VERDADES INCONVENIENTES

Os Segredos do Marketing da Industria Alimentícia

alimentos topoKate Cooper, Consultora de Marketing para a Indústria Alimentícia - Eu vou mostrar alguns segredos sobre como fazemos você comprar o que queremos que compre. Então, como marqueteira, quando começo a oferecer um produto, qual é o meu trabalho? Bem, meu trabalho é fazer você desejá-lo, implorar por ele, precisar dele. Pensar que é a melhor inovação em alimentos desde....o pão fatiado.

E como fazemo isso? Bem... vou dar um bom exemplo mais adiante e vou explicar. Vamos começar observando alguns detalhes interessantes.

 

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Então temos aqui o "SHREDDIES", um velho favorito, existe há anos, muito popular no Reino Unido e Canadá. Sem mudar nada sobre esse produto, eles o "reinventaram" e o relançaram,

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como o novo "SHREDDIES FORMATO DIAMANTE"! Um exemplo genial de Marketing!

Nos anos 1950 houve uma inovação importante na comida, o bolo mix instantâneo, um dos meus exemplos favoritos. Quando foram lançados, tudo o que era preciso fazer é adicionar água, quem não vai adorar isso? Bem, na verdade ninguém gostou.

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Ninguém comprou a droga da coisa. Então eles pesquisaram e descobriram que o principal consumidor-alvo, as donas de casa, sentiam que estavam trapaceando. Elas não queriam dar a seus maridos, à sua família, etc, uma coisa tão facil de preparar. Então o que os fabricantes fizeram?

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Tornaram a receita um pouco mais difícil. Você teria que adicionar água e....um ovo !! E as vendas EXPLODIRAM ! Mas esses exemplos são migalhas perto do que realmente quero mostrar hoje, que é sobre galinhas, porcos e vacas.

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Quando pensamos de onde vem as galinhas, pensamos algo assim, um tipo de idéia instintiva.

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Mas se realmente pensamos bem, provavelmente seria mais assim. Mas o primeiro pensamento é muito mais agradável,é muito mais romântico. Então, com vamos dar-lhes essa impressão? Bem, existem 3 técnicas que usamos e a terceira é nossa arma secreta que vou mostrar-lhes hoje, por isso preparem-se.

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Vejamos a técnica número 1: Todo mundo acredita no que está no rótulo. Vamos ver alguns exemplos favoritos, alguns que eu sempre uso. Eu uso "fresquinho da fazenda" ou uso "100% natural" e uso "o preferido dos açougueiros". Mas o querealmente significa isso? Bem...sinceramente, não significa muito.

Nós vemos isso nos rótulos e nos sentimos confiantes...fresquinho da fazenda, 100% natural, etc. Mas vamos ver como uma fazenda realmente é, provavelmente é assim...

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Essa é uma operação de alimentação intensiva de animais. Vou repetir isso... é uma OPERAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO INTENSIVADE ANIMAIS. Isso não fica bem em um rótulo, por isso, vamos usar "fresco da fazenda".

Inovação número 2, isso é o que usamos, nos concentramos em progresso. A agricultura intensiva nasceu por necessidade. No final da Segunda Guerra Mundial os recuros estavam escassos. A agropecuária tinha que ser muito, muito econômica. E desenvolvemos a idéia de poder criar mais e mais animais em áreas sempre menores. Nós ficamos muito bons nisso. Se pensamos em um galpão do tamanho desta sala, onde estou falando a vocês, e se fosse um galpão de galihas uma sala de 100 lugares. Quantas galinhas poderiam caber nesta sala? Eu diria que cerca de 4 mil. Bem impressionante, não é?

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Provavelmente ficaria assim! o público não vai gostar disso, o meu trabalho é fazê-los sentir-se melhor. Como eu faço isso? Bem...um princípio básico em marketing. Escolhemos as palavras certas, e assim podemos "direcionar" a conversa como quisermos.

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Bem, usamos um exemplo como este. Quando você olha essa foto, o que chama a atenção? Seu olhar vai para o meio da página, letras enormes, dizendo "Se esforçam para otimizar".

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Mas se vemos a foto de outro angulo, fica assim ! A primeira imagem é mais bacana, porque vemos o "Se esforçam para otimizar", isso sugere progresso, nos sentimos bem. O desafio dos marqueteiros é fazer o público sentir-se bem com o que vê.

Um problema da criação animal intensiva, muito animal e pouco espaço, é óbvio: DOENÇAS. Com tantos animais em pouco espaço, eles vão ficar DOENTES. 50% de todo os antibióticos no mundo são usados em animais de corte e postura. Assim, como fazer o público sentir-se bem com isso? Como a gente faz? Oi...é o meu trabaho!!! :):):)...Como eu faço isso? Uso a linguagem da inovação.

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Voltamos aos nossos velhos amigos em porkcares.org, e isso é o que eles dizem: "Como a agricultura ficou mai eficiente, os veterinários, incorporaram novas "tecnologias e métodos". " Isso nos faz sentir bem, isso é positivo, não é? Isto é PROGRESSO !!!

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E quando marqueteamos para futuros consumidores...usamos algo assim!

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Este é um livro e colorir. "Os porcos e carne de porco". É lindo, náo é? O que fizemos aqui é levar a criança a focar no fato de que usamos "inovação", trazendo os porcos dos campos lamacentos para os galpões limpinhos.

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Estamos tirando-os da lama suja, desagradável e todas as doenças que estão lá....POSITIVO!

E agora vamos para a nossa arma secreta, isso é o que realmente precisamos nos concentrar. Então... só essas 2 técnicas não vão funcionar, precisamos uma outra arma secreta, a número 3! Na verdade, esta aqui na sala onde estamos, agora!! Procurando.....procurando...."Arma Secretaaaa" onde está você??? justamente....a arma secreta é VOCÊ!!!

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E como fazermo isso? Quando esta no supermercado, você não quer pensar de onde vieram os produtos. Não quer pensar como os animais foram criados, como foram tratados. O poder da IGNORÂNCIA INTENCIONAL não pode ser superestimada. Isso é crueldade sistematizada em ESCALA GIGANTESCA. E só conseguimos ficar sem culpa porque TODO MUNDO está condicionado a FINGIR QUE NÃO VÊ, condicionado a VIRAR O ROSTO E OLHAR PARA OUTRO LADO...............Obrigado!


CHEGA !!!!!!!!!!

NENHUMA QUANTIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO TORNA A AGRICULTURA INDUSTRIALIZADA ACEITÁVEL.

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