CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Zuckerberg: O Facebook está construindo uma máquina para ler seus pensamentos

cerface107/03/2019 - Você deixaria o Facebook ler seu cérebro? Segundo o CEO Mark Zuckerberg, o Facebook visa acessar informações sobre seus usuários não apenas por meio de seus smartphones e computadores, mas diretamente de seus cérebros. Em uma entrevista recente na Universidade de Harvard com o professor da faculdade de direito Jonathan Zittrain, Zuckerberg se gabou da tecnologia em que o gigante social está trabalhando, que poderia um dia permitir que os usuários navegassem nos menus ou digitassem usando apenas suas mentes, relata a Wired. Quando Zittrain desafiou Zuckerberg pelas invasões e implicações ...

éticas de uma máquina de leitura da mente no Facebook, o CEO do Vale do Silício teve uma resposta simples: "presumivelmente, isso seria algo que alguém escolheria usar como produto".

"Mouse cerebral"

O conceito é relativamente simples: objetos inteligentes podem se comunicar uns com os outros, mas seu cérebro está isolado deles. A solução, de acordo com Zuckerberg, é um "dispositivo com aparência de touca de banho" que lê os sinais em seu cérebro e os utiliza para desbloquear os fluxos de dados de seus pensamentos.

Leia também - Aranha gigante encontrada na Austrália

O Facebook vem testando essa "interface cérebro-computador" há vários anos. Na conferência de desenvolvedores do F8 em 2017, a empresa mostrou o que o vice-presidente de construção do Facebook, Regina Dugan, chamava de "mouse cerebral" - uma interface cerebral não invasiva que um dia poderia permitir que os usuários controlassem aplicativos de RA.

Assumindo Controle

O entusiasmo de Zuckerberg por esse trabalho é irônico, porque a empresa perdeu muita confiança entre seus usuários após anos de má imprensa e repetidos relatos de violações da privacidade. Milhões de americanos deixaram a rede social em 2018. Os planos futuros do Facebook para uma interface cerebral de computador parecem estranhamente desconectados dessa realidade.

Fonte: https://futurism.com/