CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Interceptor: Máquina de limpeza oceânica que remove 50 mil kg de plástico por dia

limpagua128/11/2019 - A temática da poluição dos rios e mares com plástico está cada vez mais acesa. Como se tem notado, o planeta está pejado de plástico e pouco se está a fazer contra essa poluição. Assim, com o olhar na esperança de fazer mais em prol da limpeza, nasceu o Interceptor. Esta é uma solução da The Ocean Cleanup para resíduos plásticos fluviais. Segundo os responsáveis, esta é a primeira solução escalável para evitar que o plástico chegue aos oceanos do mundo a partir dos rios.

 

O oceano recebe dos rios toneladas de plástico todos os dias

Conforme foi apresentado e colocado em operação, este “barco” é alimentado 100% por energia solar. Além disso, tem um funcionamento autónomo e permite extrair o lixo plástico na maioria dos rios mais poluentes do mundo. De facto este é um novo projeto da Ocean Cleanup na luta contra o lixo plástico. Este novo dispositivo flutuante é movido a energia solar e tem o nome de Interceptor. Conforme podemos perceber, a sua ação tem como finalidade remover a poluição plástica dos rios antes deste chegar aos oceanos. Por outras palavras, esta é a primeira barreira de combate ao plástico nos oceanos!

Segundo o diretor-executivo Boyan Slat, o Interceptor será usado para limpar 1.000 dos rios mais poluidores de plástico do mundo. Estes rios são responsáveis por cerca de 80% da poluição plástica dos oceanos.

Leia também - 16 atalhos do teclado que você não conhece

Poluição é retirada e vai para a reciclagem

limpagua2

O Interceptor pode extrair 50.000 kg de lixo por dia e pode recolher até 100.000 kg por dia em condições ótimas. Nesse sentido, o dispositivo foi concebido para ser amigo do ambiente. Assim, as suas baterias de iões de lítio são carregadas por painéis solares. Desta forma, o dispositivo pode trabalhar silenciosamente, sem produzir gases, de dia e de noite.

limpagua3

limpagua4

limpagua5

Leia também - Atlas, o robô da Boston Dynamics

O Ocean Cleanup Interceptor já está a operar em dois locais: Jacarta, na Indonésia, e Klang, na Malásia. No entanto, um terceiro sistema vai para Can Tho no Delta do Mekong, no Vietname, e um quarto é destinado à República Dominicana. Temos de fechar a torneira, o que significa impedir que mais plástico chegue ao oceano. Em suma, a empresa, na sua página, descreve com grande detalhe o dispositivo. Nesse sentido, podemos acompanhar o que poderá vir a ser “um grande projeto”, isto se o ser humano não cuidar de mudar os hábitos.

Fonte: https://pplware.sapo.pt/