VERDADES INCONVENIENTES

10 Mitos que querem que você acredite sobre os "benfícios" dos trangênicos

mitotrans3Você sabe quem é a Monsanto ? A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia. Situada nos Estados Unidos é a líder mundial na produção do herbicida glifosato, vendido sob a marca Roundup. Também é, de longe, o produtor líder de sementes geneticamente ...

modificadas (transgênicos), respondendo por 70% a 100% do market share para variadas culturas. A Monsanto sofre constantemente críticas de ambientalistas, produtores e ecologistas por produzir suas sementes GM ( Geneticamente modificadas) que causam diversos danos a saúde, ao meio ambiente e ao ecossistema local.

OGM (Organismos Geneticamente modificados)

mitotrans1

OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas, como a cor, tamanho etc. Os OGMs possuem alteração em trecho(s) do genoma realizadas através da tecnologia do RNA/DNA recombinante ou engenharia genética. Na maior parte das vezes, quando se fala em Organismos Geneticamente Modificados, trata-se de organismos transgênicos. Mas OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.

Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA (ou parte do DNA) de outro organismo, que pode até ser de uma espécie diferente. Já um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente mas não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene por mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgênica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo. Somente ao inserirmos material genético (DNA/RNA) exógeno em um organismo é que ele passa a ser transgênico. A ideia de misturar espécies de organismos é atribuída ao químico Paul Berg.

mitotrans4

1: Ninguém jamais provou que os transgênicos são prejudiciais para as pessoas

A verdade é que os estudos sobre alimentos geneticamente modificados têm mostrado tumores, morte prematura, insuficiência de órgãos, lesões gástricas, danos no fígado, danos nos rins, reações alérgicas, e muito mais.

2: As culturas GM são a única maneira de resolver a fome mundial

A realidade é que as práticas agrícolas geneticamente modificados não são sustentáveis??, o que praticamente garante colapsos nas colheitas futuras e fome subseqüente. Nem os agricultores que possam salvar suas sementes por violação de patente e baixa fertilidade nas sementes. Práticas agrícolas sustentáveis ??são a resposta para a fome no mundo.

3: Culturas GM precisa de menos pesticida pulverização

A verdade é que, após o primeiro par de anos, o uso de pesticidas e herbicidas em cultivos transgênicos aumentou dramaticamente.

4: A tecnologia GM é comparável ao cruzamento que nossos antepassados ??fizeram para criar versões mais resistentes de culturas

A polinização cruzada de diferentes variedades da mesma planta (o que nossos antepassados ??fizeram) é de baixa tecnologia e pode ocorrer naturalmente. A modificação genética das sementes da Monsanto é feito em um laboratório e, muitas vezes atravessa diferentes reinos biológicos, tais como atravessar uma bactéria com uma planta de efeitos adversos não intencionais e que pode ser incalculavelmente grande e impossível saber o que pode acontecer antes de serem liberados para a biosfera.

5: Se o FDA e o USDA permitir-lhes, eles devem ser seguros

FDA – Orgão dos EUA que fiscaliza alimentos e medicamentos.

USDA – Departamento Agricultura dos EUA.

Monsanto tem laços estreitos com o governo dos EUA, de modo que, apesar do evidente conflito de interesses, executivos da Monsanto tem influência sobre os políticos nas administrações de Bush, Clinton e Obama.

6: Não há diferença nutricional entre alimentos transgênicos e alimentos não-GM

A 2012 análise nutricional do milho GM e não-GM mostrou diferenças chocantes no conteúdo nutricional. Milho não-GM contém 437 vezes mais de cálcio, 56 vezes mais magnésio, e sete vezes mais manganês do que o milho transgênico. Milho GM também foi encontrado 13 ppm de glifosato, um agrotóxico tão tóxico que pode ser cancerígeno , comparado a zero no milho não-GM.

7: OGM são impossíveis de evitar

Ingredientes geneticamente modificados são encontrados em mais de 70 por cento dos alimentos processados??, mas você pode evitá-los, em grande parte, evitando estes alimentos processados. Ao mudar para alimentos integrais como legumes, frutas e outros alimentos básicos, você pode controlar os alimentos transgênicos em sua dieta.

8: Monsanto tem os melhores interesses em mente

Monsanto passou mais de meio milhão de dólares na contratação de uma empresa para ajudar a “proteger a marca Monsanto” de ativistas. Especula-se que eles têm colocado trolls em sites anti-GM, mensagens ocultas de mídia social, e até mesmo possivelmente hackeado computadores de pesquisadores dias antes de serem lançados os estudos prejudiciais dos GM. Há ainda especulações de que o governo dos EUA está espionando ativistas anti-Monsanto.

9: OGM não são prejudiciais ao meio ambiente

Na ilha havaiana de Molokai, onde foi instalado uma base deexperimentos com cerca de 2.000 hectares para a Monsanto, o ar e a qualidade da água são horríveis e há relatos de mortes, infertilidade, descontrolada polinização cruzada, erupções cutâneas sangrentas, asma e contaminação por pesticidas em águas subterrâneas.

10: OGM estão aqui para ficar

Biotech quer que você acredite que as culturas GM estão aqui para ficar, mas a guerra está sendo travada contra os transgênicos, e a resistência está ganhando terreno significativo. Ao compartilhar informações como esta, podemos lutar contra a biotecnologia e os venenos que eles estão lançando em nosso ambiente.

mitotrans2


Fonte: http://yogui.co/

         https://pt.wikipedia.org