de US $ 7,4 milhões, e que o dinheiro foi transferido em 363 transações, em vez dos 46.000 originalmente informados. O regulador do crime financeiro atribuiu a grande superestimação a um “erro de codificação de computador”.

O regulador supostamente descobriu o erro depois de abrir uma “revisão detalhada” de suas descobertas iniciais, de acordo com o jornal The Australian. Mas a AUSTRAC disse que continuará a investigar transferências individuais que suspeita serem irregulares.

“AUSTRAC reafirmou sua confiança na inteligência financeira original sobre transferências de dinheiro suspeitas, que estão sendo investigadas por promotores do Vaticano que examinam centenas de milhões de dólares em fraude e lavagem de dinheiro”, relatou o The Australian.

A senadora Concetta Fierravanti-Wells trouxe pela primeira vez o caso de laços financeiros suspeitos entre o Vaticano e a Austrália para o plenário do Senado. AUSTRAC forneceu o valor original de US $ 1,7 bilhão em resposta à investigação do senador sobre transferências financeiras supostamente usadas para influenciar o resultado do julgamento de Pell.

Comentando sobre os números revisados, Fierravanti-Wells disse que os números “trazem mais clareza à questão principal - para onde foram os fundos e para que propósito? As graves alegações relacionadas ao suposto uso de fundos no caso Pell permanecem existentes. As autoridades responsáveis ​​pela aplicação da lei precisam acelerar sua investigação dos fatos. ”

O National Catholic Register informou que nem todos acharam a explicação do “erro de codificação” encaminhada pela AUSTRAC para ser totalmente convincente. O gerente de investimentos católico Matthew O'Brien disse ao Register que “muito depende do que se entende por 'erro de codificação'”. Ele acrescentou que “não acredita que a AUSTRAC tenha cometido um erro dessa magnitude devido a um simples erro administrativo em um relatório formal ao parlamento. ”

Na opinião de O'Brien, o "erro" é provavelmente o resultado de uma disparidade entre os relatórios da AUSTRAC sobre fundos do Vaticano e a alegação da Santa Sé de que algumas dessas transferências foram "codificadas incorretamente", uma vez que deveriam ser classificadas como originárias da Itália . Com a AUSTRAC tendo “codificado as transferências originadas de certas entidades na Itália como‘ o Vaticano ’,” o problema parece ser concordar em quais entidades financeiras são consideradas “italianas ou do Vaticano” na origem.

O’Brien observou que certos corpos administrados pelo Vaticano existem fora do próprio Vaticano, como o hospital Bambino Gesù de Romes. O hospital está sob a lei italiana e recebe financiamento público italiano, bem como da UE, mas é administrado pelo Vaticano, informa o Register. O'Brien propõe que este tipo de configuração pode ter sido incluído como uma entidade do Vaticano nos relatórios da AUSTRAC, enquanto as autoridades do Vaticano podem ter "objeções" a essa classificação com base no hospital operando e sendo legalmente incorporado na Itália, nomeando a categorização é um "erro de codificação".

Em relação às alegações de que desonrou o Cardeal Becciu transferiu dinheiro para contas australianas para ajudar na condenação de Pell, O’Brien disse que "[n] ninguém produziu qualquer evidência real de suborno até o momento, apesar dos rumores sensacionais." Ele especulou, no entanto, que “dadas as informações publicamente disponíveis, a lavagem [de dinheiro] é a melhor explicação”.

Ele observou que as transferências “são evidências prima facie de uma operação de lavagem de dinheiro em grande escala, o que é suficiente para sugerir que a máfia pode estar envolvida”.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/