VERDADES INCONVENIENTES

Sorria! Você está sendo manipulado !

manipusorria1Por Gustavo Galli - As estratégias midiáticas estão cada vez mais transformando pessoas em máquinas de compras e comportamento. Comportamento esse que seria visto até pouco tempo atrás como artificial e empolado, hoje é aceito como natural e, mais do que isso, obrigatório. Como será que isso acontece? Na faculdade de administração, aprendi que três coisas movem o mundo moderno: sexo, dinheiro e poder. Um tripé que se completa. Remova um desses três pilares e – teoricamente – a estrutura da felicidade se desmorona. Mas será que é assim mesmo? Esse modelo importado de felicidade realmente se aplica a todos nós? Começando pelo começo, reflitamos. É provável que quase nenhum de nós se sinta manipulado. Mas antes de afirmarmos com ...

absoluta certeza, analisemos primeiramente qual seria o conceito de manipulação. Segundo o dicionário Michaelis, o primeiro significado de “manipular” é “preparar com as mãos” – não à toa, a população é conhecida como “massa”. Manipular, num conceito mais amplo, é controlar algo ou alguém com interesses específicos. No contexto de sociedade, diversos fatores se apresentam trazendo a necessidade de manipulação: sexo, dinheiro e poder, por exemplo – o tripé da felicidade.

Dinheiro talvez seja o maior responsável pela manipulação nos dias de hoje. Uma herança ativa de uma sociedade capitalista, cujo ideal de felicidade é o Ter, deixando o Ser para segundo ou terceiro plano. A estratégia é simples: a promoção de realização em decorrência de aquisição de bens materiais. Mensagens obviamente implícitas que às claras são lidas como simplesmente: “Compre isto e seja feliz!” ou “Tenha isso e se sinta realizado!”. Chega a ser nojenta a hipocrisia desses anunciantes ardilosos. Uma pessoa que tem como objetivo de vida implantar na cabeça das pessoas a ideia de que eles precisam de coisas que realmente não necessitam não passa de alma miserável que fomenta a infelicidade de toda uma sociedade. Você acha que nunca foi manipulado por esses arautos da miséria? Quando foi a última vez que você consumiu algo que, analisado friamente, é imprestável ou que não te agrega valor espiritual ou intelectual? O que me diz desse celular último modelo que está no seu bolso e que se tornou um amigo mais íntimo do que um ser humano em carne e osso? Se você acha que precisa de um dispositivo desse para ser feliz, sorria! Você está sendo manipulado!

Quase tão significativo quanto o dinheiro, o poder tem também uma importância vital nesse jogo capcioso de artimanhas que é a manipulação. Essa necessidade crescente de controlar pessoas e situações que atinge cada vez mais mentes sãs chega a ser doentia. São pobres coitados arrogantes que cultuam um complexo de superioridade.

Leia também - A Indústria da Doença do Coração

Escondidos atrás de nuvens de soberba, esquecem-se eles mesmos que são tratados como inferiores por seus próprios governos: são cordeiros querendo ser lobos. Afaste-se desses insolentes que têm prazer subjugando seus iguais, na tentativa infrutífera de, ao montar em um semelhante, esquecer-se de tirar a própria sela. Se você sente que precisa controlar ou domar alguém para ser feliz, sorria! Você está sendo manipulado!

Para os manipulados, o sexo é, nos dias atuais, um fator que talvez seja dependente de você ter ou não dinheiro e poder. É, dos responsáveis, o menor – e talvez o mais intrínseco à nossa natureza. Nos julgamos seres intelectualmente avançados e cultos, mas nossos instintos nos trazem novamente ao início de nossa linha de evolução, e regressamos a primatas que são guiados pela libido e pela necessidade de reprodução. Somos traídos por nossa própria natureza, mas cabe a nós a refrearmos e, consequentemente, mantermos distância dos animais que somos, com a intenção de continuarmos a ascendermos. Se você acha que o sexo é de alguma forma uma mensura ou chave para a realização pessoal, sorria! Você ainda está sendo manipulado!

Mas, afinal, por que diabos somos tão manipulados? As respostas para esta pergunta são infinitas. Nossa instintiva necessidade de pertencer a um grupo responde a essa e a diversas outras questões, por exemplo. Outro fator é a ausência de autoconhecimento, que, com o passar do tempo, tem atingido progressivamente as massas. As pessoas se dedicam tanto às suas atividades cotidianas integrantes desse processo de manipulação que sequer encontram tempo para refletir sobre ele. E quem manipula sabe que é assim que deve ser: as ovelhas devem continuar a ser ovelhas. Enquanto nossas barreiras são puramente psicológicas, a alegoria da caverna, descrita por Platão, é perfeitamente aplicável nesse contexto. Nos resta apenas nos libertamos dessas correntes que são estabelecidas com tanta pressão sobre nossas cabeças, praticando a filosofia e tentando nos conhecermos e conhecermos nossas reais necessidades, nossos reais gostos e nosso caminho próprio – e não importado – para a felicidade, buscando, assim, deixar de sorrir por ter um celular no bolso.

Fonte: http://obviousmag.org/