CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Indo além dos nossos cinco sentidos: aqueles sobre os quais não falamos

sexten1a28/01/2019 - Quando se trata de conversar e ensinar nossos filhos sobre como sentimos o mundo ao nosso redor, usamos um modelo de cinco sentidos, que inclui visão, paladar, audição, tato e olfato. A razão pela qual esse modelo foi originalmente usado foi que esses sentidos estavam emparelhados com uma parte visível do corpo, nossa pele, nariz, boca, olhos ou ouvidos, e, portanto, era super fácil de lembrar e ensinar. O problema desse modelo é que ele nos mantém presos a uma maneira antiga de pensar, tanto que estamos arraigados para acreditar que existem apenas cinco sentidos e qualquer coisa além deles é cunhada nesse duvidoso "sexto sentido" que sempre ouvimos sobre .

No entanto, os humanos são capazes de muito mais do que nossos sentidos básicos e, na verdade, têm até vinte no total, dependendo de como definir a palavra "sentido". Vamos explorar os que são menos conhecidos!

1. Propriocepção

Esse sentido nos permite saber inatamente onde estão as partes do corpo no espaço, incluindo nossos músculos e apêndices. É isso que permite que você coloque o dedo na ponta do nariz com os olhos fechados. É também isso que lhe permite coçar a perna quando está deitado na cama à noite no escuro. Esse sentido diz exatamente onde você está, sem a necessidade de ver onde está. Aqueles que são desajeitados e desorientados tendem a ter um fraco senso de propriocepção, geralmente causado por uma mutação no gene PIEZ02.

Leia também - Robôs Realistas estão cada vez mais perto com esse novo músculo sintético

2. Equilibriocepção

Além de saber onde nosso corpo está no espaço, também precisamos mantê-lo na posição vertical. Nosso senso de equilíbrio também é chamado de equilíbrio e é realizado com o sistema vestibular dentro do ouvido interno. Você pode facilmente desativar esse sistema e perder o equilíbrio se girar várias vezes em rápida sucessão.

3. Sensação Vestibular

O sistema vestibular no ouvido interno também nos dá a capacidade de sentir a velocidade. É daí que surge a doença do carro ou a doença de movimento, pois os sinais que estão sendo enviados ao seu cérebro não correspondem ao sistema vestibular, que está dizendo ao seu corpo que você está parado. Isso causa uma incompatibilidade no que seus sentidos estão detectando de forma colaborativa, causando náuseas.

4. Termocepção

Embora você provavelmente não pense sobre isso com tanta frequência, sua capacidade de dizer se está quente ou frio lá fora é um sentido chamado termocepção. Temos termorreceptores em nossa pele que nos permitem evitar ambientes extremamente quentes ou ambientes frios que causariam danos graves, como ulcerações por frio e hipotermia.

5. Cinestesia

É isso que nos permite perceber movimentos de todos os tipos. Se isso é algo que você chama pelo canto do olho ou algo que vê na tela da televisão.

6. Cronocepção

Essa é sua capacidade de sentir a passagem do tempo. Embora você possa aprender a ler o tempo e aprender o que está por trás do tempo, sua capacidade real de perceber que o tempo passou é um sentido inato incorporado ao seu corpo.

Leia também - Luzes de led "inteligentes" urbanas podem estar secretamente espionando você

7. Nocicepção

É isso que permite que você sinta dor. Além desses sete, também existem sentidos raros, como perceber campos elétricos, ter um senso de direção magnético e experimentar a mistura de dois sentidos, como cor e números (sinestesia). Embora não seja tão popular, o modelo de nove sentidos dos nossos sentidos está ganhando terreno, o que inclui nossa capacidade de ver, ouvir, cheirar, provar, tocar, sentir dor, sentir a temperatura e ter equilíbrio.

Fonte: https://knowledgenuts.com/