CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Questionamentos sobre a eficácia e segurança das máscara: um resumo da ciência

mascus106/07/2020 - No momento em que este livro foi escrito, há um aumento recente no uso generalizado pelo público de máscaras faciais quando em locais públicos, incluindo por longos períodos de tempo, nos Estados Unidos, bem como em outros países. O público foi instruído pela mídia e seus governos de que o uso de máscaras, mesmo que não esteja doente, pode evitar que outras pessoas sejam infectadas com SARS-CoV-2, o agente infeccioso do COVID-19.

Uma revisão da literatura médica revisada por pares examina os impactos na saúde humana, tanto imunológicos quanto fisiológicos. O objetivo deste artigo é examinar os dados relativos à eficácia das máscaras faciais, bem como os dados de segurança. A razão pela qual ambos são examinados em um artigo é que para o público em geral como um todo, assim como para cada indivíduo, uma análise de risco-benefício é necessária para orientar as decisões sobre se e quando usar uma máscara.

As máscaras são eficazes na prevenção da transmissão de patógenos respiratórios?

Nesta meta-análise, as máscaras faciais não tiveram nenhum efeito detectável contra a transmissão de infecções virais. (1) Foi encontrado: “Em comparação com a ausência de máscaras, não houve redução de casos de doenças semelhantes à influenza ou influenza para máscaras na população em geral, nem em profissionais de saúde.”

Esta meta-análise de 2020 descobriu que as evidências de ensaios clínicos randomizados de máscaras faciais não apóiam um efeito substancial na transmissão da influenza confirmada em laboratório, seja quando usada por pessoas infectadas (controle da fonte) ou por pessoas na comunidade em geral para reduzir sua suscetibilidade . (2)

Leia também - Pulseira que lança bolas de fogo e relógio que dispara raios laser

Outra revisão recente descobriu que as máscaras não tiveram nenhum efeito específico contra a Covid-19, embora o uso da máscara facial pareça estar ligado a, em 3 dos 31 estudos, uma chance “muito pequena” de desenvolver doenças semelhantes à influenza. (3)

Este estudo de 2019 com 2.862 participantes mostrou que tanto os respiradores N95 quanto as máscaras cirúrgicas “não resultaram em diferença significativa na incidência de influenza confirmada em laboratório” (4).

Esta meta-análise de 2016 descobriu que tanto os ensaios clínicos randomizados quanto os estudos observacionais de respiradores N95 e máscaras cirúrgicas usadas por profissionais de saúde não mostraram benefícios contra a transmissão de infecções respiratórias agudas. Também foi descoberto que a transmissão de infecção respiratória aguda "pode ​​ter ocorrido por meio da contaminação do equipamento de proteção respiratória fornecido durante o armazenamento e reutilização de máscaras e respiradores ao longo do dia de trabalho." (5)

Uma meta-análise de 2011 de 17 estudos sobre máscaras e efeito na transmissão da influenza descobriu que “nenhum dos estudos estabeleceu uma relação conclusiva entre o uso de máscara / respirador e proteção contra a infecção por influenza”. (6) No entanto, os autores especularam que a eficácia das máscaras pode estar ligada ao uso precoce, consistente e correto.

O uso de máscara facial também não protege contra o resfriado comum, em comparação com controles sem máscara facial entre profissionais de saúde. (7)

Fluxo de ar em torno das máscaras

Presume-se que as máscaras sejam eficazes na obstrução do avanço das partículas virais. Considerando aqueles posicionados ao lado ou atrás de um usuário da máscara, tem havido transmissão mais longe de partículas de fluido carregadas de vírus de indivíduos mascarados do que de indivíduos não mascarados, por meio de "vários jatos de vazamento, incluindo jatos intensos para trás e para baixo que podem apresentar riscos graves, ”E um“ jato de vazamento potencialmente perigoso de até vários metros ”. (8) Todas as máscaras foram pensadas para reduzir o fluxo de ar para frente em 90% ou mais com o uso de nenhuma máscara. No entanto, a imagem de Schlieren mostrou que tanto as máscaras cirúrgicas quanto as máscaras de pano tinham jatos na sobrancelha mais distantes (fluxo de ar não filtrado para cima passando pelas sobrancelhas) do que não usar nenhuma máscara, 182 mm e 203 mm, respectivamente, vs nenhum discernível sem máscara. Verificou-se que o fluxo de ar não filtrado para trás é forte com todas as máscaras em comparação com o não mascaramento.

Tanto para as máscaras N95 quanto para as cirúrgicas, verificou-se que as partículas expelidas de 0,03 a 1 mícron foram desviadas ao redor das bordas de cada máscara e que houve penetração mensurável de partículas através do filtro de cada máscara. (9)

Penetração através de máscaras

Um estudo de 44 marcas de máscara encontrou uma penetração média de 35,6% (+ 34,7%). A maioria das máscaras médicas tinha mais de 20% de penetração, enquanto "máscaras gerais e lenços não tinham função de proteção em termos de eficiência de filtragem de aerossol". O estudo descobriu que “máscaras médicas, máscaras gerais e lenços fornecem pouca proteção contra aerossóis respiratórios”. (10)

Pode ser útil lembrar que um aerossol é uma suspensão coloidal de partículas líquidas ou sólidas em um gás. Na respiração, o aerossol relevante é a suspensão de partículas bacterianas ou virais no ar inalado ou exalado.

Em outro estudo, a penetração das máscaras de tecido por partículas foi de quase 97% e as máscaras médicas de 44%. (11)

Respiradores N95

mascus2

Honeywell é um fabricante de respiradores N95. Eles são feitos com um filtro de 0,3 mícron. (12) Os respiradores N95 são assim chamados, pois 95% das partículas com diâmetro de 0,3 mícrons são filtradas pela máscara à frente do usuário, por meio de um mecanismo eletrostático. Os coronavírus têm aproximadamente 0,125 mícrons de diâmetro.

Esta meta-análise descobriu que os respiradores N95 não fornecem proteção superior às máscaras faciais contra infecções virais ou infecções semelhantes à influenza. (13) Este estudo encontrou proteção superior por respiradores N95 quando eles foram testados em comparação com máscaras cirúrgicas. (14)

Este estudo descobriu que 624 de 714 pessoas usando máscaras N95 deixaram lacunas visíveis ao colocar suas próprias máscaras. (15)

Máscaras cirúrgicas

mascus3

Este estudo descobriu que as máscaras cirúrgicas não ofereciam proteção alguma contra a gripe. (16) Outro estudo descobriu que as máscaras cirúrgicas tinham cerca de 85% de taxa de penetração de partículas de influenza inativadas em aerossol e cerca de 90% de bactérias Staphylococcus aureus, embora as partículas de S aureus tivessem cerca de 6x o diâmetro das partículas de influenza. (17)

Em um estudo de 3.088 cirurgias, constatou-se que o uso de máscaras em cirurgia aumenta ligeiramente a incidência de infecção em relação ao não mascaramento. (18) As máscaras dos cirurgiões foram consideradas sem efeito protetor para os pacientes.

Outros estudos não encontraram nenhuma diferença nas taxas de infecção da ferida com e sem máscaras cirúrgicas. (19) (20)

Leia também - Pulseira que lança bolas de fogo e relógio que dispara raios laser

Este estudo descobriu que “há uma falta de evidências substanciais para apoiar as alegações de que as máscaras protegem o paciente ou o cirurgião de contaminação infecciosa”. (21)

Este estudo descobriu que as máscaras médicas têm uma ampla faixa de eficiência de filtragem, com a maioria mostrando uma eficiência de 30% a 50%. (22)

Especificamente, as máscaras cirúrgicas são eficazes para interromper a transmissão humana de coronavírus? Os grupos experimental e controle, mascarados e não mascarados, respectivamente, foram considerados "não liberam vírus detectáveis ​​em gotículas respiratórias ou aerossóis". (23) Nesse estudo, eles “não confirmaram a infecciosidade do coronavírus” encontrada no ar exalado.

Um estudo de penetração de aerossol mostrou que duas das cinco máscaras cirúrgicas estudadas tinham 51% a 89% de penetração de aerossóis polidispersos. (24)

Em outro estudo, que observou indivíduos enquanto tossiam, “nem as máscaras cirúrgicas nem as de algodão filtraram eficazmente o SARS-CoV-2 durante a tosse de pacientes infectados”. E mais partículas virais foram encontradas no exterior do que no interior das máscaras testadas. (25)

Máscaras de pano

mascus4

As máscaras de pano têm baixa eficiência para bloquear partículas de 0,3 mícron e menores. A penetração do aerossol através das várias máscaras de tecido examinadas neste estudo foi entre 74 e 90%. Da mesma forma, a eficiência de filtração dos materiais de tecido foi de 3% a 33% (26)

Os profissionais de saúde que usam máscaras de pano têm 13 vezes mais risco de doenças semelhantes à gripe do que aqueles que usam máscaras médicas. (27)

Esta análise de 1920 do uso de máscara de tecido durante a pandemia de 1918 examina o fracasso das máscaras para impedir ou interromper a transmissão da gripe naquela época e concluiu que o número de camadas de tecido necessárias para prevenir a penetração do patógeno teria exigido um número sufocante de camadas, e não poderia ser usado por esse motivo, bem como o problema de aberturas de vazamento em torno das bordas das máscaras de tecido. (28)

Máscaras contra Covid-19

O editorial do New England Journal of Medicine sobre o tema do uso de máscara versus Covid-19 avalia a questão da seguinte forma:

“Sabemos que usar máscara fora de instalações de saúde oferece pouca ou nenhuma proteção contra infecções. As autoridades de saúde pública definem uma exposição significativa ao Covid-19 como o contato face a face a menos de 2 metros de um paciente com Covid-19 sintomático que é sustentado por pelo menos alguns minutos (e alguns dizem que mais de 10 minutos ou até 20 minutos ) A chance de capturar Covid-19 em uma interação passageira em um espaço público é, portanto, mínima. Em muitos casos, o desejo de mascaramento generalizado é uma reação reflexa à ansiedade sobre a pandemia. ” (29)

As máscaras são seguras?

Durante uma caminhada ou outro exercício

Os usuários de máscara cirúrgica aumentaram significativamente a dispneia após uma caminhada de 6 minutos do que os não usuários de máscara. (30)

Os pesquisadores estão preocupados com a possível carga das máscaras faciais durante a atividade física nos sistemas pulmonar, circulatório e imunológico, devido à redução do oxigênio e do aprisionamento de ar, reduzindo a troca substancial de dióxido de carbono. Como resultado da hipercapnia, pode haver sobrecarga cardíaca, sobrecarga renal e uma mudança para acidose metabólica. (31)

Riscos de respiradores N95

As trabalhadoras de saúde grávidas tiveram uma perda de volume de consumo de oxigênio de 13,8% em comparação com os controles quando usavam respiradores N95. 17,7% menos dióxido de carbono foi exalado. (32) Pacientes com doença renal em estágio terminal foram estudados durante o uso de respiradores N95. A pressão parcial de oxigênio (PaO2) diminuiu significativamente em comparação com os controles e aumentou os efeitos adversos respiratórios. (33) 19% dos pacientes desenvolveram vários graus de hipoxemia durante o uso das máscaras.

Os respiradores N95 dos profissionais de saúde foram medidos por amostradores pessoais de bioaerossol para abrigar o vírus da gripe. (34) E 25% dos respiradores com máscara facial dos profissionais de saúde continham influenza em um departamento de emergência durante a temporada de gripe de 2015. (35)

Riscos de máscaras cirúrgicas

As máscaras cirúrgicas dos profissionais de saúde também foram medidas por amostradores pessoais de bioaerossol para abrigar o vírus da gripe. (36)

Vários patógenos respiratórios foram encontrados na superfície externa de máscaras médicas usadas, o que pode resultar em autocontaminação. O risco foi encontrado para ser maior com maior duração do uso da máscara. (37)

Máscaras cirúrgicas também foram consideradas um repositório de contaminação bacteriana. A fonte da bactéria foi determinada como sendo a superfície do corpo dos cirurgiões, e não o ambiente da sala de cirurgia. (38) Visto que os cirurgiões usam batas da cabeça aos pés para a cirurgia, esse achado deve ser especialmente preocupante para leigos que usam máscara. Sem a vestimenta protetora dos cirurgiões, os leigos geralmente têm ainda mais superfície corporal exposta para servir como uma fonte para as bactérias se acumularem em suas máscaras.

Riscos de máscaras de pano

Os profissionais de saúde que usam máscaras de pano tiveram taxas significativamente mais altas de doenças semelhantes à influenza após quatro semanas de uso contínuo no trabalho, quando comparados aos controles. (39)

O aumento da taxa de infecção em usuários de máscara pode ser devido ao enfraquecimento da função imunológica durante o uso da máscara. Descobriu-se que os cirurgiões apresentam menor saturação de oxigênio após as cirurgias, mesmo em apenas 30 minutos. (40) O baixo nível de oxigênio induz fator 1 alfa induzível por hipóxia (HIF-1). (41) Isso, por sua vez, desregula as células T CD4 +. As células T CD4 +, por sua vez, são necessárias para a imunidade viral. (42)

Pesando riscos e benefícios do uso de máscara


No verão de 2020, os Estados Unidos estão experimentando uma onda de uso de máscaras popular, que é frequentemente promovido pela mídia, líderes políticos e celebridades. Máscaras de tecido e máscaras cirúrgicas ou máscaras N95 feitas em casa e compradas em lojas estão sendo usadas pelo público, especialmente ao entrar em lojas e outros edifícios acessíveis ao público. Às vezes, bandanas ou lenços são usados. O uso de máscaras faciais, sejam de tecido, cirúrgicas ou N95, cria um obstáculo insuficiente aos patógenos aerossolizados, como podemos ver nas metanálises e em outros estudos deste artigo, permitindo a transmissão de patógenos aerossolizados para outros em várias direções, também como autocontaminação.

Deve-se considerar também que as máscaras impedem o volume de entrada de ar necessário para a troca adequada de oxigênio, o que resulta em efeitos fisiológicos observados que podem ser indesejáveis. Mesmo caminhadas de 6 minutos, sem falar em atividades mais extenuantes, resultavam em dispneia. O volume de oxigênio desobstruído em uma respiração típica é de cerca de 100 ml, usado para processos fisiológicos normais. 100 ml de O2 excede em muito o volume de um patógeno necessário para a transmissão.

Os dados anteriores mostram que as máscaras servem mais como instrumentos de obstrução da respiração normal do que como barreiras eficazes aos patógenos. Portanto, as máscaras não devem ser usadas pelo público em geral, seja por adultos ou crianças, e suas limitações como profilaxia contra patógenos também devem ser consideradas em ambientes médicos.

máscaras, eficazes, seguras, ciência, escrito, generalizado, públicos, agente infeccioso, imunológicos, prevenção, patógenos respiratórios, infecções, respiradores N95, repiratórias, influenza, coronavírus, controle, mascaados, gotículas, máscaras de pano, partículas, transmissão, camadas, tecido, proteção, paciente, espaço público, dados, mídia, máscaras cirúrgicas, processos fisiológicos, profilaxia

 Leia também - 14 informações curiosas sobre os exames de DNA

1 T Jefferson, M. Jones, et al. Intervenções físicas para interromper ou reduzir a propagação de vírus respiratórios. MedRxiv. 7 de abril de 2020.

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.30.20047217v2

2 J Xiao, E Shiu, et al. Medidas não farmacêuticas para a pandemia de influenza em ambientes não relacionados à saúde - medidas de proteção pessoal e ambientais. Centros de Controle de Doenças. 26 (5); 2020 maio.

https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/26/5/19-0994_article

3 J Brainard, N Jones, et al. Máscaras faciais e barreiras semelhantes para prevenir doenças respiratórias, como COVID19: Uma revisão sistemática rápida. MedRxiv. 2020, 1º de abril.

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.01.20049528v1.full.pdf

4 L Radonovich M. Simberkoff, et al. Respiradores N95 vs máscaras médicas para prevenir a gripe entre profissionais de saúde: um ensaio clínico randomizado. JAMA. 3 de setembro de 2019. 322 (9): 824-833.

https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2749214

5 J Smith, C MacDougall. CMAJ. 17 de maio de 2016. 188 (8); 567-574.

https://www.cmaj.ca/content/188/8/567

6 F bin-Reza, V Lopez, et al. O uso de máscaras e respiradores para prevenir a transmissão da influenza: uma revisão sistemática das evidências científicas. Julho de 2012; 6 (4): 257-267.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5779801/

7 J Jacobs, S Ohde, et al. Uso de máscaras cirúrgicas para reduzir a incidência de resfriado comum entre profissionais de saúde no Japão: um ensaio clínico randomizado. Am J Infect Control. Junho de 2009; 37 (5): 417-419.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19216002/

8 M Viola, B. Peterson, et al. Coberturas faciais, dispersão de aerossol e mitigação do risco de transmissão de vírus.

https://arxiv.org/abs/2005.10720, https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2005/2005.10720.pdf

9 S Grinshpun, H Haruta, et al. Desempenho de um respirador particular com filtro N95 e uma máscara cirúrgica durante a respiração humana: duas vias para a penetração de partículas. J Occup Env Hygiene. 2009; 6 (10): 593-603.

https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/15459620903120086

10 H Jung, J Kim, et al. Comparação da eficiência de filtração e queda de pressão em máscaras de areia anti-amarelo, máscaras de quarentena, máscaras médicas, máscaras gerais e lenços. Aerosol Air Qual Res. 14 de junho de 2013: 991-1002.

https://aaqr.org/articles/aaqr-13-06-oa-0201.pdf

11 C MacIntyre, H Seale, et al. Um estudo randomizado de cluster de máscaras de pano em comparação com máscaras médicas em profissionais de saúde. BMJ Open. 2015; 5 (4)

https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577.long

12 máscaras N95 explicadas. https://www.honeywell.com/en-us/newsroom/news/2020/03/n95-masks-explained

13 V Offeddu, C Yung, et al. Eficácia de máscaras e respiradores contra infecções em profissionais de saúde: uma revisão sistemática e meta-análise. Clin Inf Dis. 65 (11), 1 de dezembro de 2017; 1934-1942.

https://academic.oup.com/cid/article/65/11/1934/4068747

14 C MacIntyre, Q Wang, et al. Um ensaio clínico randomizado agrupado comparando respiradores N95 testados e não testados com máscaras médicas para prevenir a infecção por vírus respiratório em profissionais de saúde. Influenza J. 2010, 3 de dezembro.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1750-2659.2011.00198.x?fbclid=IwAR3kRYVYDKb0aR-su9_me9_vY6a8KVR4HZ17J2A_80f_fXUABRQdhQlc8Wo

15 M Walker. Estudo lança dúvidas sobre as máscaras N95 para o público. MedPage hoje. 20 de maio de 2020.

https://www.medpagetoday.com/infectiousdisease/publichealth/86601

16 C MacIntyre, Q Wang, et al. Um ensaio clínico randomizado agrupado comparando respiradores N95 testados e não testados com máscaras médicas para prevenir a infecção por vírus respiratório em profissionais de saúde. Influenza J. 2010, 3 de dezembro.

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1750-2659.2011.00198.x?fbclid=IwAR3kRYVYDKb0aR-su9_me9_vY6a8KVR4HZ17J2A_80f_fXUABRQdhQlc8Wo

17 N Shimasaki, A. Okaue, et al. Comparação da eficiência do filtro de tecidos não tecidos médicos com três aerossóis de micróbios diferentes. Biocontrol Sci. 2018; 23 (2). 61-69.

https://www.jstage.jst.go.jp/article/bio/23/2/23_61/_pdf/-char/en

18 T Tunevall. Infecções de feridas pós-operatórias e máscaras faciais cirúrgicas: um estudo controlado. World J Surg. Maio de 1991; 15: 383-387.

https://link.springer.com/article/10.1007%2FBF01658736

19 N Orr. É necessária máscara na sala de cirurgia? Ann Royal Coll Surg Eng 1981: 63: 390-392.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2493952/pdf/annrcse01509-0009.pdf

20 N Mitchell, S Hunt. Máscaras cirúrgicas em salas de operação modernas - um ritual caro e desnecessário? J Hosp Infection. 18 (3); 1 de julho de 1991, 239-242.

https://www.journalofhospitalinfection.com/article/0195-6701(91)90148-2/pdf

21 C DaZhou, P Sivathondan, et al. Desvendando os cirurgiões: a base de evidências do uso de máscaras faciais em cirurgia. JR Soc Med. Junho de 2015; 108 (6): 223-228.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4480558/

22 L. Brosseau, M Sietsema. Comentário: Máscaras para todos para Covid-19 não baseadas em dados de som. U Minn Ctr Inf Dis Res Pol. 2020, 1º de abril.

23 N Leung, D Chu, et al. Vírus respiratório exalado e eficácia das máscaras faciais Nature Research. 7 de março de 2020. 26.676-680 (2020).

https://www.researchsquare.com/article/rs-16836/v1

24 S Rengasamy, B Eimer, et al. Proteção respiratória simples - avaliação do desempenho de filtração de máscaras de tecido e materiais de tecido comuns contra partículas de tamanho de 20-1000 nm. Ann Occup Hyg. Outubro de 2010; 54 (7): 789-798.

https://academic.oup.com/annweh/article/54/7/789/202744

25 S Bae, M. Kim, et al. Eficácia das máscaras cirúrgicas e de algodão no bloqueio da SARS-CoV-2: uma comparação controlada em 4 pacientes. Ann Int Med. 6 de abril de 2020.

https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M20-1342

26 S Rengasamy, B Eimer, et al. Proteção respiratória simples - avaliação do desempenho de filtração de máscaras de tecido e materiais de tecido comuns contra partículas de tamanho de 20-1000 nm. Ann Occup Hyg. Outubro de 2010; 54 (7): 789-798.

https://academic.oup.com/annweh/article/54/7/789/202744

27 C MacIntyre, H Seale, et al. Um estudo randomizado de cluster de máscaras de pano em comparação com máscaras médicas em profissionais de saúde. BMJ Open. 2015; 5 (4)

https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577.long

28 W Kellogg. Um estudo experimental da eficácia das máscaras faciais de gaze. Am J Pub Health. 1920. 34-42.

https://ajph.aphapublications.org/doi/pdf/10.2105/AJPH.10.1.34

29 M Klompas, C Morris, et al. Mascaramento universal em hospitais na era Covid-19. N Eng J Med. 2020; 382 e63.

https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2006372

30 E Person, C. Lemercier et al. Efeito de uma máscara cirúrgica em seis minutos de caminhada. Rev Mal Respir. Março de 2018; 35 (3): 264-268.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29395560/

31 B Chandrasekaran, S Fernandes. Exercício com máscara facial; estamos lidando com uma espada do diabo - uma hipótese fisiológica. Med Hypothese. 22 de junho de 2020. 144: 110002.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32590322/

32 P Shuang Ye Tong, A Sugam Kale, et al. Consequências respiratórias do uso da máscara do tipo N95 em profissionais de saúde grávidas - Um estudo clínico controlado. Antimicrob Resist Infect Control. 16 de novembro de 2015; 4:48.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26579222/

33 T Kao, K. Huang, et al. O impacto fisiológico de usar uma máscara N95 durante a hemodiálise como uma precaução contra a SARS em pacientes com doença renal em estágio terminal. J Formos Med Assoc. Agosto de 2004; 103 (8): 624-628.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15340662/

34 F Blachere, W. Lindsley et al. Avaliação da exposição ao vírus influenza e recuperação de máscaras cirúrgicas contaminadas e respiradores N95. Métodos J Viro. Outubro de 2018; 260: 98-106.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30029810/

35 A Rule, O Apau, et al. Exposição de profissionais de saúde em um departamento de emergência durante a temporada de influenza. PLoS One. 31 de agosto de 2018; 13 (8): e0203223.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30169507/

36 F Blachere, W. Lindsley et al. Avaliação da exposição ao vírus influenza e recuperação de máscaras cirúrgicas contaminadas e respiradores N95. Métodos J Viro. Outubro de 2018; 260: 98-106.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30029810/

37 A Chughtai, S. Stelzer-Braid, et al. Contaminação por vírus respiratórios em nossa superfície de máscaras médicas usadas por profissionais de saúde em hospitais. BMC Infect Dis. 3 de junho de 2019; 19 (1): 491.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31159777/

38 L Zhiqing, C Yongyun, et al. J Orthop Translat. 27 de junho de 2018; 14: 57-62.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30035033/

39 C MacIntyre, H Seale, et al. Um estudo randomizado de cluster de máscaras de pano em comparação com máscaras médicas em profissionais de saúde. BMJ Open. 2015; 5 (4)

https://bmjopen.bmj.com/content/5/4/e006577

40 A Beder, U Buyukkocak, et al. Relatório preliminar sobre desoxigenação induzida por máscara cirúrgica durante cirurgia de grande porte. Neurocirugia. 2008; 19: 121-126.

http://scielo.isciii.es/pdf/neuro/v19n2/3.pdf

41 D Lukashev, B. Klebanov, et al. Vanguarda: O fator 1-alfa indutível por hipóxia e sua isoforma curta induzível por ativação regulam negativamente as funções dos linfócitos T CD4 + e CD8 +. J Immunol. 15 de outubro de 2006; 177 (8) 4962-4965.

https://www.jimmunol.org/content/177/8/4962

42 A Sant, A McMichael. Revelando o papel das células T CD4 + na imunidade viral. J Exper Med. 30 de junho de 2012; 209 (8): 1391-1395.

https://europepmc.org/article/PMC/3420330

Fonte: https://www.primarydoctor.org/