RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Transumanismo satânico: o futuro da razão?

transsata103/04/2020, por Peter Clarke - O transumanismo não pode escapar do fato de ter conotações religiosas. O cerne do movimento envolve o desejo de superar a morte, o que inevitavelmente se alinha com as visões de mundo religiosas. Portanto, ninguém deve ficar muito chocado com o fato de que as organizações religiosas estão começando a se sentir atraídas pelo transumanismo. Mas para os futuristas seculares, que desejam que o transumanismo se mantenha forte como um movimento baseado na ciência, os tons religiosos são um problema.

Uma solução é simplesmente ignorar as conotações religiosas e continuar promovendo os avanços da ciência e da tecnologia. Isso parece razoável. Muitos transumanistas, tenho certeza, têm essa visão por padrão. Mas há uma desvantagem: essa abordagem inevitavelmente permite que grupos religiosos controlem a narrativa sobre os aspectos míticos e espirituais inerentes ao movimento.

Indiscutivelmente, uma solução melhor é incorporar cuidadosamente a linguagem simbólica da religião ao transumanismo, ao mesmo tempo que adere a um código estrito de racionalidade. Essa abordagem não apenas frustraria a agenda dos transhumanistas baseados na fé, mas também ajudaria o movimento transhumanista a abraçar a longa história da mitologia pagã e esoterismo que levou ao transhumanismo moderno. Acontece que esse projeto de abraçar o simbolismo antigo e ao mesmo tempo manter uma visão do mundo totalmente baseada na ciência já foi montado. É chamado de Satanismo.

Satanismo não é um monólito, mas em geral é um movimento moderno e não teísta que é simultaneamente pró-ciência e pró-simbolismo. Os aspectos simbólicos do satanismo, mesmo quando empregados ironicamente, são eficazes em vincular dilemas humanos modernos a mitos antigos e fragmentos eternos de sabedoria. Isso é especialmente verdadeiro para o Templo Satânico, que recentemente se tornou a organização satânica mais visível na América. O Templo Satânico apóia-se fortemente no simbolismo, ao mesmo tempo em que se mantém baseado em uma visão de mundo baseada na ciência e promove ativismo tangível pelos direitos humanos.

Agora considere o movimento transumanista temente a Deus. A organização conhecida como Transhumanistas Cristãos adotou o slogan “O Futuro da Fé?” Aparentemente, a ideia é que o transumanismo poderia de alguma forma ajudar o Cristianismo a fazer melhor a “fé”. Ou será que o transumanismo ajudaria a “fé” a melhorar o cristianismo? Em qualquer caso, é uma ideia ridícula. Nada de base científica jamais ajudou o Cristianismo em sua causa. A ciência foi contra os fundamentos do Cristianismo desde a época de Galileu. Não há razão para duvidar de que a era transhumanista da ciência só irá corroer ainda mais o sistema de crença cristão. Isso torna a própria ideia do transumanismo cristão bastante ridícula.

Leia também - Mestre Ikkyu

À primeira vista, pode parecer igualmente ridículo emparelhar o satanismo com o transumanismo, mas para um fato: o transumanismo sempre foi um pouco ocultista, até um pouco satânico. O movimento moderno não surgiu simplesmente do nada. Está ligado a uma longa história de pensadores com um pé na ciência e filosofia, um pé na espiritualidade, esoterismo ou ocultismo. Considerando esse passado, pode realmente valer a pena considerar: o transumanismo satânico é o futuro da razão?

As raízes “satânicas” do transumanismo

As raízes do transumanismo remontam a Zoroastro, o antigo líder espiritual persa que viveu por volta de 1000 aC. De acordo com o estudioso Jason Reza Jorjani, Zoroastro enfatizou o "papel integral da humanidade na história cósmica". Em vez de um Deus onipotente determinando a história, a humanidade "tem a tarefa de ... escolher essa força criativa evolucionária e trazer ativamente o fim da história".

Várias centenas de anos depois, o mito de Prometeu por Hesíodo (século 8 aC) e Platão (século 4 aC) descreveu muitos dos temas centrais do transumanismo. Prometeu ajudou a humanidade roubando fogo, sabedoria e outras tecnologias dos deuses. Da mesma forma: “Os transumanistas acreditam que podemos e devemos assumir o controle de nossa natureza e cruzar nossos‘ limites naturais ’”, escreve Trijsje Franssen em Prometheus Redivivus, “pois isso nos tornará mais saudáveis, mais inteligentes, mais bonitos e mais felizes”. Quando os cientistas falam em ajudar a humanidade a superar as doenças e deficiências humanas naturais, eles estão canalizando o mito de Prometeu.

Nos tempos modernos, vários transhumanistas proeminentes vincularam explicitamente as práticas ocultistas aos seus objetivos transhumanistas. Por exemplo, Jack Parson, fundador do programa de foguetes da América, estava profundamente envolvido na religião oculta Thelema. Parsons tinha uma visão distinta para trazer o próximo passo na evolução para a humanidade. Ele descreveu sua visão em termos ocultistas, mas seus objetivos se alinhavam diretamente com o transumanismo.

Fonte: https://petermclarke.medium.com/