CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Harvard Prof: Sinal do espaço profundo pode ser da civilização alienígena

sinali112/02/2020 - O sinal misterioso se repete a cada 16 dias. Um pesquisador de Harvard diz que pode ser de "origem artificial". No início deste mês, pesquisadores canadenses anunciaram que descobriram um sinal de rádio poderoso, emanando de uma galáxia distante em rajadas a cada 16 dias. E Avi Loeb, presidente do departamento de astronomia da Universidade de Harvard, disse ao Futurism esta semana que ele acha que uma possibilidade é que os sinais estejam vindo de uma civilização alienígena.

Para deixar claro, Loeb também reconheceu que os sinais - "explosões rápidas de rádio" - ou FRBs - poderiam ser gerados por jovens estrelas de nêutrons chamadas magnetares, ou por outro fenômeno natural ainda não descoberto. "Mas no momento não temos uma pistola de fumaça que indique claramente a natureza dos FRBs", escreveu ele em um email. "Portanto, todas as possibilidades devem ser consideradas, incluindo uma origem artificial."

Uma possibilidade concreta, disse ele, é uma civilização extraterrestre que usa um feixe de energia para impulsionar a carga pelo espaço - e que os pesquisadores canadenses captam a radiação que vaza dela. Loeb apontou que ele examinou esse conceito anteriormente em um documento de 2017, e descobriu que a energia necessária para mover a carga com raios de energia seria absolutamente impressionante. De fato, ele disse, esse raio exigiria tanta energia quanto a totalidade da luz solar que atinge a Terra.

"Isso exigiria um grande projeto de engenharia, muito mais ambicioso do que atualmente temos na Terra", escreveu ele. “Portanto, o principal desafio tecnológico está na enorme potência que o feixe de rádio precisa [s] para carregar.” Os próprios pesquisadores canadenses reconheceram, em um comunicado à imprensa sobre as descobertas, que "os não profissionais sugeriram que são mensagens de alienígenas".

Leia também - Casa pré-fabricada que produz toda a sua própria energia custa US$ 75 mil

Loeb, no entanto, acha que vale a pena considerar seriamente a possibilidade - além, é claro, de causas naturais. Ele também apontou que diferentes FRBs poderiam ser causados ​​por diferentes fenômenos. Esta não é a primeira história do SETI em que Loeb apareceu. Em 2018, por exemplo, ele sugeriu que o objeto interestelar ‘Oumuama poderia ser uma sonda alienígena.

"Uma civilização tecnológica avançada é uma boa aproximação a Deus", disse ele ao New Yorker na época. - Suponha que você pegou um telefone celular e o mostrou a um homem das cavernas. O homem das cavernas diria que era uma pedra agradável. O homem das cavernas está acostumado a pedras. Então agora imagine esse objeto - ‘Oumuamua - sendo o iPhone e nós o pessoal das cavernas.”

Fonte: https://futurism.com/