RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

O Papa Francisco exorta seus seguidores a orar para que a IA e os robôs "sempre sirvam à humanidade"

papaia111/11/2020, por James Vincent - O papa está preocupado com a desigualdade causada pela IA. O Papa Francisco pediu aos crentes em todo o mundo que rezassem para que os robôs e a inteligência artificial “sempre sirvam à humanidade”. A mensagem é uma das intenções de oração mensal do papa - missivas regulares compartilhadas no YouTube com o objetivo de ajudar os católicos a “aprofundar sua oração diária”, concentrando-se em tópicos ou eventos específicos.

Em agosto, o papa pediu oração pelo “mundo marítimo”; em abril, o tema foi “liberdade para o vício”. Agora, em novembro, é IA e robôs. Embora a mensagem soe semelhante a avisos emitidos por notáveis ​​da tecnologia como Elon Musk (o CEO da Tesla comparou o trabalho em inteligência artificial a "convocar o demônio"), o foco do papa é mais prosaico. Ele não parece estar preocupado com o tipo de cenário exótico do fim do mundo, onde uma IA superinteligente transforma o mundo em clipes de papel, mas mais sobre como a tecnologia pode exacerbar as desigualdades existentes aqui e agora.

(Devemos notar também que a chamada para a oração foi feita no início deste mês, mas só vimos recentemente através do boletim informativo Import AI por causa dos ... eventos que tomaram muito do tempo, energia e acuidade mental geral de todos nas últimas semanas.)

Em sua mensagem, o papa disse que a IA está “no centro da mudança histórica que estamos experimentando” e que a robótica tem o poder de mudar o mundo para melhor. Mas isso só seria o caso se essas forças fossem aproveitadas corretamente, disse ele.

“Na verdade, se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um verdadeiro progresso. Os avanços futuros devem ser orientados para o respeito à dignidade da pessoa ”. Talvez surpreendentemente, este não é um território novo para o papa. No início deste ano, o Vaticano, junto com a Microsoft e a IBM, endossou o “Rome Call for AI Ethics” - um documento político que contém seis princípios gerais que orientam a implantação da inteligência artificial. Isso inclui transparência, inclusão, imparcialidade e confiabilidade, todos atributos importantes quando se trata de implantar algoritmos.

Embora o papa não tenha mencionado nenhum exemplo específico em seu vídeo, é fácil pensar em maneiras como a IA está entrincheirando ou aumentando as divisões na sociedade. Os exemplos incluem sistemas tendenciosos de reconhecimento facial que levam a falsas prisões e resultados de exames alocados por algoritmos que reproduzem as desigualdades existentes entre os alunos. Em outras palavras: independentemente de você achar que a oração é o curso de ação apropriado, o papa certamente tem razão.

Fonte: https://www.theverge.com/