Big Boy, a Maior Locomotiva a Vapor já fabricada no Mundo

    locoboy127/01/2017 - As Big Boy foram as maiores locomotivas a vapor já construída até hoje, e as únicas com configurações de rodas de 4-8-8-4. Foram construídas sob encomenda para a Union Pacific Railroad. As locomotivas foram construídas entre 1941 e 1944 pela empresa American Locomotive Company, sigla Alco. A série 4000 (Big Boy) sucedeu as Chalengers 4-6-6-4, também fabricadas e desenvolvidas pela Alco. Ao todo foram fabricadas apenas 25 unidades da série 4000, dessas, apenas oito foram preservadas, e se encontram em alguns museus pelos Estados Unidos.

    Elas foram projetadas exclusivamente para superar o uso de duas locomotivas que eram necessários em alguns trechos das ferrovias em Wyoming com inclinação de até 1,14%. Sua capacidade de carga é de 3300 toneladas, mas foi excedida várias vezes, sendo registrado o pico máximo de 4040 toneladas sem problemas. Eram muito confiáveis e estáveis, já que andavam sempre a baixas velocidades com cargas, mas foram projetadas para serem eficientes até os 100 Km/h. O pico de potência era atingido aos 56 Km/h.

    locoboy2

    locoboy3

    locoboy5

    A partir do fim de Segunda Guerra Mundial, com a alta do preço do carvão, e a introdução das eficientes locomotivas a diesel, as Big Boy's foram sendo gradualmente aposentadas, o último trem tracionado pela séria 4000 terminou sua viagem em 21 de junho de 1959.

    Suas medidas impressionam, veja abaixo sua vasta e grandiosa ficha técnica:

    Construtor: American Locomotive Company
    Configuração: 4-8-8-4
    Bitola: 1.435 mm
    Comprimento: 40,47 m
    Altura: 4,94 m
    Largura: 3,4 m
    Peso Total: 556.990 kg
    Combustível: Carvão (27,2 ton)
    Reservatório de água: 83 ton
    Caldeira: 2,4 m
    Fornalha: 14 m²
    Pressão da Caldeira: 1,464 kgf/m²
    Cilindros: 4 (603 x 813 mm)
    Força de tração: 61.405 kgf
    Velocidade máxima: 130 km/h
    Potência: 6.290 cavalos

    Fonte: https://ferroviasetrensantigos.blogspot.com/

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

     Ajude a manter o site no ar.

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco