VERDADES INCONVENIENTES

Exposto: Manuais de Operação da China para Internação e Prisão em Massa por Algoritmo

prichi124/11/2019 - Um novo vazamento de documentos do governo chinês altamente classificados revela o manual de operações para administrar os campos de detenção em massa em Xinjiang e expôs a mecânica do sistema de vigilância em massa da região. Um novo vazamento de documentos governamentais chineses altamente classificados descobriu o manual de operações para administrar os campos de detenção em massa em Xinjiang e expôs a mecânica do sistema orwelliano de vigilância em massa e "policiamento preditivo" da região.

Os China Cables, obtidos pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, incluem uma lista classificada de diretrizes, pessoalmente aprovadas pelo principal chefe de segurança da região, que serve efetivamente como um manual para operar os campos que agora abrigam centenas de milhares de uigures muçulmanos e outras minorias . O vazamento também apresenta briefings de inteligência anteriormente não revelados que revelam, nas próprias palavras do governo, como a polícia chinesa é guiada por um sistema maciço de coleta e análise de dados que usa inteligência artificial para selecionar categorias inteiras de residentes de Xinjiang para detenção.

O manual, chamado de "telegrama", instrui o pessoal do campo sobre questões como evitar fugas, como manter total sigilo sobre a existência dos campos, métodos de doutrinação forçada, como controlar surtos de doenças e quando deixar os detentos ver parentes. ou até usar o banheiro. O documento, datado de 2017, apresenta um sistema de "pontos" de modificação de comportamento para impor punições e recompensas aos presos.

O manual revela a duração mínima da detenção: um ano - embora relatos de ex-detentos sugiram que alguns sejam libertados mais cedo.

Os briefings de inteligência classificados revelam o escopo e a ambição da plataforma de policiamento baseada em inteligência artificial do governo, que pretende prever crimes com base apenas nessas descobertas geradas por computador. Especialistas dizem que a plataforma, usada nos contextos policial e militar, demonstra o poder da tecnologia para ajudar a impulsionar violações de direitos humanos em escala industrial.

Leia também - Como os nazistas têm anos de benefícios de segurança social do governo dos EUA

Os China Cables revelam como o sistema é capaz de reunir grandes quantidades de dados pessoais íntimos por meio de buscas manuais sem garantia, câmeras de reconhecimento facial e outros meios para identificar candidatos à detenção, sinalizando centenas de milhares de investigações apenas pelo uso de aplicativos populares para celulares. Os documentos detalham diretrizes explícitas para prender os uigures com cidadania estrangeira e rastrear os uigures de Xinjiang que vivem no exterior, alguns dos quais foram deportados de volta à China por governos autoritários. Entre os envolvidos na rede de arrasto global: embaixadas e consulados da China.

Nova clareza em vastos campos de internamento

Os China Cables representam um avanço significativo no conhecimento do mundo sobre a maior internação em massa de uma minoria étnica-religiosa desde a Segunda Guerra Mundial. Nos últimos dois anos, relatórios baseados em contas de ex-presidiários, outras fontes anedóticas e imagens de satélite descreveram um sistema de campos administrados pelo governo em Xinjiang, grandes o suficiente para acomodar um milhão ou mais de pessoas. Eles também esboçaram os contornos de um enorme programa de coleta de dados, vigilância e policiamento em toda a região. Um artigo recente do New York Times esclareceu os antecedentes históricos dos campos.

O China Cables representa o primeiro vazamento de um documento classificado do governo chinês que revela o funcionamento interno dos campos, a severidade das condições por trás das cercas e as instruções desumanas que regulam as rotinas diárias mundanas dos presos. Os briefings são o primeiro vazamento de documentos governamentais classificados sobre o esforço de vigilância em massa e policiamento preditivo.

"Isso realmente mostra que, desde o início, o governo chinês planejava como garantir os centros de treinamento profissional, como trancar os 'estudantes' em seus dormitórios, como mantê-los lá por pelo menos um ano", disse Adrian Zenz, um membro sênior da China estuda na Fundação Memorial das Vítimas do Comunismo, em Washington, DC, que revisou os documentos. "É muito, muito importante que esses documentos sejam de 2017, porque foi quando toda a campanha de reeducação começou".

Respondendo a perguntas sobre os campos e o programa de vigilância do parceiro de mídia do ICIJ, o Guardian, o governo chinês chamou os documentos vazados de "pura fabricação e notícias falsas". Em comunicado neste fim de semana, a assessoria de imprensa da embaixada do Reino Unido disse: não existem campos de detenção em Xinjiang. Centros de educação e treinamento vocacional foram estabelecidos para a prevenção do terrorismo.

“Xinjiang é uma região bonita, pacífica e próspera na China. Três anos atrás, esse não era o caso ”, afirmou o comunicado. “Tornou-se um campo de batalha - milhares de incidentes terroristas ocorreram em Xinjiang entre os anos 1990 e 2016, e milhares de pessoas inocentes foram mortas. Portanto, há um enorme alvoroço entre o povo de Xinjiang para que o governo tome medidas resolutas para resolver esse problema. Desde que as medidas foram tomadas, não há nenhum incidente terrorista nos últimos três anos. Xinjiang novamente se transforma em uma região próspera, bonita e pacífica. As medidas preventivas nada têm a ver com a erradicação de grupos religiosos. A liberdade religiosa é totalmente respeitada em Xinjiang. ”

A declaração também dizia: "Segundo, os estagiários fazem vários cursos nos centros de educação e treinamento profissional, e sua liberdade pessoal dos estagiários é totalmente garantida".

Ele continuou: “O [M] andarin é amplamente utilizado na China e, portanto, é ministrado como um dos cursos dos centros. Os estagiários também aprendem habilidades profissionais e conhecimentos jurídicos para que possam viver em sua própria profissão. Esse é o principal objetivo dos centros. Os estagiários poderiam ir para casa regularmente e pedir licença para cuidar de seus filhos. Se um casal é ambos estagiários, seus filhos menores geralmente são tratados por seus parentes, e o governo local ajuda a cuidar bem das crianças. Essas medidas foram bem-sucedidas - Xinjiang é muito mais seguro. No ano passado, os turistas aumentaram 40% e o PIB local aumentou mais de 6%. ”

Finalmente, a declaração dizia: “Terceiro, não existem documentos ou ordens para os chamados 'campos de detenção'”. Acrescenta: “Existem muitos documentos oficiais na China para referência da mídia chinesa e estrangeira que desejam saber mais. sobre os centros de educação e formação profissional. Por exemplo, sete documentos relevantes foram publicados pelo Escritório de Informações do Conselho de Estado. ”

Os documentos da China Cables foram verificados por linguistas e especialistas, incluindo James Mulvenon, diretor de integração de inteligência da SOS International LLC, uma empresa de inteligência e tecnologia da informação de várias agências governamentais dos EUA. Mulvenon, especialista em autenticação de documentos classificados do governo chinês, chamou os documentos em chinês de "muito autênticos", acrescentando que "aderem 100% a todos os modelos de documentos classificados que eu já vi".

Mais de 75 jornalistas do ICIJ e 17 organizações parceiras da mídia em 14 países se uniram para informar sobre os documentos e seu significado.

Os documentos vazados incluem:

O manual de operações, ou "telegrama", nove páginas em chinês de novembro de 2017 que contêm mais de duas dúzias de diretrizes detalhadas para o gerenciamento dos campos, que eram então nos primeiros meses de operação.
Quatro briefings de inteligência em idioma chinês mais curtos, conhecidos como “boletins”, fornecendo orientação sobre o uso diário da Plataforma de Operação Conjunta Integrada, um programa de vigilância em massa e policiamento preditivo que analisa dados de Xinjiang e foi revelado ao mundo pelos Direitos Humanos Assista no ano passado.

Ambos os tipos de documentos estão marcados como "secretos", no meio de um ranking chinês de três níveis de sigilo. O manual foi aprovado por Zhu Hailun, então vice-secretário do Partido Comunista de Xinjiang e principal oficial de segurança da região. Os boletins foram distribuídos à polícia e às autoridades locais responsáveis ​​pela segurança em toda a região. Zhu não respondeu às perguntas que lhe foram enviadas pelo ponto de contato da imprensa internacional da China. Tentativas de enviar fax para o equivalente em Xinjiang falharam.

Um documento de sentença em língua uigur de um tribunal criminal regional que detalha as alegações contra um uigur preso por incitar “ódio étnico” e “pensamentos extremos”. As alegações apresentam atos aparentemente inócuos como advertências de colegas de trabalho para não usar palavrões ou assistir pornografia. O documento não é classificado, mas em um sistema político com pouca transparência, os documentos judiciais de Xinjiang raramente são vistos por pessoas de fora.

Uigures na mira

Uma comunidade predominantemente muçulmana que fala sua própria língua turca, os uigures vivem na região árida da Ásia Central, hoje conhecida como Xinjiang há mais de 1.000 anos, adotando o Islã após o contato com comerciantes muçulmanos. Os uigures há muito tempo enfrentam a marginalização econômica e a discriminação política como minoria étnica, agora respondendo por quase 11 milhões de pessoas em um país onde quase 92% da população de 1,4 bilhão é da etnia chinesa Han. A maioria dos uigures chineses vive em Xinjiang, uma região composta principalmente por montanhas e deserto no extremo noroeste do país. A região nominalmente autônoma - que também abriga cazaques, tadjiques, muçulmanos hui e uma grande população han - está sob controle formal chinês desde o século XVIII.

Nos últimos anos, o presidente chinês Xi Jinping intensificou uma campanha nacional promovendo a conformidade com a doutrina do Partido Comunista e as normas culturais han, e os uigures, com sua identidade religiosa e étnica distinta, cada vez mais aparecem na mira.

prichi2

As tensões entre os uigures, por um lado, e o governo e a população chinesa han da região, por outro, às vezes se tornaram violentas. Em 2009, os uigures revoltaram-se na cidade de Urumqi, capital de Xinjiang, matando quase 200 pessoas, a maioria chinesa de etnia Han. A partir de 2013, os uigures cometeram uma série de ataques mortais a civis em várias cidades chinesas, matando dezenas. Um grupo islâmico uigure assumiu a responsabilidade por pelo menos um dos ataques. Também surgiram relatos de dezenas de uigures no exterior que aderiram ao Estado Islâmico. Pequim respondeu com crescente ferocidade. Culpar o separatismo uigur e o extremismo islâmico, impôs restrições cada vez mais severas à prática religiosa na região, proibindo barbas, muitas formas de oração muçulmana e algumas formas de vestuário religioso, incluindo burcas e véus faciais.

Leia também - O Que os Médicos nâo sabem sobre as drogas que prescrevem

Em 2017, movendo-se para reduzir as expressões de diversidade cultural, política e religiosa, Xi ordenou uma campanha silenciosa de detenção em massa e assimilação forçada em Xinjiang. Um grande número de pessoas em toda a região começou a desaparecer, de acordo com testemunhas e reportagens, e rumores de campos de detenção secretos surgiram. Em algumas aldeias no sul de Xinjiang, a polícia recebeu ordens de varrer quase 40% da população adulta, informou-se mais tarde.

"Naquela época, havia terror entre as pessoas", disse Tursunay Ziavdun, uma uigur de 40 anos agora no Cazaquistão e que passou 11 meses em um acampamento em Xinjiang. “Quando nos vimos, as pessoas ficaram aterrorizadas. A única coisa de que falávamos era dizer 'ah, você ainda está aqui!' Em todas as famílias havia alguém preso. Alguns, toda a família.

“Em fevereiro de 2018, eles prenderam meu irmão mais velho. Dez dias depois, meu irmãozinho ”, disse ela em entrevista ao parceiro de mídia do ICIJ, Le Monde, em novembro. "Eu pensei que seria minha vez em breve." Ela foi levada para um acampamento em 10 de março de 2018.

O governo chinês tentou manter os campos em segredo. Mas a partir do final de 2017, jornalistas, acadêmicos e outros pesquisadores - usando imagens de satélite, documentos de compras governamentais e contas de testemunhas oculares - revelaram uma série de centros de detenção, cercados por cercas e torres de guarda, em toda a região e os contornos de um sistema novo e alarmante de vigilância em massa.

Em outubro de 2018, depois que as imagens de satélite e as testemunhas oculares tornaram inegável, o governador de Xinjiang, Shohrat Zakir, reconheceu a existência de um sistema do que ele chamou de "instituições profissionais de treinamento profissional". Ele disse que seu objetivo era des radicalizar os suspeitos de inclinações terroristas ou extremistas.

Em um documento oficial divulgado em agosto, o governo proclamou os "centros de treinamento profissional" um sucesso retumbante, alegando que a ausência de ataques terroristas em Xinjiang nos últimos três anos foi resultado da política.

Os China Cables contradizem totalmente a caracterização oficial do governo chinês dos campos como programas sociais benevolentes que fornecem "treinamento vocacional residencial" e refeições "gratuitamente". Os documentos especificam que as prisões devem ser feitas em quase todas as circunstâncias - a menos que suspeitas possam ser " descartada "- e revelam que um objetivo central da campanha é a doutrinação geral.

Plano diretor com doublespeak

O longo "telegrama" - inscrito com o nome de Zhu no topo e rotulado "ji mi", chinês para "segredo" - apresenta um plano mestre para a implementação de internação em massa, incluindo mais de duas dúzias de orientações numeradas. Intitulado "Opiniões sobre o trabalho de fortalecer e padronizar ainda mais os centros de educação e treinamento de habilidades profissionais", foi emitido pela Comissão de Assuntos Políticos e Jurídicos da Região Autônoma de Xinjiang, o comitê do Partido Comunista responsável pelas medidas de segurança em Xinjiang.

O estilo combina a burocracia chinesa padrão com a fala dupla orwelliana, prescrevendo suavemente o gerenciamento seguro de quebras de banheiro e estabelecendo condições para ver os entes queridos enquanto se refere aos presos como "estudantes" e listando os requisitos para "se formar".

O manual enfatiza que o pessoal deve "impedir fugas" e exige o uso de postos de guarda, patrulhas, videovigilância, alarmes e outras medidas de segurança típicas das prisões. As portas dos dormitórios devem ser trancadas duas vezes para “gerenciar e controlar estritamente as atividades dos alunos, a fim de evitar fugas durante as aulas, períodos de alimentação, intervalos para ir ao banheiro, hora do banho, tratamento médico, visitas à família etc.”, diz o manual.

“Os estudantes” têm permissão para deixar os campos apenas por motivos de “doenças e outras circunstâncias especiais”, diz o documento, e o pessoal do campo deve “acompanhá-los, monitorá-los e controlá-los” enquanto estiver fora.

O memorando também inclui a disposição - nem sempre aplicada, de acordo com alguns ex-detentos - de que os detidos devem permanecer nos campos por pelo menos um ano.

O manual revela um sistema de controle de comportamento baseado em pontos dentro dos campos. Os pontos são tabulados através da avaliação da "transformação ideológica, estudo e treinamento dos presos e do cumprimento da disciplina", diz o manual. O sistema de punição e recompensa ajuda a determinar, entre outras coisas, se é permitido aos presos entrar em contato com a família e quando são libertados.

O manual também descreve um sistema de três níveis que classifica os presos pelo grau de segurança exigido: "muito rigoroso", "rigoroso" ou "gerenciamento geral".

O manual faz provisões para a saúde básica e o bem-estar físico dos reclusos, incluindo requisitos explícitos de que os oficiais do campo "nunca permitem mortes anormais". Exige que o pessoal mantenha condições de higiene, evite o surto de doenças e garanta que as instalações do acampamento possam resistir a incêndios e terremotos. “Para centros de treinamento com mais de mil pessoas”, diz o manual, “pessoal especial deve estar estacionado para realizar testes de segurança de alimentos, saneamento e prevenção de epidemias”.

O manual instrui o pessoal a "garantir que os alunos tenham uma conversa por telefone com seus parentes pelo menos uma vez por semana e se encontrem por vídeo pelo menos uma vez por mês, para fazer com que sua família se sinta à vontade e que os alunos se sintam seguros".

Testemunhos de ex-presidiários sugerem que essa diretriz foi amplamente ignorada. Em fevereiro passado, os uigures fora da China e seus apoiadores lançaram uma campanha no Twitter implorando ao governo chinês para fornecer informações sobre membros da família desaparecidos.

E, apesar das instruções do manual para garantir saúde e segurança, um número desconhecido de detidos morreu nos campos devido a más condições de vida e falta de tratamento médico, segundo relatos de testemunhas oculares. Mihrigul Tursun, uigures de Xinjiang que agora vive nos Estados Unidos, disse a uma comissão dos EUA em uma audiência de novembro de 2018 que, enquanto estava detida, viu nove mulheres morrerem nessas circunstâncias.

Inúmeros ex-presidiários relataram ter sofrido ou testemunhado torturas e outros abusos, incluindo tortura na água, espancamentos e estupros.

"Alguns prisioneiros foram pendurados na parede e espancados com cassetetes eletrificados", disse Sayragul Sauytbay, um ex-detento que recebeu asilo na Suécia, ao jornal israelense Haaretz em outubro. “Havia prisioneiros que foram feitos para sentar em uma cadeira de pregos. Vi pessoas retornando daquele quarto cobertas de sangue. Alguns voltaram sem unhas.

O "telegrama" também inclui uma seção ímpar sobre "educação de maneiras", instruindo o pessoal do campo a fornecer instruções em áreas como "etiqueta", "obediência", "comportamentos de amizade" e "troca de roupa regular", entre outras coisas. Darren Byler, professor de antropologia na Universidade de Washington e uma autoridade na cultura uigur, disse que a fixação em ensinar adultos normais a tomar banho e fazer amigos deriva de uma crença predominante entre os chineses han de que os uigures são "atrasados".

"É como o discurso sobre o selvagem 'outro' ou o não civilizado 'outro' ', onde você precisa ensiná-los a ser civilizados", disse Byler. "Mas foi operacionalizado em Xinjiang."

Um gasoduto do acampamento à fábrica

As autoridades da China defenderam o que chamam de políticas de "alívio da pobreza" em Xinjiang. As novas habilidades profissionais, dizem as autoridades chinesas, permitem que os uigures busquem empregos fora dos campos e fazendas e, assim, melhorem seu padrão de vida.

Mas pesquisadores e jornalistas descobriram um vasto sistema de trabalho forçado em toda a região, concentrado na fabricação de têxteis e outros bens de consumo.

O manual menciona instalações adicionais para ex-detentos do campo que parecem apoiar esses relatórios. "Todos os alunos que concluíram o treinamento inicial serão enviados para a aula de aprimoramento de habilidades profissionais para treinamento intensivo por um período escolar de 3 a 6 meses", diz o manual. “Todas as prefeituras devem criar locais e instalações especiais para criar o ambiente para os estagiários receberem treinamento intensivo.”

Em uma diretriz chamada “serviços de emprego”, o manual instrui os funcionários do campo a implementar uma política chamada “um aluno formado, um grupo encontra emprego” - sugerindo que aqueles que concluírem o treinamento profissional sejam colocados em uma instalação de trabalho.

Por fim, o manual encarrega as delegacias de polícia e os departamentos judiciais locais de fornecer “ajuda e educação de acompanhamento” aos ex-detidos após o emprego, e instrui que após a libertação, “os alunos não devem deixar a linha de visão por um ano. "

As diretrizes apóiam relatórios de que os detidos são enviados dos campos para os locais de trabalho sob vigilância constante da polícia.

“A população das minorias étnicas está sendo transferida para ambientes de treinamento e trabalho fechados, vigiados e controlados pelo estado, que facilitam a doutrinação contínua”, escreveu Zenz em um relatório de julho de 2019.

prichi3

Detenção por algoritmo

Enquanto isso, os “boletins” mais curtos fornecem uma visão arrepiante da Plataforma Integrada de Operações Conjuntas (IJOP), que coleta grandes quantidades de informações pessoais dos cidadãos de várias fontes e, em seguida, usa inteligência artificial para formular longas listas das chamadas pessoas suspeitas com base nesses dados.

De acordo com a Human Rights Watch, grupo de direitos de Nova York, as fontes incluem os incontáveis ​​postos de controle de Xinjiang, câmeras de circuito fechado com reconhecimento facial, spyware que a polícia exige que alguns uigures instalem em seus telefones, "snifers Wi-Fi" que coletam identificação de informações de smartphones e computadores e até entregas de pacotes. A polícia e outras autoridades usam um aplicativo móvel para executar verificações de antecedentes e se comunicar com o IJOP em tempo real, diz a Human Rights Watch.

“Os chineses adotaram um modelo de policiamento em que acreditam que, através da coleta de dados em larga escala, passam por inteligência artificial e aprendizado de máquina, eles podem, de fato, prever com antecedência onde possíveis incidentes podem ocorrer, bem como identifique possíveis populações que têm propensão a se envolver em ações anti-regime anti-estatais ”, disse Mulvenon, especialista em documentos da SOS International e diretor de integração de inteligência. "E então eles buscam preventivamente aquelas pessoas que usam esses dados".

Mulvenon disse que o IJOP é mais do que uma plataforma "pré-crime", mas uma plataforma de "aprendizado de máquina, inteligência artificial, comando e controle" que substitui a inteligência artificial pelo julgamento humano. Ele o descreveu como um "cérebro cibernético" central das estratégias policiais e militares mais avançadas da China.

"É assim que o terrorismo estatal funciona. Parte do medo que isso instiga é que você não sabe quando não está bem." - Samantha Hoffman

Leia também - O humilhante fim da era Lula

Os quatro boletins da China Cables obtidos pelo ICIJ, totalizando 11 páginas, concentram-se nos detalhes da implementação do IJOP, discutindo problemas e oferecendo soluções possíveis. Com data de junho de 2017, eles têm o título "Boletim Diário Essencial da" Plataforma de Operações Conjuntas Integradas "" e compreendem os números 2, 9, 14 e 20.

O "Boletim No. 14", por exemplo, fornece instruções sobre como conduzir investigações em massa e detenções após o IJOP gerar uma longa lista de suspeitos. Ele observa que, em um período de sete dias em junho de 2017, oficiais de segurança prenderam 15.683 residentes de Xinjiang sinalizados pelo IJOP e os colocaram em campos de internamento (além de 706 presos formalmente).

O boletim continua observando que o IJOP produziu 24.412 nomes de "pessoas suspeitas" naquela semana e discute os motivos da discrepância: alguns não puderam ser localizados, outros morreram, mas seus cartões de identificação estavam sendo usados ​​por terceiros, e em breve. O boletim observa que alguns estudantes e funcionários do governo eram "difíceis de manusear".

No ano passado, a Human Rights Watch obteve uma cópia do aplicativo móvel do IJOP e fez uma engenharia reversa para aprender como ele é usado pela polícia e quais dados ele coleta. O grupo descobriu que o aplicativo solicita aos policiais que insiram informações detalhadas sobre todos os que interrogam: altura, tipo de sangue, matrícula, nível de escolaridade, profissão, viagens recentes, leituras de medidores elétricos e muito mais. O IJOP usa um algoritmo ainda desconhecido para criar listas de pessoas consideradas suspeitas.

Maya Wang, pesquisadora sênior da Human Rights Watch na China, disse que o objetivo do IJOP vai muito além da identificação de candidatos à detenção. Seu objetivo é rastrear toda uma população quanto a comportamentos e crenças que o governo vê com suspeita, incluindo sinais de forte apego à fé muçulmana ou à identidade uigur. "É um mecanismo de verificação de antecedentes, com a possibilidade de monitorar pessoas em todos os lugares", disse Wang.

Dragnet estende-se para o exterior

Por dois anos, as organizações de notícias forneceram relatórios cada vez mais alarmantes dos esforços da China para interromper as viagens dos uigures e atacar os uigures no exterior. Em novembro de 2016, organizações de notícias relataram que as autoridades estavam confiscando os passaportes dos residentes muçulmanos de Xinjiang. Em julho de 2017, a pedido da China, o Egito deportou pelo menos 12 estudantes uigures que estudavam na Universidade Al-Azhar, uma instituição bem conhecida de estudos religiosos, e deteve dezenas de outros. No início de 2018, os uigures que vivem no exterior relataram que os departamentos de segurança em Xinjiang estavam sistematicamente coletando informações pessoais detalhadas sobre eles de parentes que ainda moram lá.

O "Boletim No. 2" revela que esses atos faziam parte de uma ampla iniciativa política. Com data de 16 de junho de 2017, o boletim de duas páginas e meia trata da cidadania estrangeira e dos uigures que passaram algum tempo no exterior. Ele categoriza os uigures chineses que vivem no exterior por suas regiões de origem em Xinjiang e instrui as autoridades a coletar informações pessoais sobre eles. O objetivo desse esforço, diz o boletim, é identificar "aqueles que ainda estão fora do país para os quais não se pode descartar o terrorismo". Ele declara que essas pessoas "devem ser colocadas em educação e treinamento concentrados" imediatamente após seu retorno à China. .

O boletim instrui as autoridades a organizar a deportação de qualquer pessoa que tenha desistido ou "cancelado" a cidadania chinesa. "Para aqueles que ainda não cancelaram a cidadania e para quem não se pode excluir o suspeita de terrorismo, eles devem primeiro ser colocados em treinamento e educação concentrados e examinados", acrescenta o boletim.

O "Boletim No. 20" instrui as autoridades de segurança locais a rastrear todos os usuários do aplicativo de celular Zapya baseados em Xinjiang - quase 2 milhões de pessoas - em busca de afiliações com o Estado Islâmico e outras organizações terroristas.

Em todo o China Cables, a ameaça de "terrorismo" e "extremismo" é citada como fundamento da detenção, mas em nenhum lugar dos documentos vazados é definido "terrorismo" ou "extremismo". As notícias indicam que às vezes as detenções têm como alvo intelectuais, uigures com laços no exterior e abertamente religiosos. No entanto, muitos outros fora dessas categorias também foram varridos. Especialistas dizem que a campanha visa não apenas comportamentos específicos, mas também todo um grupo étnico e religioso.

Sinistramente, o Boletim No. 2 aponta para o papel das embaixadas e consulados da China na coleta de informações para o IJOP, que é usado para gerar nomes para investigação e detenção. Ele cita uma lista gerada pelo IJOP de 4.341 pessoas que se candidataram a vistos e outros documentos em consulados chineses ou que solicitaram “substituições de identificação válida em nossas embaixadas ou consulados chineses no exterior”. O boletim inclui instruções para que essas pessoas sejam investigadas. e preso "no momento em que atravessam a fronteira" de volta à China.

As organizações noticiosas já informaram que as populações de internos do acampamento incluíam alguns estrangeiros. Agora, o Boletim No. 2 mostra que sua presença nos campos não foi acidental, mas um objetivo político explícito.

O Boletim No. 2 menciona uma lista gerada pelo IJOP de 1.535 pessoas de Xinjiang "que obtiveram nacionalidade estrangeira e também solicitaram vistos chineses". O IJOP forneceu um nível notável de detalhes. Ele determinou que 75 estavam na China e os dividiu por nacionalidade: “26 são turcos, 23 são australianos, 3 são americanos, 5 são suecos, 2 da Nova Zelândia, 1 da Holanda, 3 da Holanda, 3 do Uzbequistão, 2 do Reino Unido, 5 são canadenses, 3 são finlandeses, 1 é francês e 1 é do Quirguistão. ”O boletim instruiu as autoridades a encontrar e investigar o maior número possível delas, sem preocupação aparente com as consequências diplomáticas que possam resultar da colocação de estrangeiros. cidadãos em campos de internação extrajudiciais.

"Pensamentos extremos": orar e opor-se à pornografia

O documento final - não classificado, mas de um tipo raramente visto fora dos círculos do governo chinês - é de um processo judicial de 2018 na Procuradoria Popular do Condado de Qakilik, no sul de Xinjiang. Ele detalha, na língua uigur, as acusações contra um uigur, detido em agosto de 2017 e formalmente preso no mês seguinte sob a acusação de "incitar pensamentos extremos". Oito meses depois, ele recebeu uma acusação adicional de "incitação ao ódio étnico e étnico". discriminação."

O caso mostra como o sistema judicial da China criminalizou expressões de rotina da crença islâmica.

Entre os atos considerados ilegais, havia o desejo dos colegas de trabalho de evitar pornografia, orar e evitar socializar com aqueles que não oram, incluindo "kafirs chineses da China" (kafir é uma palavra árabe que significa infiel ou não crente). As testemunhas das supostas ofensas eram colegas de trabalho, com nomes uigures, com quem ele havia conversado.

O documento do tribunal indica que o advogado do réu pediu indulgência ao tribunal, afirmando que essa foi a primeira ofensa do homem e que, devido ao seu "baixo nível de conhecimento e educação jurídica, ele era facilmente suscetível de ser enganado e cometer crimes".

Ele foi condenado a 10 anos de prisão.

Fonte: https://www.icij.org/