CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas CHIMP-MAN-ZEE juntam genes HUMANOS em cérebros de macacos para torná-los maiores em um experimento no estilo do planeta dos macacos

cienmaca topo19/11/2020 - Os cientistas usaram os fetos de saguis comuns no experimento. CIENTISTAS aumentaram os cérebros de macacos ao combiná-los com genes humanos em um experimento que lembra o planeta dos macacos. Os especialistas pegaram o gene conhecido como ARHGAP11B - que direciona as células-tronco no cérebro humano - e o colocaram no cérebro de saguis comuns. O experimento resultou em fetos de macaco com cérebros maiores, mais avançados e mais humanos, de acordo com o estudo publicado na Science.

Os cientistas, entretanto, optaram por abortar o feto devido a possíveis "consequências imprevistas". Ele ecoa o enredo da série de filmes Planeta dos Macacos, em que uma nova raça de primatas inteligentes geneticamente modificados toma conta da Terra. A humanidade realiza experimentos com macacos para torná-los mais inteligentes, mas a sociedade humana para eles entra em colapso quando as criaturas se levantam contra eles. Os humanos são então deixados vivendo em uma sociedade primitiva e tribal que é caçada e enjaulada pelas próprias criaturas que ajudaram a criar.

Leia também - O Multiverso: 1895 – 2012. Descanse em paz

cienmaca3
Cientistas divulgaram fotos de um cérebro normal de sagui

O Instituto Planck de Biologia Celular Molecular e Genética na Alemanha e o Instituto Central de Animais Experimentais no Japão realizaram os novos experimentos. Os cientistas disseram que os macacos de teste ficaram com neocórtex maiores - a área do cérebro ligada a funções como cognição e linguagem. É a parte mais recente do cérebro a evoluir e é um dos elementos-chave que tornam os humanos únicos. Fotos publicadas pelos cientistas mostram uma comparação entre o cérebro de um macaco normal e o ingurgitado após ser bombeado com ARHGAP11B.

cienmaca4
E os resultados ingurgitados após a introdução do gene humano

Pode-se observar que o cérebro modificado do macaco quase dobrou de tamanho por volta dos 101 dias de gestação. Descobriu-se também que cérebros de macacos desenvolveram "dobras" ou "rugas" que permitem que um cérebro maior se encaixe no espaço restrito do crânio. O autor do estudo, Michael Heide, disse: "Descobrimos de fato que o neocórtex do cérebro do sagui comum foi aumentado e a superfície do cérebro dobrada." Cientistas disseram que o estudo mostra que ARHGAP11B pode ter causado a expansão do cérebro na evolução humana.

Experimentos anteriores em ratos mostraram resultados semelhantes e levaram à teoria de que o gene era a chave para os cérebros maiores dos humanos. Outros estudos também descobriram que ARHGAP11B continha uma sequência de 47 aminoácidos exclusiva dos humanos. Acredita-se que o gene começou a aumentar o cérebro humano em algum lugar entre 1,5 milhão e 500.000 anos atrás. O neocórtex dos humanos é cerca de três vezes maior do que o de nosso parente evolucionário mais próximo, o chimpanzé.

Leia também - 8 Alucinógenos que Alteram a Mente Humana

cienmaca5
"Dobras" semelhantes às humanas começaram a desenvolver o cérebro do macaco

Os cérebros de macacos foram cultivados no Japão e antes de serem exportados para a Alemanha para pesquisas. O co-autor do estudo, Wieland Huttner, disse: "Limitamos nossas análises a fetos de sagui, porque previmos que a expressão desse gene específico para humanos afetaria o desenvolvimento do neocórtex no sagui.

"À luz das possíveis consequências imprevisíveis com relação à função cerebral pós-natal, consideramos um pré-requisito - e obrigatório do ponto de vista ético - determinar primeiro os efeitos do ARHGAP11B no desenvolvimento do neocórtex do sagui fetal." Isso acontece depois que surgiu o vídeo de um macaco andando de bicicleta tentando sequestrar uma criança nas ruas da Indonésia.

Fonte: https://www.the-sun.com/