Cientistas criam um dispositivo que pode produzir em massa embriões humanos

enhu111/09/2019 - Os cientistas inventaram um dispositivo que pode produzir rapidamente um grande número de entidades vivas que se assemelham a embriões humanos muito primitivos. Os pesquisadores saudaram o desenvolvimento, descrito quarta-feira na revista Nature, como um avanço importante para o estudo dos primeiros dias do desenvolvimento embrionário humano. Mas também levanta questões sobre onde traçar a linha na fabricação de vidas humanas "sintéticas".

Outros cientistas já criaram embriões sintéticos, também conhecidos como embrióides. Essas entidades são feitas através da persuasão de células-tronco humanas para formar estruturas encontradas em embriões humanos muito antigos. A pesquisa levantou questões sobre quão semelhantes aos embriões completos eles poderiam e deveriam ser permitidos.

O novo trabalho leva essa pesquisa adiante, criando um método que pode gerar rapidamente um número relativamente grande de embrióides.

"Esse novo sistema nos permite alcançar uma eficiência superior para gerar essas estruturas semelhantes a embriões humanos", diz Jianping Fu, professor associado de engenharia biomédica da Universidade de Michigan em Ann Arbor, que liderou a pesquisa.

Fu chama a etapa de "um novo marco empolgante para esse campo emergente" que deve melhorar significativamente a capacidade dos cientistas de estudar o desenvolvimento humano inicial.

"Tais estruturas de embriões humanos têm muito potencial para abrir o que chamamos de caixa preta do desenvolvimento humano", diz Fu.

Ele está se referindo às primeiras semanas após o esperma fertilizar um óvulo, quando o embrião está dentro do corpo de uma mulher e é difícil de estudar. Uma diretriz de longa data impede os cientistas de realizar pesquisas em embriões em seus laboratórios além de 14 dias de desenvolvimento por razões éticas.

Fu diz que a capacidade de produzir um grande número de embrionóides, que não estão sujeitos às diretrizes de 14 dias, esperançosamente fornecerá aos cientistas novas idéias sobre importantes questões de saúde, incluindo como prevenir defeitos congênitos e abortos. Além disso, os pesquisadores poderiam usar os embrióides para rastrear medicamentos, para ajudar a determinar se os medicamentos são seguros para as mulheres grávidas tomarem.

Leia também - Estamos todos interligados, mas como tudo isto pode acontecer?

"Essa pesquisa pode levar a muitas coisas boas", diz Fu.

Outros cientistas concordam.

"É um grande avanço no conhecimento do desenvolvimento humano inicial", diz Ali Brivanlou, embriologista da Universidade Rockefeller em Nova York. "Estamos abrindo janelas para aspectos do desenvolvimento que nunca vimos antes. Esse conhecimento é realmente o Santo Graal da embriologia humana".

Outros cientistas e bioeticistas concordam. Mas eles também alertam que a pesquisa de Fu levanta questões sensíveis.

"Essa equipe precisa ter muito cuidado para não modelar todos os aspectos do embrião humano em desenvolvimento, para que eles possam evitar a preocupação de que esse modelo de embrião possa um dia se tornar um bebê se você o colocar no útero", diz Insoo Hyun, um bioeticista da Case Western Reserve University e da Harvard Medical School.

Devido a essas preocupações, Fu diz que propositalmente criou embrióides que não são modelos completos de embriões humanos completos. Eles apenas "se assemelham a uma parte do embrião humano - o núcleo do embrião humano inicial", diz Fu. Faltam estruturas-chave, como os estágios iniciais da placenta e o "saco vitelino", que fornecem alimento aos embriões.

"Entendo que pode haver pessoas sensíveis quando você vê que é possível produzir massivamente estruturas embrionárias organizadas. As pessoas ficarão preocupadas. Entendo isso. Acho que estamos empurrando a fronteira", diz Fu.

"Mas quero deixar 100% claro que não temos a intenção de tentar gerar uma estrutura sintética [que] pareça um embrião humano completo", diz Fu. "Não temos intenção de fazer isso."

Outros elogiaram a abordagem de Fu, dizendo que ir além seria altamente problemático.

"Esse seria um tipo muito precoce de modelo de Frankenstein, certo? Pegando partes diferentes e juntando-as para tentar criar um organismo", diz Daniel Sulmasy, bioeticista da Universidade de Georgetown.

"Se alguém tentasse fazê-lo e isso estivesse nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário, e tentasse deixá-lo se desenvolver ainda mais, isso seria um problema", diz Sulmasy.

O dispositivo que Fu criou é um quadrado de silicone fino. A placa contém quatro poços em torno de um canal estreito. Os cientistas colocam células-tronco - células-tronco embrionárias humanas ou células-tronco pluripotentes induzidas, que podem ser produzidas a partir de células adultas - no dispositivo. Em seguida, os pesquisadores acrescentam aos poços adjacentes produtos químicos que estimulam as células a desenvolver estruturas-chave dos embriões humanos.

Cada dispositivo pode produzir cerca de uma dúzia de embrióides em apenas alguns dias, diz Fu, e isso permite que os cientistas produzam centenas de estruturas usando muitos dos dispositivos simultaneamente.

Leia também - Campainha de Oxford: Misteriosa bateria funciona há 175 anos com a mesma carga

Os rápidos avanços na criação de embriões levaram a Sociedade Internacional para Pesquisa com Células-Tronco a lançar uma revisão de suas diretrizes.

"Se esses modelos de embriões acabarem sendo completos e forem construídos para ter todos os componentes dos embriões naturais, eles deverão estar sujeitos à mesma regra de 14 dias que limita a pesquisa com embriões humanos naturais", diz Hyun. "Essa é mais uma razão para evitar modelar tudo ao mesmo tempo".

Fonte: https://www.npr.org